Páginas

domingo, 16 de setembro de 2018

Um erro comum dos governantes



Mesmo com as atenções do internauta brasileiro voltadas para as eleições, eis que, pelos jornais daqui, já repercutiu o mal estar causado entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e um jovem desempregado de 25 anos, ocorrido nos jardins do Palácio do Eliseu. Conforme li no portal de notícias do G1, este teria sido o diálogo:

"'Tenho 25 anos, enviei vários currículos e cartas de motivação, mas não deu em nada', disse o homem, que estava de visita ao Palácio do Eliseu no sábado, por ocasião das chamadas jornadas de patrimônio, ao presidente francês.

'O senhor gostaria de trabalhar em que setor', perguntou Macron. 'Horticultura', disse o desempregado.

Macron sugeriu a ele trocar de área. 'Se o senhor estiver disposto e motivado, na hotelaria, nos cafés e restaurantes, na construção civil: não há um lugar onde vou onde não me dizem que estão procurando pessoas. Nenhum! Hotéis, cafés, restaurantes: eu atravesso a rua, consigo um para o senhor!', afirmou o presidente, que apontou com um gesto para as ruas ao redor.

'Pessoalmente, isso não é um problema para mim. Mas eu entrego meu currículo, e eles jamais me ligam', retornou o homem.

Macron insistiu: 'Passe por uma rua cheia de cafés e restaurantes em Montparnasse. Francamente, tenho certeza de que um em cada dois está recrutando neste momento'.

'Compreendo, obrigado', respondeu o desempregado, enquanto Macron lhe apertava a mão." - Extraído de https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/16/e-so-atravessar-a-rua-para-achar-emprego-diz-macron-a-desempregado.ghtml

Sou fã do presidente francês, um dos melhores políticos da nossa atualidade decadente, mesmo estando hoje com sua popularidade em baixa. Porém, creio que faltou a ele uma dose de sensibilidade para com o problema alheio, o que acaba se tornando um mal da grande maioria dos governantes quando chegam ao poder. 

Não discordo da sugestão para que o rapaz experimentasse mudar de ramo e tomasse iniciativas de ir à luta não se acomodando. Afinal, não existe atividade profissional que se eternize e muitas das vezes precisamos aceitar que não dá para fazermos a mesma coisa a vida inteira. Ainda mais quando somos jovens.

Entretanto, notei que Macron, em momento algum, foi capaz de atentar para a necessidade de capacitação dos trabalhadores para o enfrentamento da realidade dinâmica da economia atual e do oferecimento de condições para que o desempregado possa romper a sua situação de dependência. Pois, mesmo que a França venha a adotar políticas públicas quanto a isso, o que não duvido, deve-se tentar compreender a dificuldade do outro.

Atravessando o mundo por um momento bem crítico, e que se torna ainda mais grave em países periféricos da economia global, entendo que os governantes precisam ter uma nova postura. Deveriam sair da defensiva quando questionados pela população, passando a se colocar no lugar do outro, ou do contrário tornam-se indiferentes à realidade na qual se inserem, o que acaba sendo o caminho para o fracasso.

Apesar do ocorrido, continuo sendo um fã de Macron. Vejo-o como um líder de um enorme potencial para equilibrar a política nos dias atuais. Tanto é que teve uma vitória surpreendente nas urnas, em maio de 2017, com 65,8% dos votos, derrotando a direitista Marine Le Pen no 2º turno das eleições presidenciais francesas. Só que agora necessita tomar bastante cuidado para não se tornar impopular.

OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Charles Platiau/Reuters.

2 comentários:

  1. Diálogos e diabruras da politica. Não percebo nada de politiquices, ihhihi
    ***
    * Haverá prazer sexual na prática da ...NENOFILIA ? *
    ***
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa.

      Eu já gosto de política. Quer gostemos ou não, ela faz parte da nossa vida.

      Vou ler seus texto.

      Volte sempre.

      Beijos

      Excluir