Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Saborosos dias de outono




O mês que geralmente mais gosto costuma ser abril. É uma época que para mim tem sabor de doce. Afinal, além da achocolatada Páscoa e dos feriados, os quais concediam-me um alívio restaurador nos tempos de estudante, eis que tenho em minha família alguns aniversários: o de minha mãe (4), o meu (12) e o de Núbia (26). E, na escola, costumava haver ainda as festinhas de alguns colegas sendo que, por coincidência, sempre encontrava alguém nascido também no décimo-segundo dia.

Mas abril também me atrai por suas temperaturas amenas. O calorão do verão ainda não se foi totalmente, porém o ambiente ainda não está frio. Dá tranquilamente para andar de bermuda e chinelão pelas ruas. Se bobear, encaro até um banho frio. Pois, se fizer sol durante o dia, a água fica deliciosa à tardinha.

Nesse período pascal, tem feito dias agradáveis aqui em Muriqui/Mangaratiba. As profecias dos meteorologistas não se cumpriram conforme a intensidade por eles prevista de modo que as nuvens e o sol têm sabido compartilhar o mesmo espaço da atmosfera. Hoje mesmo está uma manhã de outono linda chamando-me para ir à praia. Praia esta que fica uns três quarteirões de casa e que tem sido o meu sustento financeiro desde novembro de 2012, ano quando vim morar aqui.

O movimento em abril, mesmo nesta junção de feriados de 2014 (no caso do Rio de Janeiro ainda teremos o de São Jorge quarta-feira), certamente não se compara com a temporada de verão. Não chego a vender nem a metade de um domingo ensolarado de janeiro, mas confesso que me sinto mais tranquilo podendo dividir as horas do dia com a família e o trabalho. E também não tenho sofrido mais com a terrível falta d'água ocorrida no verão e que foi a pior seca no Sudeste vista pelos meus olhos de 38 anos de idade (ler o artigo Sentindo os efeitos da falta d'água, de 24/02).

E assim vou caminhando um dia após o outro, procurando também contemplar a paisagem enquanto dou minhas passadas no tempo e no espaço. Pois uma das coisas que a vida tem tentado me ensinar seria justamente isso - que a nossa trajetória pode ser tão bela quanto o ponto de chegada. Aliás, na verdade, todo o percurso é saboroso como também são os gostosos dias outonais de abril no nosso hemisfério terrestre.


OBS: A ilustração acima refere-se ao quadro Outono (1875) do pintor e paisagista norte-americano Frederic Edwin Church (1826 – 1900) conforme extraído do acervo virtual da Wikipédia em http://en.wikipedia.org/wiki/File:Frederic_Edwin_Church_-_Autumn.jpg

3 comentários:

  1. Ontem, no final da tarde e de noite deu uma chuvinha gostosa. Eu já estava em casa. Deu tempo de recolher as roupas do varal, ler um livro, assistir o finalzinho da derrota do Botafogo para o São Paulo e ainda fazer umas pipocas na panela.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post, deu até para sentir o ventinho da sua cidade. Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana Maria.

    Obrigado por sua leitura e comentários.

    Aqui quando venta, venta mesmo. O sudoeste, que vem do oceano trazendo tempestade, não é brincadeira!

    Por esses dias, voltou a fazer um calorzinho, mas abril fechou com uns dias relativamente frios assustando um pouco.

    Daqui umas semanas, o litoral sul do RJ deve ter umas ondas de frio mais fortes. Nada comparável com a região serrana ou com o Rio Grande do Sul. Porém, quem vem do Rio de Janeiro para cá, dirigindo pela BR-101, nota alguma diferença em qualquer época do ano assim que passa pelo primeiro túnel da estrada.

    ResponderExcluir