Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Protestando contra a corrupção...




Hoje, dia 05/02, fui numa manifestação pública aqui em Mangaratiba. Fazia tempos que eu não participava de eventos assim, coisa que fiz muito quando era militante dos movimentos estudantis em Juiz de Fora, sendo que não estava previsto na agenda ir às ruas justo nessas semanas em que Núbia encontra-se recuperando-se de uma cirurgia no estômago.

No entanto, conforme passou domingo no Fantástico (ler a íntegra da matéria Prefeitura de Mangaratiba some com R$ 60 milhões e revolta população publicada no G1), foram graves as denúncias noticiadas acerca da corrupção na cidade. E, como o movimento turístico na praia tem andado meio fraco por esses dias chuvosos, resolvi destinar umas duas horas de meu tempo para estar nessa manifestação.

Na hora em que cheguei em frente à Câmara Municipal, por volta das 12:30 hs, ainda não havia um número grande de pessoas. Encontrei alguns conhecidos e, incentivado por uma amiga, fui um dos primeiros a fazer uso da palavra. Defendi que os vereadores investiguem os fatos sendo que dois deles estavam presentes e também se pronunciaram logo após minha fala. Outros cidadãos também colocaram suas opiniões, porém não pude permanecer por mais tempo até o final porque precisava resolver coisas importantes no município vizinho de Itaguaí.

A meu ver, vale a pena o povo ir às ruas protestar contra a corrupção e denunciar os maus serviços prestados pelo Poder Público. Mangaratiba, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros, padece de diversos males sociais de modo que a atuação política do cidadão em favor de seus direitos faz-se necessária para que possamos mudar esse triste quadro atual. Portanto, dou meu parabéns aos que se esforçaram para comparecer no evento de hoje e desejo que a sociedade local continue interessada e se reunindo de forma pacífica afim de que possamos viver numa cidade melhor.


OBS: Imagem acima divulgada numa rede social pela Revista Rota Verde.

2 comentários:

  1. É uma vergonha! Infelizmente fica a sensação que nosso grande país é o campo mais acolhedor para a prática da atividade da corrupção! E não vemos solução no horizonte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gabriel! Realmente o Brasil vive uma situação vergonhosa, embora não seja o país mais corrupto do mundo. Há outros Estados na América Latina e África que são muito piores. Mas a política nossa precisa ser mudada e isso deve partir do local para o nacional. Em algumas cidades, o controle democrático é um pouco maior, algo que varia conforme o grau de instrução e de participação dos munícipes. Cá em Mangaratiba o envolvimento do povo é bem pequeno porque a grande maioria trabalha ou tem parentes trabalhando na Prefeitura. Logo o medo de perder o emprego cria limitações na maioria das cidades pequenas e de economia fraca.

      Excluir