Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Prefeitura do Rio dá informações desatualizadas ao turista e fecha a Casa de Banho de D. João aos domingos



Como muitos dos meus leitores podem acompanhar pelas anteriores postagens deste ano, tenho investido boa parte do meu tempo para conhecer com profundidade o Rio de Janeiro, cidade onde estou morando desde meados de dezembro. Inegavelmente tenho aproveitado intensamente meu tempo, visitando lugares históricos fantásticos, passeando em museus museus, parques ecológicos e colorindo os meus dias com novidades. Só que nem sempre as coisas correm da maneira esperada.

Neste domingo (10/06), tive uma frustrante experiência quando resolvi conhecer a antiga Casa de Banhos de D. João VI (hoje Museu da Limpeza Urbana), situada na Praia do Caju, n.º 385, num bairro histórico da região central da Cidade Maravilhosa. Fui à estação de metrô de São Cristóvão e de lá tomei um táxi em frente à Quinta da Boa Vista, estando acompanhado por minha esposa Núbia e pela minha tia Giselle, ambas na expectativa de conhecerem o lugar. Também marquei uma encontro pela internet com outras pessoas. Porém, ao chegar no ponto de destino, as portas do velho casarão estavam fechadas!

Antes disso, confesso que acessei o site da Prefeitura/Comlurb para obter informações acerca dos dias e horários de funcionamento e vejam quais foram as informações encontradas:

Visite o museu e conheça a história da limpeza

Vamos resgatar a memória do Caju e conhecer a história da Limpeza Urbana na Cidade do Rio de Janeiro. O Museu mantém as portas para o público, de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00 horas. E nos sábados e domingos, o funcionamento é das 13:00 às 17:00 horas. Entrada franca.

Trata-se de um local ideal para o lazer de toda família, pois dispõe de uma área verde, play-ground, tanque de areia, teatro ao ar livre, fraldário, bebedouro e sanitários.


(acesso à página http://comlurb.rio.rj.gov.br/emp_museu.htm feito dia 10/06/2012)

Quanta irresponsabilidade, senhor prefeito!

Mas foi devido a este episódio decepcionante que pude verificar o relaxamento da atual gestão da Prefeitura quanto às informações sobre os turísticos. Tendo ido hoje lá por volta das 15 horas e encontrado o espaço fechado ao público, pude constatar uma situação que servirá de alerta para o turista e também para fins de reivindicação para a comunidade local.

Pois bem. Se o museu está sendo fechado aos domingos e a Prefeitura nem ao menos teve o trabalho de atualizar o seu site na internet, um visitante pode até correr o risco de ser assaltado num lugar que, infelizmente, tem ficado quase deserto nos finais de semana. E, por sua vez, o morador local que muitas vezes só tem o sábado ou o domingo para aproveitar o seu lazer na comunidade, também não pode curtir as atrações na velha Casa de Banhos de D. João VI. Aliás, até o carioca fica sem poder conhecer o patrimônio histórico de sua cidade nos dias em que as pessoas têm mais disponibilidade de sair de casa a passeio.

Vale ressaltar que a Casa de Banhos de Dom João VI foi um dos primeiros monumentos tombados no Brasil (em 1938) e se trata de um dos locais frequentados pelo monarca por motivo de indicação médica, por volta de 1817. Veio a ser restaurada pela Prefeitura em governos anteriores e, conforme diz o site,

"foi projetada como ponto de apoio para ações de pesquisa, preservação e comunicação; como espaço para ações educativas, culturais e de lazer, tais como: exposições, seminários, encontros, espetáculos musicais, teatrais e de dança, filmes, vídeos e audiovisuais, fóruns de debates, interações escolares e comunitárias".

Chega de maquiagens urbanas, prefeito!

Será que a cidade do Rio de Janeiro apenas se restringe à Zona Sul?!

Ainda que esta denúncia não chegue ao gabinete do senhor Eduardo Paes, espero que outros cariocas tomem conhecimento e lutem para que tanto a Casa de Banho de D. João VI como o Caju voltem a ser contemplados com um trabalho turístico de qualidade. Afinal, o Rio merece uma atenção melhor por parte das nossas autoridades.

2 comentários:

  1. AMIGO RODRIGO ESSE MUSEU ESTA FECHADO PARA OBRA A ABERTURA SEM PREVISÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Fiquei sabendo disso através de você.

      Foi uma tremenda irresponsabilidade a Prefeitura fechar o museu, ainda por tempo indeterminado, e nem ao menos ter se preocupado em atualizar o site.

      Quantos turistas, pessoas da cidade do Rio de Janeiro e até mesmo professores de escola levando seus alunos não acabam voltando para casa decepcionados por não poderem fazer o passeio?!

      Excluir