Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Um evento que poderá marcar Muriqui e Mangaratiba...




Estou contando as horas para o início do festival de jazz e blues previsto para ocorrer neste final de semana aqui em Muriqui, 4º Distrito de Mangaratiba, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro. Apesar da saúde e os serviços públicos em geral andarem tão mal neste Município, ao menos assistiremos um evento de qualidade. Se está sendo apropriado ou não, agora não seria motivo para questionamentos. E, pelo que sei, o show já estava sendo articulado há um tempão desde a gestão passada quando o Sr. Roberto Monsores era o secretário de turismo do (des)governo Capixaba. Aliás, umas das poucas secretarias que, a meu ver, trabalhava bem na Prefeitura.

Mas por que irei reclamar disso agora?! Sou da oposição, trabalhei contra o Capixaba e agora denuncio as covardias do atual governo Ruy. Porém, torço por Mangaratiba e encaro o festival de jazz e blues como uma grande oportunidade para o Município se promover internacionalmente assim como se tornou a Copa do Mundo para o Brasil em 2014 e os jogos olímpicos para o Rio de Janeiro em 2016. Foi um absurdo gasto a construção desses estádios (até hoje não entendo por que fizeram um novo Maracanã), mas, depois que a grana já tinha saído dos cofres públicos, o melhor que podíamos fazer em meados do ano passado era torcer para seleção e nunca pela Alemanha...

Uns na cidade vão me agradecer por estar divulgando o show de blues e outros me criticarão. Só que não estou nem aí para o que pensam ou falem de mim. Quero mesmo é que o festival aconteça, seja um sucesso, a chuva passe logo, Muriqui lote de turistas e eu venda bastante sorvetes da Moleka para complementar a minha renda familiar. E, independente disso, meu desejo é valorizar o lugar onde vivo!

Na página de um outro blogueiro, o escritor assim postou sobre o evento no artigo MANGARATIBA JAZZ & BLUES FESTIVAL

"Não estou acreditando que isto vai acontecer. Pela primeira vez na história, Mangaratiba terá um evento que vai me forçar a assisti-lo. 
De 23 a 25 de outubro, está programado o Mangaratiba Jazz e Blues com grandes nomes do jazz e blues nacional e internacional. E será - será mesmo? - em Muriqui, bem pertinho do meu retiro.
Entre as atrações, o sexteto do americano Delfeayo Marsalis, o saxofonista Leo Gandelman, a big band Big Time Orchestra, o americano José James, o guitarrista angolano Nuno Mindelis, o saxofonista Gary Brown, o blues man Marcos Ottaviano, a cantora Topsy Chapman & Solid Harmony, os blueseiros do Blues Etílicos, dentre outros. " (Extraído do blogue Mangaratiba na presente data)

Assim como o Sr. Lacerda, dono do referido blogue, também não estou acreditando. E posso não ser fã de jazz e nem de blues, mas quero ir lá na praia assistir. Posso gostar de ouvir louvores religiosos, mas por que deixaria de curtir uma boa música secular?! Posso não beber cerveja e menos ainda cachaça, mas não me sentiria na "roda dos escarnecedores" como muitos cristãos fanáticos consideram. Aliás, acho super saudável um crente se ligar em cultura, seja brasileira ou internacional.

Pois bem. Como este meu blogue é lido mais fora do Município do que dentro (motivo pelo qual criei o Propostas para uma Mangaratiba melhor só para tratar especificamente das questões locais/regionais), quero aproveitar esse espaço que tenho para fazer uma propaganda do festival. E por que não?! Afinal, sou um defensor do desenvolvimento do turismo como uma promissora atividade para a Costa Verde se desenvolver sustentavelmente já que não há condições de termos um parque industrial por aqui. E, sendo assim, as programações culturais, os passeios ecológicos, os circuitos gastronômicos, a frequência das praias e as atividades náuticas têm tudo a ver com a cidade. Portanto, sem mais o que escrever, vou direto compartilhar a programação que está no site do festival: 


Para quem não conhece Muriqui e nem Mangaratiba, é bem fácil de chegar aqui. Partindo do Rio, basta seguir pela Avenida Brasil e pegar a rodovia Rio-Santos. Passou o primeiro túnel, a entrada de Muriqui fica logo à esquerda. E, quem vier pela manhã ou à tarde no domingo (desde que esteja fazendo sol), provavelmente vai me encontrar vendendo picolé na praia. Por apenas R$ 2,50 você saboreia um delicioso sorvetinho!

Boa diversão a todos!

4 comentários:

  1. Genial e inteligente o seu posicionamento !
    Não podemos ser contra tudo !
    Tb não sou grande amante desse gênero musical, porém vou aproveitar a oportunidade para apreciar uma boa música !
    E vc poderia vender o sorvete mais em conta para os moradores ... 2,00 seria um bom preço ! Rsrsrsrsrsrs Forte abraço !

    ResponderExcluir
  2. Genial e inteligente o seu posicionamento !
    Não podemos ser contra tudo !
    Tb não sou grande amante desse gênero musical, porém vou aproveitar a oportunidade para apreciar uma boa música !
    E vc poderia vender o sorvete mais em conta para os moradores ... 2,00 seria um bom preço ! Rsrsrsrsrsrs Forte abraço !

    ResponderExcluir
  3. Eu fui, estava ótimo. Um show internacional de jazz e blues que reuniu um bom público de gente bonita e bem vestida. Alto nível. Se o evento ocorrer todos os anos, Mangaratiba poderá transformar-se na cidade do jazz e promover o verdadeiro turismo.
    Quando Paraty começou com a FLIP, também falavam que era melhor comprar papel higiênico para as escolas. Só queria saber o quê é que tem o cu com as calças.
    Não vi o Severo por lá. E olha que ele ocupa um bom espaço. A chuva de ontem não me deixou comparecer.

    ResponderExcluir
  4. Boa dia a todos!

    Acho que a cidade não soube se preparar à altura do evento.

    Também fui lá nos três dias (mesmo com aquela chuva de sábado), constatei que os shows foram de altíssimo nível assim como o bom público que recebemos aqui. Só que a divulgação dentro do ambiente físico de Muriqui foi muito mal feita pois os visitantes tinham dificuldades de chegar até o local do evento. Também deixamos a desejar com as opções do nosso comércio local. Poderíamos ter oferecido mercadorias de melhor qualidade... Nem ao menos há uma cafeteria em Muriqui pro turista tomar aquele expresso capaz de animar. Acho que as pousadas não deram conta, o que mostra o quanto precisamos também melhorar muito a nossa estrutura de hospedagem. Porém, como um primeiro evento, já foi um bom começo e que serve para mostrar que de fato podemos ter um turismo de qualidade em Mangaratiba. Se Paraty e Angra dão certo, por que com a gente não rolaria?!

    Um abraço.

    ResponderExcluir