Páginas

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Um ano com muitos feriados



Olá, meus amigos.

Como se pode ver, 2018 acabou de começar. Neste momento, os últimos raios de luz do dia vão se despedindo por aqui em Mangaratiba e a outra parte do mundo já se encontra em 02/01 preparando-se para mais uma manhã de trabalho, ou já em pleno batente.

Mas como o brasileiro não é muito chegado a trabalhar, eis que, neste aspecto, o novo ano promete ser suave com 09 (nove) feriados nacionais (incluindo-se o Carnaval) e 05 (cinco) pontos facultativos. Isso sem contar os feriados estaduais e municipais, como o do Dia da Consciência Negra em 20/11, e aniversários das cidades.

Observando o calendário e o que dizem tanto a Lei n.º 10.607/2002 quando a de n.º 6.802/1980, assim como o costume de se conceder folga automática na terça-feira de Carnaval, o que não está previsto legalmente, eis que somente dois feriados cairão no fim de semana. Quatro serão em sexta-feiras e dois em segundas-feiras. Cinco datas de folga cairão em terças ou quinta-feiras, quando a maioria resolve por sua própria conta "enforcar" o dia útil seguinte ou antecedente. Senão vejamos a lista:

- 30 de dezembro a 1º de janeiro (sábado a segunda): Confraternização Universal é dia 1º

- 30, 31 de março e 1º de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo será dia 30

- 21 de abril (sábado): Tiradentes

- 28 de abril a 1º de maio (sábado a terça): Dia Mundial do Trabalho será dia 1º

- 7 , 8 e 9 de setembro (sexta a domingo): Independência do Brasil será dia 7

- 12 , 13 e 14 de outubro (sexta a domingo): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) será dia 12

- 2, 3 e 4 de novembro (sexta a domingo): Finados será dia 2

- 15 a 18 de novembro (quinta a domingo): Proclamação da República será dia 15

- 22 a 25 de dezembro (sábado a terça): Natal será dia 25

Outra data que, embora não seja mais feriado nacional e poucos sabem disto, mas que o brasileiro ainda a comemora (ou usufrui), trata-se de Corpus Christi que neste ano será dia 31 de maio. Ou seja, de 31/05 a 03/06 (quinta a domingo), teremos outra grande folga.

Considerando que Corpus Christi não seja mais um feriado nacional e que muitas empresas privadas conhecedoras deste detalhe insistem em negar folga aos seus empregados (ou lhes descontar do salário), considero recomendável que os legisladores municipais e estaduais tomem a iniciativa de reconhecê-lo. E foi o que fez a Câmara Municipal de Mangaratiba aprovando a recente Lei n.º 1.087, de 18 de outubro de 2017

Além disso, não poderemos nos esquecer de dois eventos que ajudam a parar o país: as eleições em outubro e o Mundial de 2018 na Rússia entre os meses de junho e julho. Lembrando que, no Carnaval, é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira, bem como até às 14 horas da quarta-feira, sendo que muitos "matam" a semana inteira. E, como tudo indica que a seleção do Tite demonstra um forte potencial para como sempre se classificar e ir bem na fase eliminatória, teremos muito futebol e samba por aqui no meio do ano...

Mas vamos que vamos. É mais um ano que se inicia e temos diante de nós o desafio de tornarmos a nossa realidade um pouco melhor em nossa volta com cada um assumindo a sua responsabilidade e procurando fazer o bem. Por isso, mesmo sendo realista acerca dos eventos que nos aguardam pelos próximos 364 dias, não deixo de desejar a todos um feliz 2018.



Forte abraço pra todos vocês!


OBS: Calendário acima recebido de um amigo contador, Dr. Alcir Leite Gomes, e que também é integrante da ONG Mangaratiba Cidade Transparente da qual faço parte como membro fundador.

3 comentários:

  1. Só para lembrar, a seleção brasileira está no grupo E e jogará nos dias 17 (domingo), 22 (sexta às 09 horas) e 27 (quarta às 15 horas), respectivamente contra os times da Suíça, Costa Rica e da Sérvia. Se passar na primeira colocação, jogará contra o segundo do grupo F em 02/07 (segunda às 11 horas) pelas oitavas, ou no dia 03/07, no mesmo horário, classificando-se na segunda colocação. Prosseguindo, as quartas poderão ser dia 06/07 (15 horas), para a hipótese de classificar-se em primeiro no grupo E e passar pelas outavas, ou no sábado (07/07). As semifinais ocorrerão dias 10 e 11 de julho, respectivamente numa terça e numa quarta, sempre às 15 horas. E a final assim como a disputa pelo terceiro ligar cairão num final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Fazer o quê? São nossos representantes que assim fazem e agem, dando origem a um bando de ociosos e mendigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Toninho.

      Pelo menos, em outubro, espero estar contribuindo para uma mudança neste país, apesar de ser realista e saber que o povo brasileiro continua escolhendo mal seus representantes.

      Feliz 2018, amigo! Tudo de bom e obrigado pela visita com comentários.

      Excluir