Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pai Nosso cantado em flamenco

Compartilho a seguir uma maravilhosa versão da oração PAI NOSSO que nos foi ensinada por Jesus no célebre discurso do Sermão da Montanha (ver Mateus 6.9-13). Aqui ela é cantada em flamenco pelo GRUPO SEVILLANO SIEMPRE ASÍ (adaptação de OSCAR GOMEZ). Chamou-me a atenção eles fazerem uma ligação com os problemas sociais do planeta.

De fato, quando oramos "venha a nós o vosso reino", estamos clamando pela concretização de uma nova realidade aqui na Terra, pela qual devemos trabalhar com fé e ação. Logo, tem tudo a ver a associação feita pelo grupo.

3 comentários:

  1. Foi através de uma postagem numa comunidade do Facebook que tomei conhecimento deste interessante vídeo no Youtube.

    ResponderExcluir
  2. Taí, "...nova realidade aqui na Terra, pela qual devemos trabalhar com fé e ação", é o que está faltando pra todos nós, uns mais e outros menos, mas todos somos devedores de uma crença no Evangelho mais eficiente com a pregação das atitudes. Legal o vídeo Rodrigo!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, Franklin!

    Falta-nos o despreendimento da Igreja Primitiva em Jerusalém. Há quem diga que eles distribuiam seus bens por que esperavam um breve retorno de Jesus. Contudo, o que percebo é que eles faziam aquilo com os bens em excesso. Tanto é que, segundo as epístolas de Paulo, os valores arrecadados em favor dos irmãos que viviam na Judeia não significavam a perda de todo o patrimônio do doador.

    Contudo, o que podemos assimilar para os dias atuais é a essência daqueles atos generosos. Precisamos ver o nosso irmão como alguém que realmente faz parte de nossa família, permitindo que o próximo desfrute da vida junto conosco. E, se fizermos isto racionalmente, sabendo administrar os recursos e sem incentivar a pobreza (mais vale dar o anzol do que o peixe), estaremos alcançando o verdadeiro objetivo do E vangelho, promovendo inclusão social.

    Na verdade, o que a Igreja Primitiva fez foi muito rudimentar perto do que podemos fazer hoje com muito mais conhecimento, liberdade de organização, recurso de mídia e compreensão da realidade. Basta interiorizarmos a essência e aplicarmos a ideia dentro de um modelo mais moderno que vá de encontro às necessidades de hoje. E isto não depende da mudança de regimes políticos e econômicos para ser iniciado ainda que o capitalismo possa ser visto como uma das razões da pobreza no mundo.

    Valeu aí pela colaboração!

    Abração!

    ResponderExcluir