Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29/02: um dia a mais em nossas vidas



"Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria." (Salmos 90:12; NVI)

O ano bissexto, no qual é acrescentado um dia extra no final de fevereiro, costuma despertar algumas curiosidades, mitos e tradições entre os povos que seguem o calendário solar gregoriano. Sua motivação existe por razões astronômicas para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol. 

O que ocorre é que o nosso planeta leva aproximadamente 365,2422 dias solares para completar a sua volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum, por convenção, tem 365 dias solares. Logo, a cada ano, sobram, aproximadamente, quase seis horas (mais precisamente 5h:48m:46s que corresponde a 0,2422 dia). E, devido a isto, as horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 vezes 6h = 1 dia) de quatro em quatro anos.

Assim sendo, são bissextos todos os anos múltiplos de 400 (por exemplo: 1600, 2000, 2400, 2800..) bem com o todos os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100 (ex: 1996, 2004, 2008, 2012, 2016…). E, por exclusão, não são bissextos todos os demais anos. Ou então, para facilitar ainda mais a vida de quem detesta Matemática, basta prestar a atenção nos dois maiores eventos esportivos que ocorrem alternadamente nos anos pares: quando houver Olimpíadas será bissexto enquanto que, nos anos de Copa do Mundo, não.

Deixando de lado essa contagem meramente numérica. bem como as convenções adotadas, prefiro introduzir uma reflexão mais profunda a partir do sentimento de que hoje, 29/02/2016, simplesmente ganhamos um dia extra nas nossas vidas. Ou seja, embora se trate de uma segunda-feira de compromissos e trabalho, fomos presenteados com vinte e quatro horas a mais. E aí que tal sairmos um pouco da rotina, encarando os afazeres do cotidiano com outra perspectiva? Ou o que você acha de parar um pouquinho para repensar suas condutas habituais, seus planos de vida, sonhos, interesses e valores?

Inegavelmente, todas as manhãs os raios solares nos proporcionam um dia extra em nossa existência terrena. Cada alvorecer constitui uma nova oportunidade de aprendizado, de fazermos as coisas um pouquinho melhor. Mas o que você faria hoje se estivesse com a vida contada, tipo, se o seu médico, após ler o resultado de um exame, lhe desse muito pouco tempo para viver? Como significaria os instantes finais que lhe restam?

Há quem prefira nem pensar a respeito, porém considero sábio e prudente a tomada da consciência de que a nossa passagem por aqui é breve, o tempo voa e somos surpreendidos pelos acontecimentos. A cada minuto, morremos, mas também podemos fazer de cada momento uma eternidade. Podemos encontrar um propósito relevante para as nossas ações e descobrirmos qual o papel que temos nesse mundo dentro das relações estabelecidas.

Considerando que os anos bissextos no Brasil coincidem não só com os jogos olímpicos mas também com as eleições municipais, proponho aí outra reflexão. Que tal pensarmos um pouquinho sobre como anda a gestão das nossas cidades? A política no município onde vivemos ou votamos é satisfatória? Será que não está na hora de mudarmos os atuais prefeitos e vereadores colocando sangue novo no poder?

Portanto, deixo cada qual com seus botões, como diz uma antiga expressão idiomática que figura o intimo pessoal do indivíduo. Sem mais nada a dizer, pois é o próprio ser humano que elabora suas conclusões acerca da vida que lhe é dada, resta-me desejar a todos o meu Carpe Diem (aproveitemos o tempo presente). 


OBS: Imagem extraída de http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/datas-especiais/por-que-2012-e-um-ano-bissexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário