Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Sentindo os efeitos das crises




Pela primeira vez começo a sentir fortemente os impactos da crise econômica em minhas vendas. Trabalhando com sorvete na praia de Muriqui desde 20/11/2012, fiquei perplexo com a retração do consumo durante o feriadão da Semana Santa, apesar de ter sido um começo de mês quando as pessoas, geralmente, estão recebendo seus pagamentos de salário ou benefício. Em março, meu movimento havia sido fraco por causa das chuvas, porém fez sol tanto na Sexta da Paixão quanto na manhã do Domingo de Páscoa. Só lá pelo final da tarde, na hora do jogo do Botafogo e Madureira que o tempo ficou ruim caindo aquela tempestade.

O fato é que, com o aumento da fatura de energia elétrica, o orçamento de muitas famílias ficou apertado. Eu mesmo ando enrolado para pagar minha conta da AMPLA que vence na sexta-feira (10/04). Sendo duas residências num só imóvel, o total deu R$ 268,30 (duzentos e sessenta e oito reais e trinta centavos), o que considero muito elevado porque não são tantos eletrodomésticos assim. Nem eu ou Núbia, assim como a sogra e a cunhada, as quais moram na parte da frente, somos perdulários quanto ao consumo. Simplesmente estamos todos sofrendo consequências dos propositais erros do governo que deveria ter investido em fontes renováveis de geração de energia e cuidado melhor do meio ambiente.

Da mesma maneira como eu ando em dificuldades com o orçamento doméstico, milhões de brasileiros também estão. E, com isto, coisas supérfluas como cosméticos, passeios, viagens e mesmo um picolé começam a ser evitadas. Até o gasto com cervejinha que faz muita gente esquecer da crise diminui! E foi o que um catador de material reciclável me contou este domingo, dizendo que estava encontrando menos latinhas na praia. Não que os banhistas tivessem tomado alguma consciência ecológica para não descartarem mais o lixo num local público, mas, sim, porque anda faltando dinheiro para consumir nos bares e quiosques.

Preocupo-me com a situação do país este ano. O problema energético deve durar até os reservatórios do Sudeste ficarem cheios novamente, mas há que se considerar também a desaceleração do crescimento que corre o risco de se tornar negativo, não havendo projeção de quando a economia do país irá novamente se aquecer com novos investimentos. Aliás, tenho notado a cada verão um aumento maior de vendedores ambulantes na localidade balneária onde vivo, o que significa haver menos gente trabalhando com carteira assinada por serem menores as oportunidades de emprego.

Apesar de tudo isso, ainda noto uma certa passividade do brasileiro. Mesmo com algumas manifestações ocorridas aqui e ali, a exemplo da que houve ontem sobre o Projeto de Lei n.º 4330/2004 (sobre terceirização de trabalhadores), creio que o cidadão na Europa teria reagido com mais prontidão diante de tantos descasos das nossas autoridades. Afinal, não é só uma crise econômica passageira! Trata-se também da falta de responsabilidade dos políticos nas três esferas estatais com governadores e prefeitos cometendo seus respectivos atos de improbidade, mais o dinheiro do contribuinte sendo desviado, empreiteiras envolvidas em escândalos de corrupção e a Petrobrás só afundando.

Como havia escrito no artigo de ontem, Memórias de um 7 de abril, ainda é prematuro para se falar num impeachment da presidenta Dilma, mas há indícios suficientes para que tanto ela como o Sr. Lula sejam investigados e responsabilizados já que o "petrolão" ocorreu na gestão do mandatário anterior. Logo, espero que o PT venha a ser penalizado no mínimo politicamente pelo povo que, a cada dois anos, torna-se o juiz dos fatos quando é obrigado a comparecer às urnas. Por isso, aguardo que o resultado nas eleições municipais de 2016 torne-se um reflexo dessa insatisfação na maioria das capitais dos estados com a derrota de candidatos do PT, PMDB e PP, os partidos mais envolvidos com a picaretagem na Petrobrás. E para tanto precisamos desde já construir alternativas nas nossas cidades visto não adiantar de nada uma troca do seis pela meia-dúzia.

Tenham uma ótima quarta-feira!


OBS: Imagem acima extraída de http://www.ebc.com.br/noticias/2015/02/procon-do-rio-notifica-ampla-prestar-esclarecimentos-sobre-falta-de-energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário