Páginas

sábado, 11 de abril de 2015

Como lidar com o envelhecimento ou a enfermidade de um ente querido?




"Tendo Isaque envelhecido, seus olhos ficaram tão fracos que ele já não podia enxergar." (Gênesis 27:1a; NVI)

Durante um tempo em nossas vidas, recebemos os cuidados dos nossos pais e os consideramos como verdadeiros super-heróis. Criamos a ilusão de que eles são seres imbatíveis e que estarão para sempre conosco nos protegendo das diversas situações difíceis da vida.

No entanto, o tempo passa e somos confrontados com a realidade de que os pais não são eternos (pelo menos nesta fase da nossa existência). Um dia eles envelhecem, tornam-se limitados para certas atividades diárias e necessitam ser amparados pelos descendentes de modo que o papel então se inverte.

É nestas horas que muitos filhos são surpreendidos por notícias acerca da saúde do genitor quando informados de algum acidente, doença ou problema relacionados aos pais. Há momentos em que custa a cair a ficha de que agora a mamãe já não é mais a mesma mulher encontrando-se sem forças para cozinhar, limpar a casa, fazer compras na rua, tomar o ônibus sozinha, etc. Às vezes a pessoa idosa já nem mais consegue atender um telefone corretamente, sofre quedas dentro de casa, fica desmemoriada ou formula a mesma pergunta feita uma hora atrás.

Quando coisas assim acontecem, cabe a nós simplesmente compreendermos e amarmos. Precisamos buscar forças em nosso interior e voltarmos os olhos para o Autor da Vida afim de superarmos todas as dores, inseguranças e sentimentos de tristezas que, na certa, tentarão se nos perturbar. Devemos em tais momentos lembrar de que todos estamos na Terra somente de passagem e que esta experiência é feita de estações em que nascemos numa alegre "primavera", alcançamos o auge da juventude num "verão", tornamo-nos pessoas maduras no nosso "outono" e iremos nos despedir daqui no "inverno". Só que, apesar da inevitável partida que cedo ou tarde ocorre, tudo continua com novas primaveras e invernos se sucedendo pelas gerações seguintes.

Independente de qual momento estamos vivendo hoje, o importante é que possamos aprender a liberar o amor colocado por Deus dentro dos nossos corações. Cuidar de um ente querido idoso e enfermo pode ser uma oportunidade e tanto de aprendizado/conhecimento (tanto do outro como de nós mesmos). Coisas que os pais jamais disseram aos filhos são reveladas apenas nessas horas e, talvez, uma bela amizade venha a surgir entre os dois.

Caro leitor, seja qual for a situação que esteja atravessando, vá em frente. Pode ser até que o momento esteja sendo exaustivo para você e que necessite contratar os serviços de um cuidador para auxiliá-lo(a). Porém, não importa o tempo em que se dedica ao seu pai, mãe ou parente. De maneira nenhuma se culpe por eventuais falhas cometidas. Apenas não desista de oferecer o seu amor nas oportunidades que a vida lhe proporcionar.

Uma ótimo domingo a todos!


OBS: Foto acima extraída de um site do governo do Rio de Janeiro onde a Secretaria de Estado de Saúde noticiou informações sobre cursos para cuidadores, conforme consta em http://www.rj.gov.br/web/ses/exibeconteudo?article-id=1305933

Nenhum comentário:

Postar um comentário