Páginas

domingo, 23 de junho de 2024

Uma breve oração do salmista diante de uma situação que lhe causava perturbação e angústia


 

"1 Apressa-te, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. 2 Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. 3 Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah! 4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. 5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas." (Salmo 70)


Quem é que não se sente ansioso diante das multidões de problemas que todos enfrentamos em nosso cotidiano?!


Não raramente, muitos de nós perde até o sono ao lidar com as suas preocupações (e insatisfações) com a vida, a ponto de passar uma noite inteira em claro. E admitir isso é algo que considero totalmente humano, o que não diminui em nada seja quem for.


Outro dia eu estava me sentindo ansioso e, com a indicação do "pastor" Google, fui ler o Salmo 70 citado acima que, com toda a sinceridade, me acalmou bem.


Se pesquisarmos acerca do contexto de Davi e de outros salmistas da Bíblia, veremos que os caras eram guerreiros, possuíam adversários que tentavam lhes tomar o reino, os bens, a liberdade e até a vida. Nos seus valores religiosos e culturais, cerca de mil anos antes de Jesus anunciar ao mundo o Evangelho da Paz, era aceitável o homem orar para que os seus inimigos fossem destruídos pelo auxílio de Deus, inclusive praguejando contra eles.


Não sabemos se o salmista estava sendo ameaçado por alguém, fugindo dos adversários ou se preparando para mais uma batalha contra os inimigos do seu povo. Certo é que ele se lança em Deus e faz isso com intensidade.


Certamente que uma vida com fé pode ajudar o ser humano a enfrentar melhor os desafios no sentido de organizar a mente e todo o seu interior para as batalhas que atingem o psicológico de cada um.


Nos dias de hoje, nossas guerras não ocorrem num campo aberto de batalha, ainda mais com uso de espadas, lanças ou flechas que são armas já ultrapassadas. Num contexto social de relações bem instáveis, enfrentamos situações que nos induzem ao medo, quer seja do desemprego, da falta de amparo social, das doenças graves, dos males que podem atingir as pessoas mais próximas pelas quais nos sentimos responsáveis, ou de outras perdas.


Contudo, independentemente da crença num Deus interventor das relações humanas, questão acerca da qual muitas das vezes me debato indagando sobre as crenças que são construídas, acho válido quando qualquer pessoa pede o auxílio divino em seu favor. Pois, mesmo que nada ocorra fora de nós, a oração tem o seu benéfico efeito para nos fortalecer interiormente diante das aflições.


Que a nossa semana seja de muitas vitórias nas batalhas enfrentadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário