Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O machismo cruel contra as vítimas

Ultimamente, o Brasil não tem parado de falar nas fotos proibidas da atriz global Carolina Dieckmann, as quais teriam sido indevidamente divulgadas na internet sem a sua autorização por uma terceira pessoa agindo de má-fé, tendo depois caído nas mãos de hackers.

Um absurdo! Não restam dúvidas.

Entretanto, algo está me preocupando. Tenho visto pessoas criticando a Carolina pela exposição não autorizada de suas fotos secretas como se ela fosse a causa do seu problema e até mesmo uma "vadia". Acompanhando as manifestações de internautas na rede social do Facebook, encontrei algumas frases de impacto que rapidamente espalham-se pelo meio virtual. Umas até usaram o exemplo de como a Polícia atuou rapidamente no caso da atriz carioca para criticar a corrupção e a inoperância dos órgãos oficiais:

"Se você mora num país onde os ladrões de foto da Carolina Dieckmann é mais importante que encontrar quem desvia verba pública, COMPARTILHE ESSA FOTO"

"Polícia encontra hackers que roubaram e postaram as fotos de Carolina Dieckmann pelada... VERGONHA! Todos os anos, aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no Brasil. Isto é é equivalente à população de uma cidade vítimas de pedofilia pela internet, etc... Brasil País de todos?"

Vamos colocar pesos justos nas nossas balanças para evitarmos julgamentos errados. Embora tenhamos inúmeros outros casos mais sérios para serem resolvidos no nosso país como a corrupção, os crimes hediondos, a pedofilia e os assassinatos que permanecem até hoje com uma investigação policial inconclusa a ponto de inviabilizar a denúncia dos culpados pelo Ministério Público, jamais podemos nos esquecer que a atriz está agindo dentro do seu direito. Aliás, a intimidade e a privacidade das pessoas são valores tutelados pelo constituinte de 1988 e se encontram lá no artigo 5º da nossa Lei Maior para serem cumpridos. Logo, que mal praticou a Carolina Dieckmann em tirar fotos íntimas numa esfera reservada?

Independente da posição social da Carolina, é preciso lembrarmos dela também como uma pessoa. E, pelo que pude analisar dentre os comentários dos internautas, não vi a mínima coerência quando alguns disseram que ela, na qualidade de mulher, jamais deveria ter feito tais fotos ousadas e as armazenado no seu computador como se a sua conduta tivesse determinado o ocorrido.

Acrescente-se que, se uma mulher tem vários parceiros sexuais, tem seu jeito de se vestir, recusa-se a ser submetida a uma relação sexual contra sua vontade, quer preservar a sua liberdade quando entra num relacionamento com alguém ou não concorda em fazer o serviço doméstico sozinha, bem como resolve procurar a imprensa e os órgãos institucionais quando seus direitos forem violados, são coisas que, concordando ou não, todos precisamos respeitar (praticamente a única bandeira do movimento feminista que eu me oponho diz respeito ao aborto).

Lamentável, mas esta ainda é a mentalidade de grande parte do povo brasileiro e até mesmo de vários ilustres operadores do Direito como advogados, delegados de polícia e até mesmo magistrados. Não faz muito tempo, um policial do Rio de Janeiro, ao ser convidado para orientar a comunidade sobre segurança, disse que as mulheres poderiam evitar o estupro se "não se vestissem como vadias".

Tal declaração causou muita indignação entre as lideranças feministas e pessoas esclarecidas da sociedade. E, por este motivo, uma manifestação popular está sendo convocada aqui no Rio, prevista para ocorrer no dia 26/05/2012, às 13 horas, no Posto 4 da Praia de Copacabana. Trata-se da Marcha das Vadias.

Nos estudos de vitimologia, busca-se, por exemplo, diagnosticar até que ponto o comportamento da vítima teria contribuído para a ocorrência de um delito. Mas data venia, não existe o mínimo respaldo para alguém afirmar que uma mulher vestindo trajes de "piriguete" facilitou o estupro! A atitude da vítima, neste caso, é bem diferente das situações em que, por exemplo, acontece um assassinato decorrente de briga em que um ofendeu a mãe do outro (mesmo assim não justificaria a morte). Logo, as mulheres não podem passar a viver sem liberdade de se vestir por causa da existência de estupradores e nem justifica haver um abrandamento da pena do autor do fato com base na falta de indumentária da vítima.

Repito que é preciso desconstruir a mentalidade absurda de que a mulher vítima de estupro teria dado causa ao fato criminoso. Isto é um atraso! Uma visão repressora e pilantra das nossas autoridades. E, por isso, mesmo que não venha a estar presente no protesto das feministas do dia 26 (pode ser que eu esteja ainda regressando de uma viagem), o meu coração já está apoiando a causa.


OBS: As ilustrações acima foram extraídas do álbum de fotos da usuária do Facebook Luciana Monsores, professora da rede pública estadual e ativista dos direitos femininos, em http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3969778526131.170181.1330508183&type=3

5 comentários:

  1. Muito boa sua abordagem Rodrigo. Palavras de quem realmente entende do assunto.

    Juridicamente o comportamento de modo geral da vítima não justifica o assédio. Mas será que realmente em nada contribui para que aconteça?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doni.nenhum comportamento justifica uma agressão ou violencia sexual.

      Rodrigo, parabéns pela abordagem do tema.

      Excluir
    2. Prezados Donizete e Anja,

      Obrigado pela participação e pelos comentários de vocês.

      Conforme o Doni colocou, não há uma justificativa jurídica para o assédio (leia-se neste caso estupro que é muito pior). Mas vamos a um enfrentamento mais aprofundado da questão por ele trazida:


      "Mas será que realmente em nada contribui para que aconteça?"

      Bem, se pensarmos como acontece um estupro, entendo que existe uma preparação do ato, uma cogitação e uma execução (fase da tentativa do delito). Em outras palavras, nenhum homem vê uma mulher em trajes sensuais e vai imediatamente estuprá-la. Antes ele toma uma decisão em seu íntimo e resolve por em prática as ações necessárias para a satisfação de sua lascívia, mesmo sem a concordância da mulher, usando aí de violência ou de grave ameaça. Até mesmo fazendo uso da coação psicológica.

      Entendo ser perfeitamente possível uma mulher andar peladona na rua e os homens respeitarem-na em todos os locais. Mesmo que o sujeito sinta uma reação extintiva, tipo ficar com o pênis ereto pelo jeito sensual da mulher, ou ter ingerido álcool, ele só praticará violência caso queira. Do contrário, se sentirá apenas incomodado ou contrariado por não poder realizar o seu desejo.

      Enfim, penso que, quando se trata de violência (o estupro requer um planejamento), a motivação vem mesmo de dentro. Coisas tipo distúrbios psicológicos, problemas de criação dos pais, ter sofrido até mesmo um abuso na infância ou traumas na adolescência podem até contribuir só que não seriam jamais causa direta da violência praticada. No máximo ajudaram a formar um ser humano doente e que precisa tomar consciência da sua necessidade de tratamento.

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom, Rodrigo.

    A Carolina foi sem dúvida, a vítima na história. E a polícia agiu com muita presteza e eficiência. Foi por que ela é estrela global? bem, não vou dizer que não existe uma certa verdade nisso, mas não vem ao caso de se chegar ao ponto de lhe imputar a culpa pelo ocorrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Edu,

      Obrigado por seu comentário.

      Penso que a Polícia deve ter agido prontamente no caso da atriz por causa da divulgação na mídia e não apenas porque ela seja uma estrela famosa.

      Crimes como o assassinato da Isabela Nardoni e outros só receberam a devida assistência porque tiveram divulgação e interesse político de quem administra a segurança pública em razão da exposição na mídia. Do contrário, por que haveria tanto esforço e recursos envolvidos?

      Infelzimente, nem todas as vítimas conseguem receber o mesmo atendimento da Polícia quando procuram o socorro estatal. Basta vermos as inúmeras mulheres que sofrem violência doméstica neste país.

      Abraços.

      Excluir