Páginas

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Mais uma estupidez trumpista



Depois dos EUA anunciarem sua retirada da UNESCO, bem como também fizeram do Tratado da Parceria Transpacífica (TPP) e do Acordo de Paris, eis que me deparo hoje, nesta sexta-feira 13, com mais outra trampolinagem de Donald Trump. Em seu discurso feito na Casa Branca, o presidente americano decidiu não certificar o acordo nuclear com o Irã, confirmando as previsões de analistas e da imprensa sobre a nova estratégia dos Estados Unidos em relação ao país islâmico.

Embora o ato de hoje não signifique que os EUA estejam fora do pacto ou que as sanções ao Irã, suspensas há dois anos, voltarão a ser impostas imediatamente, existe a real possibilidade de que o Congresso de lá resolva retomar as sanções, modificar a legislação ou não fazer nada. E, na hipótese de reimporem as sanções ao país do Oriente Médio, aí sim encerraria automaticamente a participação dos Estados Unidos no pacto celebrado por Obama em 2015.

Sinceramente, é lamentável estarmos assistindo a esse retrocesso no mundo comandado pela maior super potência mundial onde mais uma vez a Casa Branca tenta ver ameaça aonde não existe a exemplo do que foi a condenável invasão do Iraque em 2003. Até porque o atual governante iraniano tem se mostrado um homem sensato e que busca a paz. Um líder que é totalmente o oposto de seu antecessor.

Como toda ação costuma produzir uma reação, a conduta dos EUA pode acabar instigando que cada país no mundo queira ter a sua bomba atômica e a fabricar mísseis de longo alcance a exemplo do que vem feito a Coréia do Norte. Aliás, o presidente americano não tem conseguido até o momento lidar com a ditadura mais fechada do planeta ao mostrar uma face contrária a um diálogo aberto e construtivo com Kim Jong-un.

Felizmente, Trump está isolado acerca da questão iraniana. Rússia, China, França, Alemanha e até a Inglaterra têm advertido os Estados Unidos sobre as consequências danosas e imprevisíveis de se mudar aquilo que fora acordado. E, segundo a análise de Helio Gurovitz, publicada hoje no portal de notícias do G1, o posicionamento do presidente dos EUA poderá ter consequências muito piores do que o desprezo pelos organismos internacionais que ele ve,m demonstrando:

"O acordo com o Irã tem uma característica que o distingue dos demais pactos internacionais desdenhados por Trump: tem importância não apenas para o frágil equilíbrio no Oriente Médio, mas para a estabilidade nuclear global, já ameaçada pela Coreia do Norte.
A rede de televisão NBC relatou recentemente que Trump está incomodado com o tamanho do arsenal nuclear americano, que considera insuficiente para deter a ameaça norte-coreana. Gostaria de multiplicá-lo por dez. A ruptura do acordo com o Irã poderia lhe oferecer o pretexto necessário para voltar a investir no acúmulo de armas atômicas."

Espero que não haja resposta recíproca dos iranianos e que o Congresso dos Estados Unidos desconsidere a conduta insana cometida hoje por Donald Trump. Senão, talvez veremos em breve um novo Mahmoud Ahmadinejad a representar o país dos aiatolás com suas ofensas e ameaças, descongelando o programa nuclear iraniano. 

Mais do que nunca, a paz do mundo depende de uma diplomacia franca e construtiva de modo que as nações precisam urgentemente de líderes sábios e moderados nas suas ações.

Ótimo final de semana a todos!


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídas a Kevin Lamarque/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário