Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Seja bem vindo, papa Francisco!



Mesmo não sendo seguidor do catolicismo romano, estou feliz com a vinda do papa Francisco I ao Brasil nesta segunda-feira (22/07). O líder do maior grupo cristão do planeta chegou num momento bem oportuno e desejo que transmita uma mensagem de paz e de tolerância para o coração de todos. Algo que o nosso país tanto precisa ouvir no atual momento de reorganização da vida nacional após os confusos protestos de junho.

Minha expectativa é que Francisco volte o seu discurso para o social e inspire os jovens a construírem um futuro amoroso de justiça. O Brasil precisa muito de uma motivação capaz de levar o nosso povo a um direcionamento positivo. Algo que se relaciona intimamente com o resgate de uma cidadania baseada na disposição de dialogar e de trabalhar com vontade.

A juventude tem força e um enorme potencial para transformar o mundo. Lendo as Escrituras Sagradas podemos encontrar a seguinte passagem de encorajamento na primeira epístola de João:

"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno" (1João 2:14c; ARA)

Sem dúvida que há males no mundo a serem vencidos. É o que devemos fazer cotidianamente. Para tanto, o jovem precisa reconhecer a si mesmo como sendo forte em Cristo e ter a Palavra do Senhor arraigada no seu interior. Não pode permitir que o amor pelo mundo, ou pelas coisas do mundo, o enfraqueçam, mas, sim, manter em si o foco espiritual que é o amor do Pai.

"Cristo bota fé nos jovens", assim afirmou o papa durante sua recepção no Palácio da Guanabara, reconhecendo o valor da juventude:

"(...) A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço; tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos (...)"

Assim, mais do que nunca é preciso investir na nova geração. São esses rapazes e moças, nascidos na última década do século XX, que desejamos ver brilhar. Muitos estão nesta Jornada Mundial da Juventude, ou seguindo outra orientação religiosa, seja cristã ou não. Outros, contudo, permanecem na alienação espiritual. Por isso, a transmissão de bons valores faz-se necessária para que a juventude caminhe e faça diferença com fé.


OBS: Foto acima sobre o discurso do papa no Palácio da Guanabara, Rio de Janeiro, durante a cerimônia de boas-vindas. Foi extraída do site da Agência Brasil com atribuição de créditos autorais a Tânia Rego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário