Páginas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O bom exemplo do Japão




Os japoneses podem nem se classificar para a próxima fase do Mundial, mas eles têm muito a ensinar para a torcida pentacampeã de futebol.

Conforme noticiou amplamente a imprensa, os torcedores nipônicos foram flagrados com sacos de lixo recolhendo os resíduos dos próprios produtos que consumiram na Arena Pernambuco. Após o jogo de estréia com a Costa do Marfim, em que o Japão perdeu de virada por 2 x 1, cada um fez questão de limpar a área aonde sentaram para assistir a partida, dando um belo exemplo de educação e de civilidade. E tal ato se repetiu dias depois no empate com a Grécia.

Acontece que esse é um hábito que os japoneses já praticam desde criança no país onde vivem, deixando o ambiente da sala de aula sempre limpo nas escolas em que estudam. E, quando vão aos estádios e a outros locais de uso coletivo, fazem o mesmo.

Ora, houve brasileiro que se sentiu surpreso com as atitudes dos japoneses já que muitos aqui não se esforçam nem um pouco por recolher o próprio lixo. Eu mesmo, quando caminho pela praia de Muriqui, balneário onde moro no litoral sul fluminense, fico perplexo ao ver tantos resíduos descartados na areia, vindo a poluir danosamente também os mares (o plástico tem sido causa da morte de muitas tartarugas aquáticas). E, quando viajo de trem, indo de Santa Cruz para a Central, na cidade do Rio de Janeiro, reparo como os vagões ficam imundos com as embalagens de diversos produtos comestíveis deixadas nos assentos ou pelo chão. Até nas modernas composições adquiridas pela concessionária SuperVia há passageiros que não respeitam o espaço!

O pior de tudo, meus amigos, é existir gente que tenha vergonha de recolher seu lixo. Não duvido que, em pleno século XXI, muitos brasileiros ainda pensem que, se pagam impostos, o governo tem mais que por varredores à disposição do povo...

Mas será que não chegou a hora de começarmos a nos esforçar, mudando de mentalidade e saindo do comodismo?!

Que possamos aprender com esses turistas que vieram de longe, os quais aplaudo de pé. E, ainda que a Colômbia seja a favorita na partida desta terça-feira (24/06), sendo mais provável a classificação da Costa do Marfim, considero o Japão vitorioso pela louvável atitude que seus torcedores tiveram na Copa. Deixaram para nós um belo exemplo sobre o que é ser um país vitorioso de primeiro mundo, em que há valores muito mais importantes do que simplesmente acumular títulos no futebol.

Parabéns aos japoneses!


OBS: A foto acima foi divulgada em vários jornais do país, mostrando os japoneses recolhem o próprio lixo após jogo de sua seleção, mesmo depois da derrota de 2 x 1 para a Costa do Marfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário