Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Uma nova cara para o blogue da C.P.F.G.




Quem acessa o meu perfil aqui neste site muitas vezes pergunta por que tenho tantos blogues? Respondo que, na verdade,sou dono apenas de um que é este no qual estou escrevendo o presente texto. Porém, colaboro com outros três espaços de postagem coletiva, a saber: 




Há seis anos atrás, sendo administrador apenas do meu próprio blogue, conheci a C.P.F.G. numa época em que a blogosfera brasileira ainda bombava de artigos e comentários. O falecido Orkut estava murchando e o Facebook ainda não havia dominado geral. Também não existia essa moda do WhatsApp nos celulares que hoje prendem quase toda a população do país num ambiente virtual pouco convidativo para o exercício do pensamento (exceto se for pela escuta de áudios) e que não preserva os artigos para futuras consultas.

Entretanto, a C.P.F.G. tinha uma característica temática bem diferente da atualidade. Os debates giravam mais em torno de ideias teológicas bem questionadoras. Discutia-se muito sobre fé, crenças, Bíblia, ateísmo, cristianismo, judaísmo, espiritualidade, pentecostalismo e muita coisa relacionada à religião. Mas também se falava com frequência na psicanálise, sexualidade, valores morais e filosofia.

Naquele ano de 2010, cheguei a comentar algumas postagens da C.P.F.G. a fim de expor alguns dos meus pontos de vista dentro dos temas teológicos. Tais opiniões, embora fossem conservadoras para os ateus do grupo também contrariavam as mentes fundamentalistas do cristianismo. E, movido pela sede de conhecimento nessa área, debrucei-me nos acalorados debates vindo logo a me tornar um novo colaborador do blogue.

O tempo passou, a blogosfera brasileira de um modo geral esfriou e muitos dos fundadores da C.P.F.G. já não se mantinham tão ativos. As postagens e os comentários foram diminuindo cada vez mais até que, em 2015, o número de textos naquele ano não chegou nem à metade do que havia sido um quinquênio antes. Os esforços para ressuscitar o antigo ponto de encontro dos pensadores desengaiolados não surtiam mais efeito.

Ora, a própria galera da C.P.F.G. já estava se encontrando no Facebook e, mais recentemente, foi criado um grupo no WhatsApp pela iniciativa do confrade Edson Moura. Se um artigo interessante fosse postado lá, era nos sites de relacionamento que o debate se desenvolvia e não mais na blogosfera. Aliás, as pessoas no Brasil acabaram perdendo o costume de retribuir visitas nos blogues dos amigos.

Todavia, vi naquele espaço vazio uma oportunidade de postar textos meus e de terceiros sobre os mais diversos assuntos. E aí não nego que trouxe o blogue mais para o meu preferido campo de discussão - a política. Muitos dos textos publicados foram sobre o impeachment da Dilma, corrupção, eleições, reformas constitucionais, etc. Raramente eram comentados, mas tiveram uma boa visualização, diferente do que ainda ocorre em Portugal.

Foi justamente no feriado de Finados que eu e o confrade Eduardo Medeiros de Jesus decidimos dar uma nova cara à C.P.F.G., sendo que a ideia brotou enquanto nos comunicávamos via WhatsApp. E a sugestão dele foi mexer no layout a fim de tornar o espaço mais atrativo, com novas cores e maior visibilidade:

"Eu vou dar uma arejada na cara do blog, não suporto ver uma coisa que não muda por muito tempo. por isso já fiz não sei quantos blogue e já os deletei também....meu nome é mudança, meu nome é esquizofrenia....agora resolvi voltar outra vez para a blogosfera, quero falar principalmente dos livros que leio e compartilhar minhas leituras. http://desfileliterario.blogspot.com.br/"

Horas depois, quando voltei à C.P.F.G. para publicar o meu terceiro artigo do feriadão, notei que muita coisa da página já estava mudada. Além  das cores novas, Eduardo padronizou tanto a fonte das letras quanto o tamanho, tendo ainda melhorado os artigos "colados" com formatação da origem, os quais deixavam manchas brancas por baixo do texto. Ele escolheu a fonte verdana tamanho grande a fim de tornar o blogue mais confortável para o leitor:

"Destaques no texto que podem ser usados e por exemplo, as primeiras palavras em negritos, isso destaca o texto. Outra coisa que deixa o texto em blog cansativo e justificar. O melhor é deixar as linhas de textos da direita quebrados. Dá uma leveza ao texto. Textos do face colados direto no blog principalmente, ficam ruins. é preciso antes colar no word, desformatá-lo e depois sim colar no blog. Vou fazer também um novo cabeçalho, o que está lá já deu. Vê como está ficando e diz o que achou, se acha que  deve mudar alguma coisa."

Confesso que aprovei as mexidas do Eduardo sendo que ele teve uma ótima iniciativa. Eu, particularmente, considero-me meio preguiçoso para mudar a estética de algo (uso o mesmo corte e penteado de cabelo desde o final da infância), mas hei de concordar que, em certos momentos, vale a pena enfeitar por fora.

Com a nova aparência, eis que a C.P.F.G. recebeu logo a postagem de um antigo participante que andava sumido - o Levi Bronzeado. Publicando lá seu recente texto, ele fez um ótimo comentário sobre o livro do confrade Márcio Alves lançado este ano (clique AQUI para ler), o qual esper um dia ler.

Meu desejo e que tudo isso contribua para reanimar o ambiente dessa confraria virtual. Aliás, faço minhas suposições de que agora, com o uso do WhatsApp, mais internautas vão se evadir do Facebook e quem sabe repovoarem a blogosfera. É o que espero.

3 comentários:

  1. Rodrigo, boa iniciativa de divulgar o novo blogue da CPFG, que modéstia à parte, ficou bem melhor do que estava. Também me deu essa vontade de voltar a escrever em blog, por isso criei um outro blogue pessoal (os meus antigos tinha deletado) "desfile literário", para postar sobre o que mais gosto que são livros.

    Pretendo também voltar a escrever na confraria. Bom lembrar que temas teológicos ou sobre espiritualidade seriam bem vindo, já que muitos dos seguidores do blog são de alguma vertente religiosa.

    É isso aí, renovar e continuar disseminando e reciclando ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edu,

      Incentivo o amigo a voltar a escrever e que possamos movimentar novamente a CPFG.

      Visitei seu blogue é estou divulgando-o na lista à esquerda

      Abraços e volte sempre.

      Excluir
    2. Caro Edu,

      Incentivo o amigo a voltar a escrever e que possamos movimentar novamente a CPFG.

      Visitei seu blogue é estou divulgando-o na lista à esquerda

      Abraços e volte sempre.

      Excluir