Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Viva o "Outubro Rosa"!




Nem todo mundo sabe o que significa o Outubro Rosa, mas se trata de uma importante campanha de de saúde celebrada em todo o planeta. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Tal movimento teria se iniciado nos EUA onde vários estados promoviam ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou ao exame de mamografia no mês de outubro. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, a iluminação de monumentos, de prédios públicos, de pontes, teatros e etc.

Assim, o Outubro Rosa foi se expandido cada vez até que o Congresso Americano tornou o mês uma época de prevenção da referida enfermidade. E não demorou muito para a popularidade da campanha alcançar o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa.

Atualmente, no Brasil, o Outubro Rosa já faz parte do calendário oficial de muitas das nossas cidades. Já existem inúmeras normas locais ou projetos de lei nas Câmaras Municipais tratando do assunto, assim como outros de abrangência regional nas Assembleias Legislativas. E, a nível nacional, houve o PL n.º 6621/2013 de autoria da então deputada Sandra Rosado (PSB/RN). Porém, a proposição foi arquivada em 31/01/2015 nos termos do artigo 105 do Regimento Interno da Câmara Federal.

Sem dúvida que é importante prevenir. Afinal, estamos falando de um câncer que é curável, desde que diagnosticado em suas fases iniciais. Mas para tanto, é preciso que a paciente tenha uma assistência de qualidade e oportuna, o que tem faltado em muitas cidades brasileiras. Aliás, aqui mesmo em Mangaratiba, as pessoas costumam indagar por que as mulheres usuárias do SUS têm que fazer o exame de mamografia em outros municípios. Hoje mesmo, no Facebook, um conselheiro da saúde, sr. Paulo Fabrício Nigro, expôs num comentário a sua insatisfação pelo não funcionamento do mamógrafo do nosso hospital:

"Vamos obrigar que o mamógrafo volte a funcionar em Mangaratiba. Tinha sido dado baixa e enviado para ser desmontado em uma empresa tendo em vista a ampola radioativa. Mas conseguimos evitar o sucateamento e obrigamos o retorno para o hospital. Amanha uma comissão que foi criada no Conselho de saúde começa a avaliar toda a situação."

Passadas as eleições municipais de primeiro turno (só algumas cidades maiores terão o segundo), é preciso que a população se mobilize e faça do Outubro Rosa um momento de reivindicações e protestos. Diante de tantos absurdos ocorrendo nos serviços de saúde, o povo brasileiro deve ir às ruas expor a sua indignação cobrando dos gestores atuais (e dos eleitos) um posicionamento urgente, cabendo aos vereadores entrarem na luta defendendo as mulheres.

Fiscalizemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário