Páginas

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

A todos um feliz Natal



Meus amigos, 

Chegamos a mais um Natal nesses nove anos de blogue e quarenta e dois da minha breve caminhada terrestre até aqui.

Nesses nove décimos de uma década, escrevi algumas vezes acerca desse período festivo como nos textos a seguir mencionados: O Natal e o nosso desencontro com a Vida (2010), Boas festas a todos! (2012), Pessoas que ficam deprimidas no Natal (2013), Encontre-se com Cristo na manjedoura! (2014), Que o seu Natal não seja triste!E se o nosso Natal durasse um pouquinho mais? (2016) e O Natal e a nossa cultura (2017). No Propostas para uma Mangaratiba melhor, página que criei para tratar mais especificamente de questões relativas ao município onde moro, publiquei o artigo Mangaratiba bem que poderia ter um Natal estendido! em 2013. Ou seja, isso virou quase uma tradição minha nos finais de dezembro, ainda que muitas das vezes questionando os próprios hábitos natalinos da nossa sociedade.

De fato, não sou de seguir tradições no sentido de preservá-las rigidamente, embora critique as coisas pré-estabelecidas sem muito radicalismo. Deste modo, busco também lhes dar um novo significado cultural em conformidade com as necessidades e anseios dos tempos atuais. 

Assim sendo, penso que, ao invés de alguém romper com as comemorações do Natal, tal pessoa pode fazer da ocasião uma oportunidade para levar as demais a refletir nos aspectos ético, social e político. É o que fez em o autor Roberto Malvezzi, em seu excelente texto O Natal dos Brasileiros, o qual tive o prazer de reproduzir no blogue da Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola, do qual sou um dos colaboradores.

Todavia, não preparei nenhuma grande reflexão de minha lavra para 2018, a não ser umas pesquisas que fiz na internet sobre curiosidades relacionadas ao Natal já compartilhadas horas atrás no site de relacionamentos Facebook. Uma delas foi sobre a origem da "árvore" de plástico que muitas famílias armam todos os anos, imitando o pinheirinho alemão:

"Há várias versões sobre a procedência da árvore de Natal e a maioria delas indica a Alemanha como seu país de origem. Uma das mais aceitas atribui a novidade ao reformador Martinho Lutero que viveu no século XVI. Ele teria montado um pinheiro enfeitado com velas em sua casa a fim de mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. Já uma outra versão atribui a criação da tradição ao anglo-saxão Vilfrido em épocas mais remotas. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta de significado religioso.
Todavia, a tradição de relacionar árvores a divindidades vem da mitologia grega. As plantas, para o gregos, intermediavam o céu e a terra e simbolizavam a evolução e a elevação do homem. O carvalho homenageava Zeus; a oliveira, a deusa Atena; e a videira, o deus Dionísio.
Já na Roma antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, a qual coincidia com o nosso Natal. E talvez, por isso, na Europa, durante o século XII, havia a tradição de se pendurar um pinheiro no teto das casas, de ponta-cabeça, como um símbolo da fé cristã.
De qualquer modo, foram os ingleses que popularizaram a árvore de Natal. Eles tomaram contato com a tradição por volta de 1850, quando o príncipe Albert casou-se com a rainha Vitória. Foi quando a monarca começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight e a população passou a imitá-los." - Clique AQUI para acompanhar a postagem

Já a outra pesquisa feita foi sobre a bicentenária música natalina Noite Feliz, nascida na Áustria, em 1818. Conforme, postei nas redes sociais, ela teria surgido da seguinte maneira: 

"O padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo órgão da igreja. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido a noite em Belém, fez anotações, e procurou o músico Franz Xaver Gruber para compor a melodia. Foi executada pela primeira vez na Missa do Galo daquele ano na paróquia de São Nicolau. Isto é, há exatos dois séculos."

E, quanto à versão brasileira da canção, esta também foi feita por um religioso austríaco — o frei Pedro Sinzig. Tendo ele se mudado para a cidade de Salvador, em 1893, naturalizou-se brasileiro cinco anos depois e se destacou como um grande incentivador da música religiosa no nosso país.

Pode-se dizer que hoje essa seria uma das mais populares músicas de Natal cantada frequentemente em eventos religiosos ou públicos, a exemplo desse coral a seguir filmado em Curitiba há quatro anos.


Nesse momento, estamos eu e Núbia em nossa residência descansando. Felizmente, o calorão iniciado na semana retrasada deu hoje uma trégua pois São Pedro nos mandou um presente através do Papai Noel que foram as chuvas. Estas caíram praticamente o dia todo, fazendo com que as temperaturas diminuíssem, apesar de estarmos com o ventilador de teto ligado e vestidos bem à vontade. Nada de roupa social...

Ótimo Natal a todos e boas festas!

13 comentários:

  1. Olá, Rodrigo (sabe k há aqui um bolo delicioso chamado D. Rodrigo)?

    Como você está? Mto melhor, eu sei, pke S. Pedro te mandou um presente: chuvinha e logo abaixamento da temperatura.

    9 anos de blog, já? parece k foi ontem. E 42 de idade. Nem parece! Sou mais velha k você, a little bit.

    Interessante seu post! Eu sabia já a história do pinheiro de natal, ou melhor, as histórias, mas acredito k a versão Martinho Lutero seja a mais verdadeira.

    Então, dias felizes, sempre e um bom 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, CEU

      Felizmente a temperatura por aqui melhorou no Natal e deve continuar assim pelo menos até amanhã.

      O tempo passa. Desde que comecei o blogue, já morei em três municípios e registrei aqui importantes fatos da minha vida e opiniões.

      Também acho que a versão Martinho Lutero tenha mais a ver com a realidade, embora já pudesse haver algum costume anterior quanto a árvore de Natal.

      Não imagino como seja o doce que leva meu nome. É feito de que? Tem chocolate?

      Obrigado pela visita e desejo um excelente 2019 pra voce.

      Boas festas

      Excluir
    2. Olá, Rodrigo!

      Que continue por aqui a chuvinha.
      O tempo passa, rapidamente, é verdade.

      Os bolos Dom Rodrigo são originários do sul de Portugal, mais concretamente, do Algarve. São feitos de fios de ovos, depois enriquecidos com canela e amêndoas. Já provei e são uma delícia, mas não levam na sua composição chocolate.

      Beijos e dias felizes.

      Excluir
    3. Oi, CEU

      Mesmo sem chocolate, parecem ser deliciosos e confesso nunca ter ouvido falar deles. Vou ver se procuro umas receitas na internet. Quem sabe a Núbia não se anima a fazer pra mim no aniversário? (rsrsrs)

      Tomara que a chuva continue e tenhamos um verão ameno. Principalmente depois que eu tornar ao trabalho daqui uns dez dias.

      Beijos e aproveite bem essa época que deve estar muito boa por aí. Ótimo pra comer esses doces.

      Excluir
    4. Oi, Rodrigo!

      Na internet há receitas, sim, desse bolo. Ontem, li uma.
      Estás fazendo anos, proximamente? Ah, Núbia se vai entusiasmar e vai fazer os Dom Rodrigo, que são bolos pequeninos, pra ti e podes comer uns 3 ou 4 para ficares saciado por um dia -rs. Cuidado com o abdómen -rs.

      Então, k o tempo aí seja a teu contento, já k aqui há dois ou três dias, que o sol não parece.

      Boa, que nada, menino! Frio até dizer chega. Doces não posso comer, pke a tendência é para ser diabética. Hoje fui buscar meus exames médicos, k fiz antes do natal, e meu coração estava pulando com receio da hemoglobina glicada, marcador, que tem a ver com a diabetes. Em Outubro, tinha 7,6 e o médico me disse k eu estava a um centímetro de entrar para a lista das pessoas diabéticas, embora, tipo II. Hoje, qdo abri o envelope, até tremi, pke queria saber o valor e não queria. Vi e então gritei YES, YES, YES não sei qtas vezes, pke o valor, atualmente é de 7,1. Desde 15 de novembro, k não ingiro nenhum doce, nem no natal. Em março de 2019 tenho consulta e o valor tem de descer pra 6,5. EU QUERO! EU CONSIGO!

      Bisous and happy days!

      Excluir
    5. Oi, CEU.

      Não sei se ela vai se animar em fazer, mas vontade não me falta de experimentar o doce.

      Diabete é uma doença que restringe muito a vida da gente na alimentação, porém, é ago que, em certas idades, torna-se superável. Minha mãe que fez .60 este ano, chegou a ter problemas há dois anos, mas superou. Agora a taxa de glicose dela está normal. Acredito que, no próximo exame estará muito bem. Ainda mais com essa força de vontade toda.

      Hoje o sol apareceu e está bem forte aqui. Felizmente com uma temperatura ainda boa.

      Obrigado mais uma vez pelos contatos.

      Ótimo final de semana pra você.

      Beijos

      Excluir
  2. Esperando que o Natal tenha sido muito feliz, espero também que o Ano de 2019 que se aproxima lhe traga muito amor, Saúde, ventura, e disposição para escrever

    Muitos parabéns pelos 9 anos de blogue. É mesmo para festejar.

    Continuação de boas festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silva.

      Obrigado pela visita e comentários.

      Desejo pra você um excelente 2019 e que seu Natal tenha sido muito feliz também.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Retificando: que continue por AÍ a chuvinha.

    ResponderExcluir
  4. Retificando: que o sol não APARECE

    ResponderExcluir