Páginas

sábado, 19 de maio de 2018

Sobre o provável cenário da última pesquisa CNT/MDA para presidente



Refletindo sobre os números da pesquisa presidencial divulgada na última segunda-feira (14/05), vejo que as eleições deste ano deverão ser mesmo focadas na conquista dos votos em branco, nulos e indecisos que, somados, chegam a 45%. 

Claro que esse percentual irá diminuir quando a campanha tiver começado. Porém, os números apurados nos mostram um quadro de imprevisibilidade e de incerteza sobre quem deverá disputar o segundo turno contra Bolsonaro (PSL). 

A meu ver, vencerá o que melhor for capaz de conquistar os votos de quem está hoje indefinido, inclusive dos eleitores que antes pretendiam apoiar Lula já que o ex-presidente, mesmo na hipótese de sair da cadeia para um cárcere domiciliar, não conseguirá registrar a sua candidatura por causa dos impedimentos da Lei da Ficha Limpa. Quem segue o petista preso não necessariamente irá votar em Haddad ou em outro nome do seu partido. 

Assim sendo, fica então no ar a pergunta se Ciro Gomes herdará mesmo os votos de Lula por ser o esquerdista de maior chance? 

Outra indagação importante diz respeito ao perfil do eleitor indeciso no sentido deste identificar-se com os possíveis candidatos. Logo, creio que os trabalhos de marketing político deverão ser de grande importância nesse pleito.

Vamos acompanhar pra ver... 

Ótimo final de sábado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário