Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Depois do "Outubro Rosa", vem aí o "Novembro Azul"




Em meu artigo de 03/10, Viva o "Outubro Rosa"!, comentei sobre as campanhas de combate ao câncer de mama. Agora, porém, venho escrever sobre o Novembro Azul.

Para quem não sabe, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades neste mês e que é dirigida à sociedade, em especial ao público masculino com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Já no Brasil, o Novembro Azul foi introduzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (clique AQUI para acessar a pagina da campanha), com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014, a entidade realizou 2.200 ações em todo o Brasil, conseguindo ampla divulgação com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), a adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Apesar de não ser ainda tão popular quanto o Outubro Rosa, o Novembro Azul tornou-se bem aceito na sociedade brasileira, sendo muitas vezes um motivo de brincadeira entre os homens por menção ao exame de toque. Em várias cidades, o reconhecimento da campanha já virou até lei sendo que aqui, em Mangaratiba, o vereador Alan Bombeiro (PSDB) apresentou neste semestre um projeto com o objetivo de institui-la no Calendário Oficial do Município.

Iniciativas assim têm todo o meu apoio pois considero necessário os órgãos de saúde levarem ao público masculino informações relacionadas ao câncer de próstata e outras patologias. Nossos municípios precisam atuar na conscientização do homem quanto ao regular exame de próstata, o que, certamente, ajuda a diminuir certos preconceitos antigos e retrógrados.


OBS: Ilustração acima extraída de http://blog.jovempan.uol.com.br/radioatividade/2015/11/02/novembro-azul-cancer-de-prostata-tem-cura/

4 comentários:

  1. Tento apoiar todas as campanhas que tenham a ver com o cancer. Este mês será a vez azul/Homem. Cada vez existe maus o cancer da próstata...Todo o cuidado é pouco. Sabemos que a maioria dos Homens não fazem o exame por vergonha.
    Muito bom!

    Gostava de uma visita sua. Obrigada

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa.

      Primeiramente obrigado por sua leitura e comentários.

      Várias notícias já mostraram que os homens vão menos ao médico do que as mulheres e um dos resultados é que, no Brasil a diferença de expectativa média de vida da população masculina para a feminina foi de sete anos uns tempos atrás quando li a reportagem.

      Bom feriado pra você, querida.

      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, Ricardo!

    Estou "viva", ainda - risos. Espero k você se encontre bem e feliz, tb.

    Isso mesmo, Novembro Azul. Vocês já mereciam esse mês e essas ações há mto, pke a "ditadura" da próstata, hiperplasia benigna ou maligna dela, toca a todos vocês, mas a todos mesmo, nem um escapa (não fique assustado, pke homem é medricas, mesmo), e sobretudo após os 50 anos e por vezes, até antes. Nós, uma ou outra ainda vamos escapando ao cancro da mama, ah, mas vocês, a próstata não vos dá descanso.

    Se desconhecem ainda mtas das causas dessa enfermidade, mas a falta de higiene dos órgãos sexuais masculinos, sim, pke tomar um duche e deixar escorrer a água pela zona, isso não é nada, mas infelizmente, mtos homens desconhecem como devem fazer a higiene íntima e a masturbação em excesso são responsáveis, em parte, pela doença. estive há cerca de um mês numa ação de formação e esclarecimento sobre cancro da próstata, patologias associadas e sua prevenção. Foi mto útil, mas éramos mais mulheres k homens. Incrível, não é?

    Os municípios e o SUS precisam de ir por esse Brasil fora fazer ações de esclarecimento e proporcionar até educação, nesse campo, mas gratuitamente. Há pessoas no seu país k nunca foram ao médico e nem à cidade mais próxima. Em Portugal, tb os há, mas o SNS (Sistrema Nacional de Saúde) está chegando a todo o lugar, através dos municípios, k aqui, se chamam Juntas de Freguesia.

    Progresso e esclarecimento todos merecem!

    Um big abraço, "minino"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU.

      Faz mais ou menos uma década que os meios de comunicação daqui andam alertando as pessoas sobre a saúde do homem embora a grande maioria não se importa sempre com uma desculpa para não irem ao médico por razões preventivas. Ainda mais um urologista. É de fato uma cultura errada ou relaxamento, sendo certo que a falta de higiene de muitos homens contribui para o problema do câncer de próstata. Aliás, acho que são as esposas/companheiras que mais incentivam seus homens a irem ao médico e, por incrível que pareça, o público homossexual masculino parece que tem se cuidado melhor do que nós héteros.

      Quanto á masturbação, já li também o oposto, de que ela ajudaria a prevenir o câncer de próstata. Mas certamente tudo que é demais ou praticado com certa compulsão e violência pode ser prejudicial. Aliás, talvez por razões ainda culturais, homens se masturbam de mais e mulheres de menos.

      Aqui o SUS é totalmente gratuito embora a qualidade de muitos serviços seja ruim. Em algum,as regiões há mais disponibilidade de médicos enquanto em outras o governo precisou trazer profissionais estrangeiros, inclusive de Cuba, para prestarem atendimento. Pois enquanto em algumas cidades há unidades de saúde nos bairros (pelo menos para poder encaminhar o paciente para o exame de toque num local maior), há regiões brasileiras onde se viaja centenas de quilômetros para conseguir um atendimento médico especializado, fazer determinados exames, etc.

      Enfim, trata-se de um processo progressivo que se vivencia com avanços e recuos até uma sociedade se elevar. Mas cada ato feito no presente proporciona efeitos positivos amanhã.

      Obrigado pelos comentários e participe sempre que desejar.

      Forte abraço.

      Excluir