Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Bendita seja esta primavera!




Chegamos hoje ao fim de setembro e o clima de Primavera já tomou conta do ambiente local com temperaturas mais quentes, embora ainda suportáveis se comparadas com as do verão.

Sendo este o segundo domingo da estação, passamos o dia ficando por aqui mesmo. Isto é, cuidando da casa, fazendo umas compras no mercado (e na farmácia), bem como descansando para mais uma semana que promete ser muito agitada até as eleições de 07/10.

Setembro foi turbulento. Em Mangaratiba, cidade onde moro, iniciamos o mês sem prefeito, visto que, dia 31/08, a Justiça havia determinado a prisão de três ex-presidentes da Câmara Municipal em que um deles respondia interinamente pelo Executivo, após a dupla vacância ocorrida no final de junho. Sob uma ordem judicial, o Legislativo local precisou escolher um novo presidente do órgão que, por sua vez, passou a exercer temporariamente a função de administrar a cidade até que as nossas eleições suplementares ocorram em 28/10 para um mandato tampão até o final de 2020.

Já em âmbito nacional, o episódio mais marcante teria sido a facada que o candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL), levou na barriga, conforme havia comentado na postagem de 06/09 (clique AQUI para ler). Houve, na época, uma comoção que fez com que o presidenciável ganhasse alguns pontos percentuais nas pesquisas de opinião, atingindo 28% até estabilizar-se aí. Porém, como não demorou muito para que a onda emocional passasse, logo a sociedade civil se organizou em amplos movimentos contrários como o "#EleNão", o qual é liderado por várias mulheres.

Assim, no sábado passado (29/09), tivemos inúmeras manifestações pelo país em quase todos os estados. Inclusive no Centro da cidade do Rio de Janeiro, em que pude receber fotos enviadas por uma amiga via WhatsApp de nome Deise, as quais mostraram a região da histórica Cinelândia lotada, o que foi confirmado depois pelos jornais por mim assistidos, estimando-se não menos do que 200 mil pessoas (acesse AQUI uma das postagens sobre o movimento de ontem).





É certo que também houve atos a favor do candidato do PSL, como uma manifestação na Praia de Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio. Só que lá compareceu um número bem menor de apoiadores se comparado com a Cinelândia. Um fiasco perto do que é mostrado nas redes sociais da internet.


Amanhã saberemos pelas próximas pesquisas de opinião a serem divulgadas qual o tamanho do impacto no eleitorado desse florido final de semana que tivemos. E considero muito importante a ocorrência desses eventos de rua porque servirão para descredibilizar as notícias falsas que Bolsonaro poderá espalhar quando vier a perder o pleito devido à enorme rejeição que tem. Principalmente por parte das mulheres.

Assim sendo, podemos celebrar a esmagadora vitória da democracia ocorrida na data de ontem, em que ficou inquestionavelmente evidenciado que a maior parte da população brasileira não quer saber de racismo, homofobia, misoginia e nem incitação à violência. Consequentemente, todos terão que aceitar os resultados das urnas. 

Quanto a mim e a Núbia, vamos vivendo um momento cada vez em nossa luta do cotidiano. Tentamos sempre apreciar esse quintal abençoado daqui de cada, reparando as flores que vão nascendo como este pé de manacá a seguir exibido, o qual trata de uma planta de bela aparência e odor muito agradável.




Para outubro, continuaremos firmes e fortes nas campanhas dos nossos candidatos, torcendo para que tanto o Brasil quanto o Estado do Rio de Janeiro e o Município de Mangaratiba façam boas escolhas no exercício do voto popular.

Ótima semana a todos e viva a Primavera brasileira!

2 comentários:

  1. Boa noite! Brilhante artigo. Aqui, chegou o Outono, mas o Verão teima em não ir embora. Está muito quente :)))

    Por aqui- 🌹 Quando nossos corações se amam e nossos corpos se desejam 💋
    .
    Beijinhos molhados :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanda.

      Creio que, neste mês, já sentiremos as diferenças da mudança de estação. Quando estive certa vez em seu país foi justamente em outubro e peguei uns dias já frios tanto em Lisboa quanto no Porto.

      Obrigado por sua visita e volte sempre.

      Excluir