Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

No aguardo das eleições suplementares aqui em Mangaratiba



Alguns municípios brasileiros terão eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito no dia 28/10 (mesma data do segundo das eleições gerais), sendo que Mangaratiba será um deles assim como Aperibé, Iguaba Grande e Laje do Muriaé, todos aqui do Estado do Rio de Janeiro.

Até pouco tempo atrás, isso não era possível. Porém, com a recente Resolução de nº 23.577/18 do TSE, a Justiça Eleitoral passou a permitir a realização de eleições suplementares no mesmo dia dos pleitos ordinários. De acordo com a norma, que alterou a Resolução TSE nº 23.280/2010

"Havendo necessidade excepcional de realização de novas eleições no segundo semestre do ano de eleições, elas poderão ser marcadas para data reservada à realização de pleitos ordinários, condicionada à prévia autorização do ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fundamentada em manifestação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE quanto à inexistência de óbices técnicos"

Sendo assim, foi publicada na semana passada a Resolução do TRE-RJ de n.º 1053/2018 que fixou o calendário eleitoral para a nossa cidade, sendo que já se iniciou o período de convenções partidárias. E, em 16/08, já teremos o começo da tão aguardada campanha eleitoral.

Confesso que me sinto um pouco ansioso para iniciar os trabalhos. Meu partido fará uma convenção nesta segunda-feira (13/08), às 17 horas, e não vejo a hora de ir pra rua pedir voto para o meu candidato.

Possivelmente, teremos umas quatro ou cinco candidaturas na cidade. Além da nossa, que é a mais representativa da oposição, tendo como seu maior nome o ex-vereador Alan Bombeiro (PSDB), deve concorrer o presidente da Câmara Municipal, senhor Vitor Tenório (PDT), o qual está respondendo interinamente pelo Poder Executivo e será o nosso principal adversário. Inclusive, acho bem provável que o pleito fique polarizado entre os dois e haja um entrelaçamento com as eleições gerais na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro que, de acordo com as pesquisas de intenções de voto, deverá chegar ao segundo turno.

Todavia, enquanto a posse do novo governador só ocorre em janeiro de 2019, acredito que, por aqui, tudo se resolva ainda neste ano, sendo que o prazo limite para a diplomação será em 19/11. E, se as coisas correrem de maneira tranquila, antes mesmo dessa data poderemos ter um novo gestor na cidade.

Assim sendo, como sou partidário, não posso deixar de convidar os meus amigos aqui da região para participar conosco da convenção do PSDB e do Solidariedade que ocorrerá próximo ao Supermercado Unidos, no número 86 da Rua Manaus, na Praia do Saco.

Finalmente, independente das preferências políticas de cada um, considero que a sociedade precisa ajudar na fiscalização eleitoral e fazer com que se cumpra a legislação aplicável a fim de que haja transparência e igualdade de oportunidades para todos os candidatos. Por isso, denunciar ao Ministério Público Eleitoral eventuais abusos e violações será de grande valia para termos uma disputa limpa no Município.

Tenham uma excelente segunda-feira, meus amigos!

7 comentários:

  1. Olá, Rodrigo!

    Que texto entusiasta e limpo!

    Mto bem. Eu voto na Social Democracia daí -rs e da daqui, tb.

    Então, se aguarda uma 2ª volta, turno como vocês lhe chamam, entre Alain Bombeiro (ele teria tido familiares bombeiros?) e Vítor Tenório.

    O importante é k o processo eleitoral aí e em todo o Brasil decorra com limpeza, sem violência e k vença a vontade popular.

    Beijinho, "menino"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, CEU.

      Eu diria que a social democracia europeia seja mais autêntica e séria do que a latinoamericana, no sentido de se buscar uma melhor regulação dos conflitos dentro da relação capital-trabalho, assim com a esquerda daí mais confiável do que a de cá. Até mesmo porque o PT perdeu a sua credibilidade quando seus governos passaram a apoiar e financiar regimes totalitários. E nos falta uma esquerda democrática que seja ao mesmo tempo representativa.

      Neste ano, em condições normais, não era para haver eleições locais (nos municípios), mas sim as gerais para as esferas estaduais e federal. Porém, como as disputas para prefeito de Mangaratiba e de algumas cidades ocorridas em 2016 foram anuladas pela Justiça, teremos um pleito suplementar na cidade e que, ao invés de ser no primeiro domingo de outubro, ocorrerá no último do décimo mês, coincidindo com a data do segundo turno das eleições gerais dos estados e para presidente.

      Para simplificar a compreensão das pessoas (até mesmo dos brasileiros), pode-se dizer que, dentro das vias normais, as eleições só ocorrem nos anos pares. Sendo anos olímpicos, temos as eleições locais dentro dos municípios para os cargos de prefeito e vereador. Porém, nos anos quando há Copa do Mundo de futebol, são as eleições gerais para os estados brasileiros e também para a federação. E, em todas as ocasiões, as eleições para o Legislativo ocorre juntamente para a do Executivo.

      Cá em Mangaratiba, por ser um município pequeno em termos de habitantes (com menos de 200 mil eleitores), não temos segundo turno quanto ao pleito local em relação ao cargo de prefeito. Já no âmbito dos estados e da União Federal, conforme for o resultado do primeiro turno, pode ocorrer o segundo. Todavia, a nossa eleição suplementar coincidirá com o segundo turno das eleições gerais.

      Não sei se consegui esclarecer com minhas palavras, mas estamos ambos de acordo que o processo eleitoral "decorra com limpeza, sem violência e k vença a vontade popular".

      Beijos e volte sempre.

      Excluir
  2. Nota: comentei o post anterior a esse e o do dia 29 de julho, creio não estar enganada na data, que não teve resposta. Não é costume, Rodrigo, daí eu fazer esta referência.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Desculpe por não haver respondido o seu comentário à postagem de 29/07. É que geralmente acompanho as movimentações no blogue por e-mail, mas, ultimamente, não tenho recebido mais as notificações de novas mensagens. Pode ser que não intencionalmente eu tenha desativado a função ou as notificações estejam indo para a minha caixa de spam do Yahoo!. Porém, já foram há pouco respondidos seus comentários.

      Como já deve estar virando a data por aí em Portugal, desejo-lhe uma ótima quarta-feira.

      Excluir
  3. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283041095864791&set=p.283041095864791&type=3

    ResponderExcluir
  4. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283041822531385&set=p.283041822531385&type=3

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283042555864645&set=p.283042555864645&type=3

    Vá se acostumando sujeito.

    ResponderExcluir