Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2024

Tentando entender esse acontecimento da política de Mangaratiba




O alinhamento do deputado Luiz Claudio Ribeiro com o Bolsonaro já está dando o que falar na política de Mangaratiba a ponto de terem feito até um meme que já anda circulando pelo WhatsApp... 


Sem entrar no mérito da questão religiosa, para não apequenar o debate, falarei somente dos três quadrinhos baixo da imagem. 


Pois bem. Lembro do dia em que o Luiz Cláudio, acompanhado do prefeito Alan Bombeiro, esteve presente num evento do PT, em 2023, com o vereador da base de governo, Wlad da Pesca, e o deputado federal Lindberg Farias. Na ocasião, Wlad estava retornando ao PT, partido pelo qual havia sido eleito no pleito de 2016, mas acabou sendo reeleito em 2020 pelo PP junto com Edu Jordão e o Alan. Até porque o PT nem lançou nominata. 


A partir daí, o PT, que forma uma federação junto com o PV e o PCdoB, passou a integrar a base do governo tendo como novo presidente o secretário municipal Jonathan Marins, o qual já estava na Prefeitura antes de suceder o presidente do SISPMUM, Marcus Vinicius, o Dundum. 


Passaram-se alguns meses e o deputado Luiz Cláudio, que havia sido eleito em 2022 pelo PSD do Eduardo Paes, foi se distanciando do centro e indo para a direita. Pude observar isso pelas suas interações durante as sessões da ALERJ. Numa delas, ele recebeu até elogios do Rodrigo Amorim que é bolsonarista e tinha rasgado a placa da Marielle com o Daniel Silveira. 


O próximo passo do deputado Luiz Cláudio foi trocar de partido, deixando o PSD do Dudu Paes para entrar no Republicanos do Crivella (e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas). 


Confesso que, até certo ponto tentava considerar a hipótese de que essa mudança de partido pudesse ter um dedo do Waguinho, prefeito de Belford Roxo, aliado do presidente Lula, mas cheguei à conclusão que, talvez, não. Independente do Waguinho, Luiz Cláudio estaria se aproximando mesmo do Bolsonaro e da direita, embora ele mesmo não seja de extrema direita. 


Ontem, então, vi no Facebook do deputado a foto do mesmo com o Bolsonaro e o Flávio. Depois, ainda teve um vídeo no Instagram com o Altineu Cortes no aeroporto Santos Dumont e aí eu já não tinha mais dúvidas de que se trata de uma inequívoca adesão a um projeto bolsonarista de poder. Inclusive porque a Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba ligada ao deputado Luiz Cláudio, foi usada este mês para um evento bolsonarista... 


Mas quanto a isso, ainda tem coisas que carecem de mais explicação. A meu contragosto, admito que o Bolsonaro foi muito bem votado em Mangaratiba nas duas eleições presidenciais (2018 e 2022), enquanto o Lula teve menos aprovação, representando uma diferença em torno de 7 mil sufrágios. Ou seja, não dá para negar que o eleitor na Costa Verde ainda é bolsonarista e não petista.

 

Com isso, obviamente que a ida do deputado para o Republicanos e depois ainda tirar a terrível foto com o Bozo acabou sendo uma tentativa de torná-lo um produto aceito para o público de direita, mas que não necessariamente está satisfeito com o governo Alan no Município.


O que verifico nessa movimentação foi um grave erro de estratégia que o deputado cometeu. Pois, por mais que, na região da Costa Verde, ainda haja uma preferência do eleitorado pelo Bolsonaro, a rejeição ao governo do Alan Bombeiro é imensa dentro de Mangaratiba. E aí pergunto por que motivo um eleitor que detesta o trabalho do prefeito iria votar no sucessor do mesmo apenas porque o deputado agora virou bolsonarista e tirou foto com o "mito"?! 


Sinceramente, só daria pra aceitar uma opção de um anti-Alan por um Luiz Cláudio agora bolsonarista se essa pessoa sofresse de uma amnésia profunda a ponto de esquecer que o senhor Luiz Cláudio foi secretário de finanças do governo Alan por vários anos, período que coincidiu com os nove quadrimestres em que o Executivo Municipal violou o limite máximo de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, motivo pelo qual o atual alcaide foi denunciado pelo MP por crime de responsabilidade. 


Também não dá pra ignorar o fato do Alan, num áudio em 2022, ter reclamando da falta de engajamento dos secretários na campanha do seu deputado, arquivo que foi vazado na internet e se tornado objeto de várias denúncias na Ouvidoria do Ministério Público e no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral. 


Acontece que agora o governo do Alan está bem mais "queimado" do que já era nas eleições passadas e não tem bombeiro que apague esse incêndio, sendo desnecessário detalhar os motivos porque todo mundo em Mangaratiba sabe do estado deplorável em que o município se encontra. Daí a opção do deputado Luiz Cláudio pela direita torna-se uma desesperada justificativa de que, faltando pouco mais de seus meses pras eleições locais, ele quer criar uma nova imagem de "cidadão de bem" desvinculada do Alan Bombeiro. Só falta o homem fazer arminha!


Mas indago se tais movimentos vão dar mesmo certo? Na boa, duvido muito porque, como já disse, numa eleição municipal de cidades de pequeno porte, as pessoas costumam votar no candidato a prefeito que vai de encontro aos anseios locais imediatos sem levarem em conta o aspecto ideológico. 


Considerando que apenas um insano poderá querer a continuidade desse desgoverno, cujo grupo será praticamente o mesmo, tudo levava crer que a ligação do deputado com o Bolsonaro não lhe proporcionará o acréscimo de apoio que tanto precisa para superar seu maior adversário, o ex-prefeito Aarão de Moura Brito. Por isso, a conclusão desta minha análise é que tanto a filiação do deputado ao Republicanos quanto a aproximação com o Bolsonaro são erros de estratégia. 


Não tem como dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário