Páginas

sábado, 7 de setembro de 2019

Pela prevenção de enchentes e reparo do "buraco" na RJ-14, entre Itacuruçá e Muriqui



Nesta primeira semana do mês, fiz vários vídeos no YouTube e  também postagens em minha página pessoal no sítio de relacionamentos Facebook acerca da necessidade do Município de Mangaratiba (lugar onde moro) prevenir enchente e deslizamentos de terra antes que as chuvas de verão comecem.

Como se sabe, várias obras estão sendo feitas pela gestão municipal, porém a prevenção de desastres naturais, através de investimentos na infraestrutura urbana, deveria ser algo prioritário. Pois, devido aos problemas de muitos munícipes com moradia, o que os obriga muitas das vezes a ocupar áreas de risco, torna-se fundamental a execução de um projeto da Prefeitura a fim de melhor proteger a vida, a integridade física e o patrimônio dessas famílias em situação vulnerável. E, assim, neste primeiro vídeo divulgado, deixei um alerta para a atual administração do prefeito Alan Bombeiro.


Na quarta-feira (04/09), o sub-secretário de habitação do Estado, senhor Fábio Quintino, veio ao nosso município tratar do assunto, conforme foi compartilhado pelo próprio prefeito em sua página. E, na ocasião, o gestor municipal disse que o Estado estaria oferecendo projetos para ajudar Mangaratiba a resolver alguns de seus problemas de habitação e urbanismo:

"Pessoal, hoje estive com o Fábio Quintino, subsecretário de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, que veio especialmente atender a pedidos nossos, feitos na ocasião das chuvas do início do ano, oferecendo projetos para ajudar Mangaratiba a resolver alguns de seus problemas de habitação e urbanismo. Nossa luta por uma cidade melhor, pelo direito à moradia digna e justiça social urbana está só começando, mas tivemos uma sinalização bastante positiva do Governo do Estado e acho que muito em breve teremos boas notícias para vocês." - Extraído de https://www.facebook.com/alanbombeirooficial/photos/a.693741570689903/2495128777217831/?type=3&theater

Apesar disso, fiz outra postagem nas redes sociais, dia 05/09, quando estive visitando o "buraco" que fica na RJ-14, mais precisamente na localidade de Axixá, entre Muriqui e Iracuruçá, onde gravei um vídeo de alerta pedindo providências às nossas autoridades para que seja dada uma solução definitiva ao problema. Isto porque essa situação vem prejudicando principalmente os moradores e comerciantes da localidade em diversos aspectos, além de obstruir o trânsito entre os dois distritos de Mangaratiba. E, inclusive, se houve um problema no túnel da BR-101, poderemos ficar seriamente obstruídos no acesso á capital estadual. 



Finalmente, postei outro vídeo no qual falei sobre a responsabilidade do Município em relação aos prejuízos causados aos moradores, sejam danos materiais ou morais. Pois, se há uma omissão estatal quanto aos cuidados do espaço urbano e do meio ambiente, o Poder Público deve indenizar o particular pelas lesões que este vier a sofrer.



Como venho dizendo, precisamos de uma resposta imediata dos governantes pois, daqui para frente, as chuvas tendem a se tornar mais frequentes e intensas, o que atrapalha a execução das obras de reparo, sem contar que, até o fim da temporada de verão, o fluxo de veículos só vai aumentando a cada mês.

Oportunamente, quero retornar com as postagens sobre a temática apontando os problemas a serem resolvidos até que haja um resultado prático.

Desde já desejo um ótimo domingo a todos que me acompanham por aqui e em outros canais.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário