Páginas

domingo, 28 de abril de 2019

O imposto na conta



Reparei na minha última fatura de energia elétrica que chegou uma informação da concessionária ENEL acerca da composição do valor cobrado incluindo aí os impostos e confesso ter ficado perplexo. Pois cuida-se de algo bem maior do que era cobrado em Minas Gerais na época do Tiradentes...

Sinceramente não me importaria de pagar esses 31,2% caso o dinheiro dos nossos impostos fossem melhor investidos em benefício da sociedade. E também se não houvesse tanta corrupção.

Todavia, mesmo insatisfeito com os governantes, não deixo de pagar meus tributos por motivo de obediência às leis. Trata-se de "dar a César o que é de César", conforme a interpretação que muitos dão ao célebre dito de Jesus de Nazaré.

Seja como for, é bom saber o quanto nos custa a "mordida do leão" em cada produto ou serviço contratado, o que deveria ser informado sempre ao consumidor. Afinal, via de regra, quem compra é também o cidadão que elege os parlamentares e gestores públicos. E estes, por sua vez, são aqueles que irão gastar geralmente mal o nosso dinheiro.

Enfim, o jeito é pagar a conta hoje e, no próximo pleito, não elegermos mais o "César"...

Otima semana a todos!

4 comentários:

  1. Se calhar, como em Portugal, poucos sabem. Do povo pobre ou remediado, se calhar ninguém sabe
    .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia.

      Obrigado por sua visita e comentários. Infelizmente poucas pessoas se interessam pelo que é direito delas. Seja aí ou aqui.

      Desde já, desejo ótimo feriado.

      Excluir
  2. Infelizmente pelo que foi dito não podemos esperar muito dos nossos governantes.
    Menos ainda dos órgãos controladores e concessionárias. São tudo farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Adinalzir. Eu diria que o capitalismo brasileiro é um modo de produção adoecido pela corrupção, sem uma justa regulação e sufocado pela excessiva carga tributária, a qual não tem como ser imediatamente mudada por causa da má gestão das contas públicas. falta um, pacto nacional para consertar o país e aí os últimos governos têm carecido de credibilidade, havendo sido um erro a eleição de um extremista da direita para chefiar o Poder Executivo. Nesse caos, beneficiam-se os empresários...

      Excluir