Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2024

A Prefeitura de Mangaratiba parece nem ter se importado com o programa do "Cartão Recomeçar"



Há cerca de um ano, mais precisamente em março de 2023, procurei saber junto ao governo estadual do Rio de Janeiro se o Município de Mangaratiba,  teria aderido ao programa do "Cartão Recomeçar" que presta auxílios de até R$ 3.000,00 (três mil reais) às vítimas de enchentes, deslizamentos de terra e desabamentos, além dos incêndios nas cidades fluminenses. Porém, o benefício só é liberado, caso a Prefeitura faça uma prévia adesão junto ao Estado... 


Pois bem. Após uma injustificável demora em retornarem um requerimento de informações aberto em 30 de março de 2023 (protocolo n.° 30891), cujo prazo legal deve ser de 20 dias, finalmente chegou ontem (26/03/2024) a resposta de que, segundo a área competente, "o Município de Mangaratiba não solicitou o Programa". E, por pouco, minha solicitação não acabou arquivada sem o devido cumprimento de modo que recorri internamente.


Assim, segundo o Estado, o (des)governo do prefeito Alan Bombeiro parece mesmo ter pouco se importado com o auxílio que é pago para as vítimas de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios, conforme prevê o Decreto n.º 48.057, publicado no DOERJ de 02/05/2022. 


Ora, isso significa que, se tivéssemos sofrido um temporal forte no último final de semana, como foi na cidade serrana de Petrópolis, ou em lugares do Espírito Santo, a população de Mangaratiba não teria direito a uma ajuda que, bem ou mal, contribui para amenizar alguns prejuízos, podendo o dinheiro ser usado pelo morador para a compra de materiais de construção e reforma de moradias, móveis residenciais e eletrodomésticos. 


Diante disso, fica mais uma vez evidenciado o relaxamento de uma péssima gestão municipal que, simplesmente, não está nem aí para as necessidades da população, apesar de tanto fazer das emergências justificativas protelatórias. Um governo cheio de gente de fora nomeada em cargos de chefia que não ama e não tem como amar o Município. 


Lamentável tudo isso! Muito triste o que estamos vivendo nesses cinco anos, quatro meses e sete dias de pesadelo aqui em Mangaratiba.




Que outubro chegue logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário