Páginas

domingo, 8 de fevereiro de 2015

O horário de verão já deveria ter se encerrado!




Na semana passada, assistimos a várias reportagens em que o governo federal estuda ampliar o horário de verão por mais um mês afim de economizar energia. Foi o que prometeu o ministro das Minas e Energia Eduardo Braga:

"Faremos uma avaliação no dia 12 de fevereiro para que nós possamos ter uma previsibilidade com relação ao ritmo hidrológico do final do mês de fevereiro e do começo do mês de março. E aí sim tomaremos uma decisão com relação ao horário de verão"

Acontece que estender o horário de verão até março, o último mês da estação, pode criar diversos transtornos para a vida dos brasileiros. Pois fico pensando na rotina das crianças que precisam acordar cedo para estudar na escola e têm que sair de casa quando o dia nem ao menos amanheceu correndo o sério risco de serem assaltadas/violentadas. Isto porque, devido ao alto índice de insegurança nas cidades brasileiras, não é recomendável expor a população a certos perigos sendo ainda de madrugada.

Verdade seja dita que toda essa crise energética deve-se ao fato do governo não ter feito o seu dever de casa uma vez que vem deixando de investir suficientemente na geração de energia para atender à crescente demanda no país. São muitas obras ainda não concluídas, projetos sobre parques eólicos que jamais saíram do papel, mais os desvios de recursos públicos na execução dos empreendimentos em curso e a vergonhosa falta de cuidado para com o meio ambiente (principal causa da escassez de chuvas).

Atualmente, o horário de verão está vigorando em onze estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal. Iniciou-se em 19/10/2014 e está previsto para terminar no dia 22 deste mês. De acordo com o governo, trata-se de uma economia de recursos de cerca de R$ 4 bilhões ao ano, dinheiro que seria gasto com mais geração e sistemas de transmissão de eletricidade. Só que essa ideia acaba se mostrando injustificável a partir do momento em que prejuízos de valor maior entram em jogo, dentre os quais a segurança das pessoas nas metrópoles do país.

Apesar de ser apenas um simples cidadão, faço aqui meu apelo às autoridades para que terminem logo com esse horário de verão e não cometam a loucura de ampliá-lo até março.

Uma boa semana para todos!


OBS: A foto acima foi extraída de uma matéria da EBC com atribuição de origem à USP Imagens, conforme consta em http://www.ebc.com.br/apuracao2012/brasil/2014/02/horario-de-verao-termina-a-meia-noite-deste-sabado

Nenhum comentário:

Postar um comentário