Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Uma comemoração muito especial, mas estou um pouquinho longe...



Hoje é um dia em que eu gostaria de estar em Nova Friburgo comemorando os seus 200 anos de fundação. 

Nova Friburgo trata-se da cidade onde morei de 1999 até 2011, na qual me formei, comecei a exercer a minha profissão, namorei e me casei com Núbia (se bem que ela é de Niterói), além de haver feito belas caminhadas por suas trilhas, nas bucólicas estradas de terra do meio rural e banhado nos seus rios encachoeirados

Também curti aquele friozinho gostoso da serra, degustei maravilhosos doces, saborosas comidas e vivi sem perceber que aqueles foram os meus melhores anos até hoje. Aliás, foi o tempo em que pude me realizar como um jovem adulto e muito me esbaldei ao lado da mulher de minha mocidade que é minha esposa. E como desfrutava do verde daquelas montanhas!


Atualmente moro em Mangaratiba e posso me considerar um pouco friburguense, bem como carioca e juizforense, devido às experiências que tive em todos esses municípios como morador. Inclusive as dolorosas como aquela enchente de janeiro de 2011. 

Portanto, parabéns ao povo de Nova Friburgo! Quer sejam nativos ou pessoas que vieram para morar lá, adotando aquela saudosa terra como sendo deles. 

Grande abraço.

4 comentários:

  1. olá, rodrigo...

    como vai? grata pela sua visita e votos de melhoras das minhas mãos.

    E Núbia, como vai? passei pelo blog dela, mas não há novas publicações e ainda não respondeu às minhas palavras. temos tempo. Fico aguardando.

    Um post bem emotivo e descritivo, k gostei de ler. você está bem na foto.

    Parabéns a Nova Friburgo pelos 2000 anos de Fundação.

    bom final de semana e um abraço. beijinho pra núbia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU.

      Inicialmente obrigado pela visita.

      Realmente Núbia não tem dado muita atenção para o blogue dela ultimamente. Pensou em escrever algo sobre a comemoração do dia das mães, mas não fez. Vou lembrá-la de retornar lá.

      Nesta foto acima, feita com as máquinas antigas, eu deveria estar com meus 30 anos. Acho que foi n inverno de 2006. Tinha mais cabelo (rsrsrs).

      Desejo ótimo final de semana pra você também e volte sempre.

      Beijos.

      Excluir
  2. olá, Rodrigo!

    espero que estejam todos bem, nomeadamente Núbia.

    normalmente, o homem perde o cabelo, por vezes, até bem cedo. creio k isso tenha a ver com questão hormonal e até genética. seu sorriso oculta a pouquinha falta de cabelo por cima e quem o ama, o ama, desse jeito, na mesma e desse jeito.

    Quero fazer uma correção no meu primeiro comentário nesse post e que e k é a seguinte: Nova Friburgo foi fundada há 200(duzentos anos) e não 2000, como por lapso, escrevi. Sorry!

    Deixei comentário, tb, no post anterior a esse.

    Um big abraço, beijinho para Núbia e um excelente fim de semana. Você k gosta de fresquinho, ele está chegando. Eu adoro calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, CEU. Não podemos deixar de sorrir, não é mesmo?

      Percebi logo que havia digitado um zero a mais em seu comentário. Pois,realmente, há dois mil anos, nem Brasil e acho que Portugal também ainda não tinham sido criados. E como os índios brasileiros não tinham a escrita, nada sabemos acerca do que possa ter sido dessa e de outras regiões antes da chegada do homem branco. E, no caso de Nova Friburgo, embora a sua fundação tenha se dado em 1818 pela chegada dos primeiros imigrantes suíços que D. João VI trouxera para lá, havia já umas poucas propriedades rurais, havendo até poucos registros na cidade sobre a presença de índios mas que, certamente, já estavam lá antes dos brancos, mesmo que num quantitativo menor do que nas terras da baixada litorânea ou do Vale do Paraíba do Sul.

      Quanto ao clima, desta vez o frio está começando a chegar, mas não caem muito as temperaturas cá no litoral. Talvez seja o inverno que prefira se comparado com Portugal nos meses de novembro a março. Pois nós, mesmo em julho, temos apenas alguns dias frios.

      Um abraço e volte sempre!

      Excluir