Páginas

domingo, 8 de outubro de 2017

Força aí, Janaúba!



A semana que passou colocou uma das cidades mineiras nas páginas das tragédias mundiais. Foi quando, no dia 05/10, o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, resolveu atear fogo numa creche onde havia trabalhado na cidade de Janaúba, provocando a morte de oito crianças e de uma professora, além de deixar 41 feridos, muitos deles em estado grave. Segundo informa o portal de notícias do G1,

"O vigia do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no Bairro Rio Novo, jogou álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. No momento do incidente, havia 75 crianças e 17 funcionários na escola. Damião chegou a ser internado, mas morreu horas depois. Ele foi enterrado na tarde de sexta-feira (6) em uma cerimônia discreta, sem familiares nem amigos. Estavam presentes apenas os funcionários da funerária. O enterro do autor do ataque aconteceu no mesmo dia do funeral da professora Helley Abreu Batista, que, segundo a polícia, morreu depois de salvar diversas crianças após lutar com Damião. Antes do enterro, o corpo da professora circulou em cortejo pelas ruas da cidade." - extraído de https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/vinte-e-tres-criancas-ja-receberam-alta-medica-apos-incendio-criminoso-em-janauba.ghtml 

Cerca de 24 vítimas do ataque ainda seguem hospitalizadas, mas algumas já começaram a receber alta médica. Até o momento, a cidade encontra-se em estado de choque de modo que os trabalhadores da saúde mental do Município estão todos mobilizados prestando acolhimento aos familiares e à população afetada pela tragédia, conforme diz uma nota oficial da própria Prefeitura.

Sinceramente, não há palavras para se descrever tamanha maldade contra crianças indefesas de apenas quatro anos de idade, assim como faltam elogios quanto à atitude corajosa da professora Helley que deu a sua própria vida para tentar salvar a de seus alunos. E, neste domingo (08/10), o presidente Michel Temer concedeu à professora a Ordem Nacional do Mérito, homenagem dedicada às pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao país e à sociedade brasileira.

Para não aumentar o sofrimento dos familiares das vítimas, optei por não postar fotos, preferindo ilustrar o artigo com um banner da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. E o que se pode fazer neste momento tão doloroso, ocorrido pouco depois do massacre de Las Vegas, é de algum modo prestarmos a nossa solidariedade ao povo de Janaúba para que as pessoas de lá consigam superar essa trágica fatalidade.

Força aí, Janaúba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário