Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Por um futebol mais limpo...




Um dos assuntos desta semana foram as assinaturas obtidas pelo senador Romário (PSB-RJ) para instaurar uma CPI com a finalidade de investigar as denúncias de corrupção na CBF de olho na Copa de 2014. Foi o que escreveu o ex-jogador da seleção brasileira em sua conta no Twitter:

"Vamos investigar os contratos irregulares para a realização de partidas da seleção brasileira e outros campeonatos. Não podemos mais esperar para instalar a CPI. Este é o momento e temos chances de ter colaboração de outros países."

Sem dúvida que as recentes prisões dos altos dirigentes do futebol, feitas com a decisiva participação do FBI, estão gerando um aquecimento na opinião pública do país, o que favorece a propositura de uma CPI no Congresso. Porém, penso que as investigações sobre a Copa precisam ir mais além. Por exemplo, fico a indagar sobre os gastos exorbitantes que tivemos com a construção desses estádios caríssimos em que haveria inúmeras suspeitas de ineficiência e de superfaturamento nas obras.

Porém, ao mesmo tempo em que o senador Romário deseja combater a corrupção no futebol (uma atitude mais do que plausível), muitos torcedores deveriam se auto-questionar a respeito do papel de trouxa que faz quando gasta tempo e dinheiro indo aos estádios. As pessoas soltam fogos e comemoram o gol marcado por seu time no campeonato, mas ignoram a safadeza existente nos clubes e entre os poderosos dirigentes esportivos.

Outrossim, penso que o futebol em si não merece ser penalizado e aí umas das coisas que o Congresso poderia ficar atento seria quanto à moralização das competições e do esporte. Os clubes, embora sejam entidades privadas, são também instituições tradicionais da sociedade que continuam despertando amor e paixão nos brasileiros. Logo, há que se exigir uma conduta cada vez mais ética e exemplar dos mesmos de modo a justificar leis prevendo também o afastamento temporário das equipes nos jogos por estarem seus clubes envolvidos em corrupção.

Cada vez mais o futebol está sendo visto por um novo ângulo. Do mesmo modo como um time hoje pode ser eliminado por atos de violência ou racismo praticados pelos torcedores, a corrupção dos dirigentes de clubes também não pode ficar esquecida. E, quanto a essa luta, estou com o Baixinho, desejando que Romário consiga marcar mais esse belíssimo gol através da política.


OBS: A foto acima acima foi extraída de uma notícia da Agência Brasil sendo os créditos autorais atribuídos a Marcelo Camargo, conforme consta em http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-05/romario-comemora-prisao-de-jose-maria-marin

2 comentários:

  1. A cartolagem do futebol que sempre movimentou cifras astronômicas deve, à essas alturas, está se cercando de bons e caros advogados que, não raramente, sabem melhor manejar os argumentos na área do Direito, que os próprios ministros do STF. Ou não, Rodrigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não duvido disso, Levi. E, infelizmente, existem advogados que trabalham para os corruptos que sabem fazer ainda mais coisas... do que manejar o Direito. Quanto aos ministros do Supremo, alguns são homens de notável saber jurídico. Já o QI de outros tem um significado diferente de inteligência (rsrsrs)

      Excluir