Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2019

Lições da nossa ilustres visitante



No final de semana de Carnaval, eu e Núbia fomos agraciados com a visita de uma bela mariposa que escolheu justamente o nosso banheiro para passar as poucas horas de sua breve existência sobre a face da Terra.

Confesso que acho bem interessantes as reflexões feitas a partir da vida desses bichos que, numa fase inicial de suas trajetórias biológicas, são repugnantes lagartas sem nada capaz de nos atrair. Porém, depois de um processo de metamorfose, ganham asas e nos impressionam com suas belezas. 

Ora, nós humanos, da mesma maneira que os lepidópteros, também desejamos transpor barreiras, desenvolver capacidades e alcançar novos objetivos. Ansiamos por ir além dos nossos aprendizados.

Inegavelmente, a educação é esse processo da metamorfose que nos abre portas para as novas experiências e a mudança de vida. Cuida-se de um longo processo que requer do aprendiz dedicação permanente, interesse pelo que faz, foco, disciplina, abertura, atenção e honestidade consigo mesmo. Inclusive, para não cairmos nas armadilhas do auto-engano.

Numa era de conexões virtuais em redes sociais, distrações, apelos ao consumismo e agenda lotada de compromissos, temos muita dificuldade para entrar no casulo da reflexão. Fica difícil reservar um tempo para nós mesmos. Porém, se não atentarmos para isso, iremos continuar sendo eternas lagartas num mundo de ignorância.

Apesar de tudo, creio que sempre desejamos alçar o grande voo das nossas vidas sendo que isso precisa ser a verdadeira motivação para não ficarmos estagnados. E aí pouco importa o tempo que se passou pois continuamos tendo sempre o potencial de transcendência.

Ótima semana, meus amigos!

2 comentários:

  1. passando, lendo, e desejando um Carnaval de muitas brincadeiras
    .
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia.

      Obrigado por sua visita com comentários.

      Volte sempre que desejar!

      FELIZ CARNAVAL !!!!

      Excluir