Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vamos fugir?!

No idioma inglês, há um trocadilho bem interessante utilizando numa frase com as palavras now (agora) e here (aqui) formando nowhere (nenhum lugar):

Now and here is nowhere.
(Agora e aqui é nenhum lugar.)

A ideia de que o aqui e agora está em nenhum lugar é bem significativo e se relaciona com o dito de Jesus de que o Reino de Deus está dentro de nós. Assim, a nossa paz interior e a nossa felicidade não dependem de nos mudarmos para uma casa nas montanhas ou pra algum lugar no além.

Da famosa música Vamos Fugir do Gilberto Gil, composta em parceria com Liminha, podemos extrair que o lugar que desejamos não é Irajá, nem Marajó, Guaporé, outro lugar azul, ao sul ou no céu azul, mas sim

Onde haja só meu corpo nu
Junto ao seu corpo nu
(...)
Pr'onde haja um tobogã
Onde a gente escorregue
Todo dia de Manhã
Flores Que uma gente Regue
Uma banda de Maçã
Outra banda de reggae


Isto significa pra mim que o segredo do lugar onde fica Reino está na transparência na relação entre as pessoas que pode ser representada na música pela nudez. Também reside na nossa disposição simples de sermos felizes incluindo o outro, de cultivarmos flores dentro de nós e fazermos da convivência humana uma deliciosa descida no tobogã da vida.

Bem, é isto. Que possamos a cada dia construir um mundo melhor a partir da experiência que temos percebido dentro de nós mesmos, manifestando-a ao mundo ao invés de ocultá-la.

Seja feliz no aqui e agora!

Um bom recomeço a todos depois deste longo feriado do Carnaval...



OBS: A foto no começo do artigo, se minha memória não estiver enganada, trata-se da estrada que liga a Rio-Santos (BR-101) à localidade de Trindade. Foi tirada em junho de 1999, quando eu e Núbia estivemos visitando Paraty. no sul do estado do Rio de Janeiro, quase divissa com Ubatuba (SP).

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigão, uma grande maioria gosta de fazer do Reino uma projeção exterior para que tenha sentido real interior (somente no campo das emoções). Nada mais longe da realidade que nos convoca a uma revolução interior (de valores) para que se reflita necessariamente no exterior (nos relacionamentos).

    E a música do Gilberto Gil um show!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigos!

    Ótimo recomeço pra vocês também!

    Franfklin, eu diria que esta projeção exterior do Reino pode muitas das vezes se dar através de fugas da realidade, ficção pessoal ou enquadramento. Mas, por outro lado, sinto que é necessário trazer para fora os valores desse Reino no sentido de buscar transformação da realidade. Só que cada vez mais tenho percebido a necessidade de uma transformação interior que anteceda e acompanhe as mudanças externas. E as revoluções socialistas estão aí para nos mostrar bem como o fracasso de inúmeros ministérios eclesiásticos que começam bem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Estamos de volta amigo. Apesar de que de vez em quando é bom fugir mesmo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gosto dessa música, Rodrigo; e o cancho que você pegou para falar de paz interior e Reino de Deus foi perfeita!!


    ah, ainda vou ler o teu apocalipse que deu tanto o que falar...rsss

    ResponderExcluir
  6. Olá, Donizete,

    Penso que, se não formos fugir da realidade, uma escapadinha é sempre válida. Principalmente se for pra ficar longe da barulheira do Carnaval.

    Felizmente, onde estou morando aqui no Rio quase não se escuta barulho nesta época do ano, diferente de onde morava no Centro de Nova Friburgo. E, caso eu viajasse pra casa de praia da família, no município de Mangaratiba, encontraria mais Carnaval por lá do que na praça do meu bairro.

    Valeu pela visita, amigo, e tenha um bom retorno.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Edu! Acho esta música show de bola.

    Infelizmente, quem a postou no Youtube restringiu sua apresentação fora daquele site.

    Tomara que goste do meu apocalipse... (rsrsrs)

    Abração!

    ResponderExcluir