Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

E os nossos aeroportos, hein?!




Nesta manhã, ao invés de vir direto para o computador, parei um pouco para assistir o Bom Dia Brasil, que é o mais longo telejornal da Rede Globo cuja programação vai ao ar por volta das sete e meia e dura cerca de uma hora. Enquanto os apresentadores exibiam as notícias, percebi que algumas delas eram direcionadas aos problemas dos aeroportos brasileiros, focadas principalmente na segurança das pistas de pouso/decolagem e também nos injustificáveis atrasos nas obras de ampliação dos terminais.

Acho lamentável que muitas dessas obras não deverão ser concluídas antes do Mundial em certas capitais sedes dos eventos esportivos, o que podemos considerar fruto da incompetência e da corrupção dos nossos gestores públicos. No caso de Fortaleza, a situação chega a ser vergonhosa com os materiais que seriam utilizados na reforma se deteriorando pela exposição às intempéries do ambiente. É o que consta também nesta notícia do G1, publicada na tarde de 08/04 na internet:

"Os pré-moldados das obras de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, estão sob as águas das chuvas que caíram recentemente na capital cearense. Com apenas 15,62% do projeto concluído, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a obra que deveria ser entregue em março de 2014 é a mais atrasada do país (...) Em janeiro deste ano, o Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco visitou as obras e constatou o atraso e pediu agilidade. Mas, de janeiro a abril, os trabalhos avançaram menos de 1%. Em nota, a Infraero esclareceu que a questão relativa ao atraso foi submetida à análise da diretoria jurídica da empresa que deve orientar sobre as providências que deverão ser tomadas. O aeroporto de Fortaleza aguarda a conclusão da instalação de uma estrutura provisória e improvisada avaliada em R$ 3,5 milhões, a montagem começou dia 2 e deve ficar pronta até 30 de abril. Enquanto os trabalhos não são retomados, estruturas, como os corredores sanfonados para embarque e desembarque de passageiros esperam ao relento e, de acordo com funcionários, alguns itens já estão comprometidos pela ferrugem." - o destaque em negrito é meu

No decorrer da edição de hoje do BDB, pude ouvir depois os comentários da Miriam Leitão sobre as baixas expectativas de crescimento da economia brasileira, bem abaixo da média mundial, em que, segundo ela, a causa se explicaria fato do país ter apostado mais no aumento do consumo do que em outras áreas. Então foi aí que comecei a refletir. Pois, além da carência de investimentos em infraestrutura (com obras se atrasando e dinheiro sendo desviado pelos governantes), falta ao nosso país fazer o seu dever de casa. Isto porque pouco se investe também nas áreas tecnológica e educacional, o que considero fundamental para qualquer nação prosperar de verdade caminhando com suas próprias pernas visto que não basta termos somente recursos naturais se não o sabemos utilizar agregando o devido valor à matéria prima.

Vale acrescentar também que, quando falamos em educação, deve-se incluir aí uma formação principiológica das nossas crianças e adolescentes, coisa que a escola em regra não fornece na atualidade. E, quando assistimos a tantos escândalos de corrupção, pergunto que exemplos de vida nossos jovens estão hoje recebendo das gerações mais velhas? Qual o referencial ético dessa garotada que nasceu após a promulgação da Carta Republicana de 1988? Pois tanto em conteúdo, quanto em termos de educação para a vida, a rede de ensino do país tem deixado a desejar.

Mas com esses e outros absurdos vindo à tona no corrente ano, não me conformo em saber por que Dilma e tantos outros governadores que concorrem à reeleição continuam sendo cotados em primeiro lugar nas pesquisas de opinião pública. Será que depois dessa última roubalheira da PETROBRÁS, em que mais de um bilhão foi torrado na compra de uma refinaria falida nos Estados Unidos, o eleitor brasileiro ainda acha que a presidenta é a melhor opção para o Brasil?!

Estão nas nossas mãos o destino do país. Os jogos da Copa vão passar e meses depois estaremos comparecendo obrigatoriamente às urnas afim de escolhermos nossos próximos governantes e legisladores. Cabe então a cada um, na hora de apertar o botão da maquinha, ter em sua memória as lembranças de todos esses fatos, não se esquecendo dos pacientes sofrendo nos hospitais públicos, dos trens e ônibus lotados, bem como de inúmeros outros descasos que todos os dias presenciamos sem que a TV precise mostrar.


OBS: Foto acima extraída da Agência Brasil de Notícias com atribuição de autoria a Marcelo Camargo.

2 comentários:

  1. É uma vergonha!
    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    N'Ele,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmã.

      Paz e graça!

      Obrigado pela leitura e comentários, bem como pelos convites para conhecer esses blogues, sendo que já entrei na sua página outras vezes.

      Vale lembrar que nós, como membros do Corpo de Cristo, devemos ter sempre em mente do chamado para sermos "sal da terra" e "luz do mundo" e daí o papel da Igreja quanto à organização da sociedade. Mais do que nunca, é preciso influenciar a política deste país com os valores cristãos porque a corrupção tá demais.

      Um abraço.

      Excluir