Páginas

domingo, 2 de setembro de 2018

A beleza da vida que resiste na secura do Planalto Central



Como havia informado anteriormente, vim passar o final de semana com a família aqui em Brasília/DF e cheguei justamente numa das épocas mais secas do ano que é o fim do período de inverno.

Muitas pessoas não gostam do Planalto Central nestes dias pois, devido à escassez de chuvas, o clima lhes parece desagradável, com uma forte radiação solar durante o dia, além de uma grande oscilação térmica que supera os 20ºC. E, por sua vez, a natureza também se ressente visto que algumas árvores perdem as folhas enquanto o Cerrado arde em chamas.


Certo que a paisagem curtida neste sábado (01/09), caminhando próximo ao Lago Paranoá, chega a ser uma exceção quanto ao restante de Brasília. Porém, dava para sentir um pouco os efeitos da seca sobre as plantas ao mesmo tempo em que a beleza se mostra embrionariamente na natureza tentando resistir e se recriar para uma próxima estação que lhe é mais favorável - a Primavera.

Um paralelo que podemos fazer entre esses episódios naturais e a nossa vida é que a nossa beleza como pessoas se verifica nas dificuldades enfrentadas. Pois é nos períodos de privação, de perdas, sofrimento e adversidades que o nosso caráter irá se revelar assim como a nossa coragem, determinação, fidelidade entre outros valores que só enobrecem a existência humana.

Fato é que no inverno também há flores. E, mesmo não sendo muitas por enquanto, elas nos ensinam que o inverno seco e hostil não durará para sempre e será passageiro tal como os nossos problemas na vida.


Assim sendo, a mensagem que deixo a todos vocês é que não percam as esperanças quanto à chegada de uma fase primaveril em suas vidas. Lutem, resistam e prossigam firmemente para o alcance de suas metas, jamais deixando de sonhar.

Tenham todos um excelente domingo e vamos em frente.

2 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Lhe desejo boa estadia em Brasília.
    Gostei da metáfora, k você estabeleceu entre a secura climática dessa zona e as fases menos bonitas da nossa vida.

    Beijinho a você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Já retornei ao Rio e a Mangaratiba desde segunda. Foi uma breve visita familiar, mas, inelizmente, minha disponibilidade de tempo é curta.

      Agradeço pela leitura e pelos comentários.

      Beijos e volte sempre.

      Excluir