Páginas

sábado, 3 de julho de 2010

Não leve a vida tão a sério: que vença a Holanda!

Sei que muita gente ficou satisfeita com a goleada sofrida pela Argentina hoje, mas não acho nada bom que a Alemanha venha a ganhar esta Copa da África.

Se a Alemanha sair vencedora, será tetracampeã e estará a apenas uma Copa para dividir a hegemonia mundial do futebol com o Brasil, visto que o mundo inteiro ainda tenta, mas somente nós somos penta.

Apesar de toda a inveja que existe entre vizinhos, rivalidade de pobre comum entre torcedores de uma mesma cidade, país ou continente subdesenvolvidos, seguindo o raciocínio já exposto, melhor seria para a nossa posição que os argentinos tivessem ganhado o jogo de hoje.

Agora em diante, a nossa América do Sul conta apenas com as seleções mais fracas e no fundo até que eu gostaria de ver a conquista inédita do Paraguai, mas acho que é uma façanha quase impossível. Para jogarem uma final contra Holanda (ou dificilmente com o Uruguai), os paraguaios sem Cabañas terão que primeiramente passar pela Espanha logo mais e depois pela terrível seleção da Alemanha nas semifinais.

Por outro lado, não quero ver uma final entre clubes que já sejam campeões pelo mesmo motivo que já compartilhei no começo deste texto de modo que prefiro ver a Espanha passar pelo Paraguai e quem sabe barrar a Alemanha nas semi-finais.

Mas se der Espanha e Holanda na final? Será que deveríamos pensar numa vingança contra os holandeses?

Nada disso! Não quero que este outro sentimento baixo me domine como, involuntariamente, aconteceu com as minhas emoções de pobre na primeira partida de hoje, pois considero vingança uma coisa tão burra quanto a inveja.

Pensem bem! Se a Holanda for campeã da Copa da África, não só estará conquistando um mundial pela primeira vez como também permitirá que os brasileiros possam tirar a onda por quatro anos de que talvez sejam a segunda melhor seleção do planeta durante o momento e a melhor de todos os tempos.

Mas por quê?

Neste caso, o raciocínio é simples, meus amiguinhos virtuais. Digamos que o Brasil tivesse ficado no lugar de Portugal e fosse disputar as oitavas com a Espanha. Como o jogo não aconteceu, poderíamos sonhar que mandamos a Fúria mais cedo pra casa, bateríamos o Paraguai, venceríamos a Holanda e depois decidiríamos a fina com a Holanda.

Entenderam?

Então, que vença a Holanda!

Um abraço a todos e tenham um ótimo final de semana.


PS: Suponho que os internautas que costumam acessar este blogue estão mais acostumados a encontrar por aqui artigos sobre assuntos mais sérios de teologia, política, questões sociais, etc. Desculpem se saí do padrão (nem quero estabelecer um tipo padrão para meu site), mas o entretenimento e a sociabilidade fazem parte da vida. Para uns futebol é alienação, mas pra mim é só mais um motivo de diversão. Ontem, por exemplo, não me importei tanto com a derrota do Brasil de 2 a 1 para a Holanda. Achei muito pior um de nossos jogadores ter machucado o adversário a ponto de tomarmos um segundo cartão vermelho na competição (corrijam-me se foram mais de dois). Futebol não é tudo e acho que o Brasil ainda precisa vencer as partidas da educação, da saúde e da habitação (o que assistimos com as enchentes no Nordeste durante as festas da torcida foi lamentável).

PS 2: Embora eu pense que não se deve levar a vida tão a sério, conforme diz o título do livro de Hugh Prather, reconheço a grande seriedade do trabalho desenvolvido pelos jogadores brasileiros que estava em campo, bem como para o técnico Dunga. Infelizmente, o nosso torcedor apenas sabe valorizar o primeiro lugar numa competição esportiva, mas é preciso reconhecer que o Dunga, assim como Parreira em 2006, fizeram o que lhes era possível. Em todo jogo se inclui o fator sorte. O talento dos jogadores, a técnica e o controle das emoções podem decidir uma partida, mas nem sempre dá. Brasil e Holanda se equivaliam tecnicamente, mas os holandeses mostraram mais tranquilidade e domínio próprio quando o placar ainda lhes era desfavorável. Ficamos entre as oito melhores seleções do mundo e desejo que aquela derrota seja para os campeões mundiais de 2010, não para um time que fique em segundo, terceiro ou quarto lugar. E se a Holanda não ganhar e a Alemanha ou Uruguai forem campeões, paciência. Ainda assim, continuaremos sendo os melhores no futebol de todos os tempos e bola pra frente porque neste ano ainda teremos eleições, momento importantíssimo para o futuro desta nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário