Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Carta na Manga & Saci Chorão: RJ NO PAÍS DAS Maravilhas

Sempre que vou visitar minha família, na Zona Norte do Rio, e passo brevemente pelo estádio do Maracanã, entre o trajeto da Rodoviária Novo Rio e o Grajaú, não tem como a minha mente desconfiar do superfaturamento dos nossos governantes quanto às obras caríssimas para o Mundial de 2014.

Após o evento esportivo, quantos escândalos não vão surgir neste país e, em especial, no Rio de Janeiro? Fico até imaginando a oposição, na nova legislatura de 2015, pedindo a abertura da CPI da Copa ao mesmo tempo que os seus líderes chamariam a Dilma re-eleita para uma conversa às escondidas dentro daquele velho toma lá dá cá da politicagem brasileira.

Contudo, outra preocupação incomoda a minha mente. É sobre a questão da violência. Hoje em dia, com estas UPPs, o Rio está aparentemente pacificado. Só que, na verdade, as causas do problema permanecem dentro das sociedades carioca e fluminense. Ou seja, as desigualdades sociais, a falta de moradias adequadas para a população, a necessidade de se promover alternativas de trabalho e lazer para os nossos jovens, bem como as deficiências das escolas, tudo isso faz com que a cidade continue sendo uma máquina de conflitos.

Por acaso o turista que virá ao Rio para a final da Copa de 2014 e para os jogos olímpicos de 2016 sabe do que está acontecendo hoje na cidade? Ou as pessoas irão engolir as tapeações dos nossos governantes, como se eles tivessem de fato resolvido os principais problemas sociais?

Geralmente não sou fã do rítimo dos raps, mas gostei da letra dessa música que é bem crítica e mostra o outro lado do Rio do PAN, da Copa e das Olimpíadas. Ela denuncia que de fato "existe um fosso", "nesse colosso" e que "tá separando o nosso povo":

Carta na Manga & Saci Chorão - RJ NO PAÍS DAS MARAVILHAS by cartanamangarap


Rio de Janeiro, canto los Versos Expressos
Nao nego, Como e Tão belo, Sentado na Praia observo
E e Certo Que apos doses de café expresso
Me mantenho esperto Frente a Beleza do Seu manifesto

Nascer do sol, irradiar da Minha Mente
Mais um dia começa com elementos e Toda ESSA gente
Que caminham pra Lá e cá pra, nao sei Por quê
Pensamento viaja pra Longe do Meu serviços

Ando sem centro da Cidade sem meio da Multidão
Vejo uma galera rala Que atrás do Seu Ganha pão
Compro nd Uruguaiana camisa da Seleção
Desembolso Trinta Pratas tá Na Mão PoDE CRER

Tamo Junto com OS amigos nn Arcos da Lapa
Berço do samba, rap, Berço da letra ritmada
Mas apos exagerar nd cevada ...
hum Tomo susto Parceiro, acordando na Praia

("Mas que Furada!"), A Cafeína e sagrada
E me Deixa de pé, EM UMA Mais alvorada
Mas quando dou Por Mim, peguei UMA insolação
Acordo nd ambulancia indo pro socorrão

Levanto meio Estranho, não Pensando acontecido
Me SINTO atordoado, hum pouco estarrecido
Lembrando Que o rio Não É Só Águas de Março
Com uma Cabeça los rodopio, desmaio, desmaio ...
Ai entao eu Vejo ...

Refrão:
EXISTE UM fosso
Nesse Colosso
Tá separando Nosso povo (2x)
Rio de janeiro no País das Maravilhas!

Acordo n'uma Segunda de Janeiro, para no Rio
O CALOR e escaldante nao me SINTO Tão Sadio
Olha Só O meu estado, tô perturbado
A ressaca Chega Junto com som Pesado

Ontem dia FOI de alegria, Hoje e hum dia desgraçado
Droga da Passagem aumenta e tá Tudo engarrafado
Agora entenda uma ALÉM Cidade do carnaval
do Avião de Tom Jobim par o Rio 40 Grau

E quando volto à Realidade e nao Acho uma bossa nova
Turista si diverte, uma cova Cidadão Encontra
Como e Que PoDE?
Uns si chocam com uma Beleza,
Outros com choque de Ordem

Nenhum centro e não desceram o cacete Catete
Cidade Pra serviços vitrine joga debaixo do tapete
Mas ninguem si manifestações com ESSA onda de ma-fé
Quando Chove Nessa merda cadê uma arca de Noé?

Pego trem desgovernado hum Que vai perdendo uma Linha
Nao para em Promoção, a Numa lata de sardinha
Vendo uma Cidade Maravilhosa no País das Maravilhas
Com SEUS bairros segregados, Isolados FEITO Ilhas

Sem Falar das manchetes um CADA Meia Hora
Cabral escraviza Índios, Nossa tribo Colabora
Rio pra pan, Olimpíada e Copa? /
Cadê o rio par o carioca?

EXISTE UM fosso
Nesse Colosso
Tá separando Nosso povo (2x)



OBS: A letra da música e a ilustração foram extraídas do site acima.

12 comentários:

  1. Esta matéria nos mostra um pouquinho da realidade do Rio de Eduardo Paes e de Sérgio Cabral:

    "Pacificaram as estatísticas da morte no Rio"

    Vejam só:

    "O economista Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, concluiu um trabalho intitulado "Mortes violentas não esclarecidas e impunidade no Rio de Janeiro". Ele demonstra que, desde 2007, as estatísticas de segurança no estado sofreram um processo de pacificação. Segundo os números oficiais, os homicídios caíram de 7.099, em 2006, para 6.304, em 2007, e 5.064, em 2009. Beleza, uma queda de 28,7%. Cerqueira foi atrás de outro número, o das mortes violentas provocadas por causas externas "indeterminadas". O cadáver vai ao legista, e ele não diz se foi homicídio, acidente ou suicídio. Até 2006, a taxa do Rio caía de 13 para 10 mortos para cada cem mil habitantes. A do Brasil, de seis para cinco, onde permanece. Em 2007, início do governo de Sérgio Cabral, os "indeterminados" passaram a ser 20 para cada cem mil habitantes. Em 2009 foram 22, ou seja, 3.615 almas. Com 8% da população do país, o Rio produziu 27% dos "indeterminados" nacionais (...)"

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/10/23/pacificaram-as-estatisticas-da-morte-no-rio/?searchterm=Pacifica%C3%A7%C3%A3o+das+mortes+no+Estado

    Mas quanta vergonha?! Os políticos como sempre tentando colocar a sujeira pra debaixo do tapete...

    ResponderExcluir
  2. ÔÔÔ LÔÔÔCO MEUUU!!!

    Que SAMBA_RAP da hora mano, ainda mais quando expõe com contundência as falcatruas da nossa BOILÍTICA pra gente dormir, nesse BRAZILZÃO deitado eternamente em BERÇO ESPLÊNDIDO!

    Esse negócio de super faturamento tá me deixando estressado cara!

    Até na empresa onde trabalho o sacana do meu chefe teve a coragem de dizer que uma tinta que usamos no processo de fabricação (tinta que o meu vizinho usa para telas de pintura num tubo menor que o mini de pasta dental), custa mais que o preço de um carro popular!

    Quase mandei ele pra "ponte que caiu"! O indivíduo quis justificar com essa conversinha do Paraguay o porquê dos atrasos já com mais de cinco anos nas promoções salariais.

    Uma "merdinha" de uma tinta que custa 5 reais está impedindo o progresso de um monte de pai de família! ME ENGANA QUE EU GOSTO!

    Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho Jr 22.13

    Eis que o salário dos trabalhadores que ceifa-ram as vossas terras, que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos tg 5.4

    Desculpe sair do tema e pelos termos pejorativos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rodrigo!
    Tb moro no estado do Rio e tenho familiares que moram na zona Norte e faço a mesma constatação. Ainda ontem eu falei com o Donizete sobre isso, sobre a beleza do Rio e a seus problemas tão contraditórios.
    As roubalheiras estão aí para quem quiser ver.

    Franklin, bota pra quebrar Best! rs...

    Os professores do Rio ficaram em greve, fizemos passeatas, assembleias, a população do Rio do lado da classe, e o que conseguimos? 3,5 por cento! O
    Lastimável!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigão, esta história de super faturamento pegou pra todo lado. Nessas empresas tipo Queiroz Galvão, Odebrecht e terceirizadas, tem muito comprador ganhando muito bem obrigado, e quem paga? Somos noses né? São empresas contratadas do governo por uma fortuna absurda.

    "Sem Falar das manchetes um CADA Meia Hora
    Cabral escraviza Índios, Nossa tribo Colabora
    Rio pra pan, Olimpíada e Copa? /
    Cadê o rio par o carioca?"

    Cadê Brasil para os brasileiros?

    Pai! passa de nós este cálice!

    ResponderExcluir
  5. os superfaturamentos são praticamente uma instituição nacional. mas estou vendo boas obras sendo feitas, pelo menos isso. claro que não vai resolver todos os problemas sociais até a copa, nem até as olimpíadas. outro dia li uma entrevista com o beltrame onde ele confessa a sua agonia com a demora que o estado está tendo em entrar nas áreas pacificadas com melhorias sociais. ele disse que a polícia não resolve tudo. e não resolve mesmo.

    mas enfim, rodrigo, mesmo com algumas melhorias na cidade, temos que continuar de olho na corrupção que rola solta por debaixo dos panos e a imprensa tem feito seu papel(não é a toa que lula quer amordaçá-la).

    agora, você acha mesmo que existe a possibilidade da dilma se reeleger? duvido!!! em 2014 é lula lá, de novo.

    o rap é legal.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Franklin!

    Acho que não saiu do tema. Tem a ver.

    Toda esta robalheira faz parte de um mesmo contexto de exploração do trabalhador visto que as leis e os atos governamentais têm como real finalidade não o interesse público, mas sim beneficiar uma elite ou o sistema econômico dominador.

    Uma vez que o governante toma decisões em favor de uma minoria, contrariando interesses da maioria, ele acaba desenvolvendo uma relação de cumplicidade com a classe dominante (quando ele mesmo não faz parte dela) e, com isto, a corrupção até certo ponto acaba se tornando tolerada.

    ResponderExcluir
  7. Mariani,

    Um absurdo os professores terem conseguido só isto.

    Contudo, vejo que, na atualidade, há uma compreensão maior por parte da sociedae quanto uma categoria entra em greve. Uns 15 anos atrás, as pessoas tinham perdido suas identidades com relação às reivindicações do outro. Agora a compreensão é maior.

    Não desistam de lutar! Uma das armas dos políticos e dos patrões exploradores ainda é o desemprego. Pois, enquanto houve rmão-de- obra de reserva, as pessoas vão temer quando a Justiça do Trabalho disser que a maneira como está sendo feita a greve é ilegal. Mas se a sociedade envolver-se mais, penso que a luta do trabalhador vai tendo cada vez mais força.

    ResponderExcluir
  8. Gui,

    É curioso como que essas empreiteiras estão sempre de braços dados com o poder. Mudam governos e elas permanecem. Escândalos ocorrem, uns políticos dançam com seus cargos, mas os corruptores permanecem.

    No fundo, não podemos negar a exist~encia de uma cumplicidade entre as empreiteiras e os nossos representantes pois, sem tais empresas, como fica o financiamento da campanha eleitoral?

    Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  9. "os superfaturamentos são praticamente uma instituição nacional"


    Exatamente, Edu! Hoje, sem o superfaturamento e dinheiro do caixa 2, os políticos não teriam dinheiro pra campanha eleitoral. Até na mente dos políticos mais idealistas e que ainda desejam mudar o país, aceita-se roubar por uma boa causa já que o candidato às vezes se ilude pensando que, quando chegar no poder, promoverá mudanças. Só que ele se esquece que, quando pensa estar justificando os meios pelos supostos fins, ele acaba se comprometendo com os métodos então utilizados. Aí nos tornamos aquilo que praticamos...

    As obras, apesar de caras, devem ficar bem feitas. Pelo menos aparentemente para os ingleses e os demais turistas verem. Afinal, a Copa é um evento internacional e o Brasil não vai querer descumprir seus compromissos, nem que tudo funcione no improviso. E sem esquecermos que os políticos também precisam se mostrar para o eleitor que irá às urnas em 2014...

    Concordo que a polícia não resolve tudo e nem pode solucionar problemas cujas causas estão na educação, na falta de formação ética, no problema das moradias, dentre outras coisas. Logo, as comunidades carentes necessitam de um programa que seja efetivamente mais amplo e também de uma integração maior com o restante da sociedade. As causas das desigualdades permanecem, assim como o preconceito contra o pobre que, numa sociedade como o Rio, acaba tendo repugnantes associações com a violência de maneira que o cidadão mais humilde e morador das favelas chega a despertar até medo no rico, dificultando aproximações entre o "morro" e a "rua".

    Sobre as eleições de 2014, foi bem lembrado ter falado no Lula. Afinal, o PT tem duas cartas na manga. Se o governo Dilma for mal, nada impediria Lula de se afastar politicamente da presidenta e virar oposição. Aliás, há quem entenda que Dilma estaria fazendo o papel de policial mal. Só que, se houver condições de reeleição, talvez o PT guarde Lula para 2018.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal,

    Fico feliz que tenham gostado do rap.

    Valeu aí pelos comentários!

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Interessante é que a própria logomarca da copa já é uma piada pronta.

    Com a queda do ministro Orlando Silva, esperávamos uma atitude mais enérgica por parte da Dilma. por isso sabemos que os resultados práticos serão zero, pois trocou o nome mas não o partido. ou seja, pediu para o Alí Babá indicar outro entre os quarenta.

    Ótima reflexão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Donizete!

    Concordo com suas críticas e, sinceramente, sou muito crítico em relação ao PCdoB, um partido que precissamos ficar de olho por causa do perigoso pragmatismo deles e a quebra de valores éticos importantes.

    Lamentavelmente, a visão do PCdoB é ainda uma das mais atrasadas quanto ao socialismo. Se o Brasil estivesse nas mãos deles, fariam inveja a Hugo Chávez quanto à destruição da nossa democracia e valores da liberdade. E, inegavelmente, passaríamos por vários retrocessos políticos e econômicos.

    Não quero citar nomes, mas sei que para uma parte da esquerda brasileira de formação leninista-stalinista não há limites quando se trata de se apoderar do dinheiro público para cumprir propósitos partidários. E eles também acham justificável seus líderes gozarem de uma boa vida.

    Sinceramente, acho o PCdoB e também o fisiológico PMDB umas das coisas mais atrasadas do governo Dilma.

    Abraços.

    ResponderExcluir