Páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Ninguém pode estar acima da Lei



Conforme comentei ontem (24/01) em meu perfil no sítio de relacionamentos Facebook, acredito que foi feita justiça no histórico julgamento do ex-presidente Lula pela segunda instância judicial da Justiça Federal. 

Sem dúvida, foi uma importante vitória na luta que o nosso país trava arduamente contra a corrupção em que, desta vez, os nossos magistrados precisaram julgar o caso de um líder popular. Pois, apesar de estimado por uma boa parcela da população e ter ocupado a cadeira número 1 do Brasil, Lula errou. Logo, deve responder pelos seus atos. 

Não tenho muito o que escrever neste momento, senão parabenizar aos nobres desembargadores do Egrégio TRF-4 e também ao juiz de primeira instância, Dr. Sérgio Moro, pela coragem e pela conduta imparcial que tiveram diante do julgamento. E acredito que todos esses magistrados tiveram que conviver com uma enorme pressão na condução do processo.

A meu ver, quer as pessoas concordem ou não com a decisão da Justiça, há que se respeitar. É um direito dos advogados de Lula recorrer aos tribunais superiores e também ao próprio TRF-4 por meio de embargos declaratórios. Porém, tanto o ex-presidente quanto o seu partido devem ter um mínimo de ética em acatarem as determinações da sessão de ontem e, deste modo, não insistirem no registro de uma candidatura que, por sua vez, não preencherá as condições exigidas pela Lei da Ficha Limpa.

Assim como em relação a Lula, desejo que os corruptos de todas as legendas e ideologias políticas (se é que essa gente tem alguma) venham a responder perante a Justiça. E torço para que haja uma mudança decisiva na legislação brasileira quanto ao foro privilegiado. Pois, afinal, ninguém pode estar acima da Lei. Mesmo um ex-presidente da República.

6 comentários:

  1. O Lula está tramado.. Hehehe

    Beijoos.
    Espero por uma visita, quiçá! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anjinha.

      Obrigado por sua leitura e comentários.

      Verdade é que a partir de agora a pretensa candidatura do Lula já não tem mais confiabilidade.

      Abraços e espero, em breve, retribuir a visita.

      Volte sempre que desejar.

      Excluir
  2. Gostei muito dos sensatos posicionamentos da Rede Sustentabilidade acerca do julgamento do Lula, conforme li na internet:

    "A REDE acompanha com muita apreensão o clima de hostilidade que se forma em torno do julgamento do ex-presidente Lula e orienta seus filiados a manifestarem suas opiniões de maneira pacífica – esperando que a sociedade brasileira também o faça. A direção nacional da REDE tem manifestado apoio às investigações da operação Lava Jato por entender que são necessárias para o aprimoramento da democracia no Brasil.

    A REDE irá respeitar o resultado do julgamento pelo Tribunal Regional Federal – 4ª Região e lembra que o sistema judiciário possui seus próprios mecanismos de revisão de decisões que devem seguir critérios técnicos, independente da conjuntura política.

    Todos são iguais perante a lei e essa é a base do regime democrático em qualquer lugar do mundo. Por isso a REDE também tem defendido o fim do foro privilegiado, que dificulta o julgamento dos políticos investigados por corrupção e cria duas categorias de cidadãos."

    Fonte: https://redesustentabilidade.org.br/2018/01/23/nota-da-rede-sobre-o-julgamento-do-ex-presidente-lula/

    ResponderExcluir
  3. Será que não vai haver recandidatura ou candidatura? É que na Politica o que é é mentira amanhá é verdade.
    .
    Cumprimentos de Portugal
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Nuno. Ele ele confirmou a sua pré-candidatura à Presidência sendo provável que o partido dele aprovará e irá tentar o registro no período próprio. Problema é que o protocolo aceita tudo e os trâmites processuais permitem que o nome e a foto do candidato impugnado apareçam na urna eletrônica caso haja o recurso do indeferimento. Se, nessas condições, Lula conseguir mais de 50% dos votos, as eleições serão anuladas e a Justiça Eleitoral terá que mandar fazer outra. No entanto, a pretensa candidatura também serve de blefe para obtenção de apoio popular e transferência para outro candidato com afinidade.

      Excluir
    2. Em tempo! Obrigado pela visita e comentários. Volte sem,pre que desejar. Abraços.

      Excluir