Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

Celebremos a Deus, nosso Pai!

Nos capítulos finais do livro do profeta Isaías, lemos uma oração de clamor feita pelo autor bíblico em que ele chega a chamar Deus como sendo o "Pai" de seu povo:

"Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade (...) Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos" (Is 63:16 e 64:8; ARA) 

Achei muito interessante a maneira íntima como tal oração foi composta séculos antes de Jesus vir ao mundo e ensinar o Pai Nosso aos seus discípulos. Pois como podemos perceber pela leitura das Escrituras Hebraicas (a meu ver erroneamente chamadas de "Antigo Testamento"), os judeus não tinham o hábito de se referir a Deus de tal maneira. Porém, é no livro de Isaías que as figuras paterna e materna (Is 49:15) são utilizadas para expressar o divino amor por seu povo, sendo algo bastante confortador.

Se pararmos para pensar no contexto histórico das profecias finais do livro de Isaías, os judeus estavam vivendo no exílio da Babilônia, centenas de quilômetros distantes da terra de origem, com o Templo e as cidades de Israel destruídas. Muitos andavam sem esperança, contido o autor sagrado não só motivou a nação a reagir como também jamais cessou de clamar ao Senhor para que desse livramento à sua gente.

Quantas vezes não passamos por situações também difíceis em nossas vidas quando nos deparamos com graves problemas, doenças, ameaças, pobreza e perseguições dos mais variados tipos?! Nessas horas, quantas vezes não nos sentimos desamparados quando nos falta a presença de uma figura paterna forte ao nosso lado e que venha em nosso auxílio?!

Não podemos nos esquecer do amor de Deus, meus queridos. Por mais adversas que sejam as circunstâncias e ainda que tenhamos sido os causadores do próprio sofrimento, devemos saber o quanto o misericordioso Pai Eterno nos ama e nunca abandonará a nossa alma. No tempo Dele, o livramento chega e a todo momento podemos buscar o seu conforto.

Que nesta data dedicada pelo comércio aos pais terrenos, também possamos celebrar a Deus, nosso Pai. E, se nossos genitores já não estão mais aqui na Terra, eis Papai do Céu permanece sempre conosco, sendo digno de todo o louvor e adoração. Portanto, digamos assim: Feliz dia dos pais, Senhor!

Um ótimo domingo a todos!

Um comentário:

  1. Curiosamente, tenho feito uma leitura sequencial do livro de Isaías todas as manhãs e esta passagem que citei no texto foi lida justamente nesta data. Complicado achar que foi mera coincidência...

    ResponderExcluir