Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Minha opinião acerca do quebra-molas (ou "traffic calming"?) em frente à histórica Igreja de Nossa Senhora da Guia



Na data de ontem (21/08/2019), fiz uma breve postagem nas redes sociais criticando a construção de um quebra-molas (ou um traffic calming, segundo alguns) ligando a histórica Igreja de Nossa Senhora da Guia e o Cruzeiro de Pedra, situados no Centro de Mangaratiba e que fazem parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Minha nota no Facebook foi a seguinte:

"A pergunta que não quer calar... Será que esse quebra-molas (horroroso), construído pela Prefeitura de Mangaratiba, não vai impactar a histórica Igreja Nossa Senhora da Guia devido à passagem dos veículos pesados em frente ao prédio? Quem tiver conhecimento técnico sobre o assunto, por favor me esclareça." (clique AQUI para acessar a postagem) 

Para o meu espanto, pessoas que apoiam o atual prefeito municipal Alan Campos da Costa (conhecido também como "Alan Bombeiro") responderam, na maioria das vezes, de maneira reacionária e alguns até me insultando apenas por eu haver levantado um questionamento pertinente:

"Meu amigo Rodrigo Ancora porq o senhor não vai se informar com o engenheiro da obra antes de especular? 
Tenho certeza, q não irá falar mais bobagens em rede social!"


"Gnty qualquer forma de respeito as COISAS de nossa Cidade sao relelevantes temos muitas coisas pra reconstruir e inovar.exponham suas ideis, projetos'conclusões ponham em debates.ja foi feito o cara ta eleito pelo povo. Então se nao qr quer fazer parte da corrente colaborar.sai fora.vai fazer outra coisa.vai perder seu tempo.pq aqui tamo vendo resultado. Bola pra frente"
"Rodrigo Ancora !
Gostaria de saber
Na cidade de onde vc vem tem igreja ?
Tem Cruzeiro?
Suas postagem sao de uma pessoa que quer denegrir, como algumas pessoas que estão comentando sua postagem e estavam na campanha do Alan é não tiveram cargos !!
Mangaratiba está calejada ,de pessoas de fora que querem aparecer no intuito de fazer politicagem!!"

"Oposição quando é construtiva e inteligente tem resultado. Mas isso que você faz, só demonstra o quanto seus ataques são pessoais . A restauração ficou linda, e a população agradece.
Parabéns a todos os envolvidos!"

"Pocha como pode a pessoa que estudou vários anos para se forma ter uma mente dessas que isso será que é muito estudo!!!GOVERNO ALAN BOMBEIRO FAZENDO ACONTECER DEIXA O CARA TRABALHAR APROVEITAR E VAI FAZER O MESMO TAVA TUDO ABANDONADO O CARA SÓ TÁ A 9 MESES"

"Rodrigo Ancora não comento mais suas postagem !!
E isso que vc quer está na mídia!!
E quem for sensato vai fazer o mesmo !!"

"Esse cara só quer aparecer ta na cara o defeito está nos olhos só não VÊ quem não QUER"

"Impressionante, ontem eu estava esperando o ônibus da faculdade em frente ao Cruzeiro e vi esse senhor correndo de um lado para o outro tirando essas fotos, eu tinha certeza de que seria mais um post ridículo e sem fundamento. Parabéns pela vergonha diária que vc não cansa de passar, vc é um homem de muita coragem."

"Srº Rodrigo Ancora, vejo um equívoco de sua parte. Para fins de esclarecimento, isso não é um quebra-molas (horroroso), isso é uma passarela de acessibilidade para cadeirantes e idosos.
Pois todos tem o direito de ir e vir, e em Mangaratiba nenhum outro governante havia se preocupado com os portadores de necessidades especiais e idosos."

"Muito bom!
Isso não é um quebra molas.
Isso se chama "traffic calming", que aliás até que ficou bonito...
Serve para travessia de pedestres, crianças e idosos passarão com mais segurança.
Parabéns ao Prefeito!"

"Voce precisa de GARDENAL - VAI SE TRATAR"

"Oposição construtiva ,ajuda o prefeito a rever seus conceitos . Agora , fazer isso ,é sujeira, não?
Ninguém nunca fez nada pela cidade , agora que aparece algo histórico, vem um post desses para tentar abalar o governo . Mas nós que somos da gestão, não iremos deixar isso acontecer. A cidade está sim sendo restaurada . Está ficando bonita . Tem muita coisa ainda para melhorar sim ,mas cada verba com seus objetivos , você estudou e sabe muito bem disso . Não adianta jogar na mídia e muitos não ter essa ciência de cada tipo de verba é destinada a cada tipo de secretaria .
Mas , vai tentando dar porrada que nós vamos desconstruindo."

É claro que houve também pessoas que me apoiaram quanto aos questionamentos que fiz, muito embora as pessoas aqui no Município, em sua maioria, têm preferido não se manifestar no momento:

"Não sou técnica, mas acho que a trepidação será maior com esses quebra-molas. O ideal seria a proibição do trânsito de veículos pesados (ônibus, caminhões e carretas) na Rua Coronel Moreira da Silva em frente à igreja. Mas como nossa cidade é pequenina, por onde esses veículos trafegarão?"

"Rodrigo, algum comentarista se confundiu ao escrever que isso não era um quebra molas. O nome usado por ele, seria "traffic calming", que na verdade é um CONJUNTO de medidas PLANEJADAS para moderar o tráfego em locais com muitos acidentes, ajudar a acessabilidade, e que pode se valer também do quebra molas como parte deste conjunto de medidas.
No caso de cidades historicas, estas medidas provavelmente se valem de técnicos do IPHAN e engenheiros responsáveis que avaliam os possíveis impactos nos patrimônios.
Creio que tudo isso foi feito, não iriam fazer algo à moda da casa!!
Mas, que é quebra molas, isto é!!!"

"A tendência é o quebra molas projetar o veiculo pro alto, ainda mais se tiver com velocidade acima do permitido, e depois acontece o impacto no solo, que atinge a estrutura da igreja, com certeza"

Perguntar não ofende. Ou será que ofende? Mas, pelo que observei, os defensores do governo local sentiram-se ofendidos. Mas eles não vão mudar a minha maneira de pensar e nem de agir de modo que, na presente data, solicitei resposta da Sec. Municipal de Obras por meio do e-SIC da Prefeitura. Foi gerado o protocolo de n.º 2019.0149.000890 e os gestores terão o prazo máximo de 20 dias corridos para me esclarecer.


No entanto, antecipo em esclarecer, de maneira fundamentada, qual o meu posicionamento e por que estou pedindo informações aos órgãos públicos.

Ora, ninguém em sã consciência discorda de que a restauração do Cruzeiro de Pedra está sendo um benefício para o patrimônio histórico de Mangaratiba (e do país) bem como para o turismo, mesmo que restem questionamentos quanto ao valor pago pelo serviço. 

Entretanto, os comentários sobre o quebra-molas ou o traffic calming têm fundamento.

Primeiramente porque a obra precisa ter sido aprovada pelo IPHAN visto que a autarquia não tombou somente a Igreja Nossa Senhora da Guia ou o Cruzeiro, mas, sim, todo um conjunto

Lembremos que, na época do ex-prefeito Charlinho, houve problemas entre a PMM e o IPHAN quando o então mandatário colocou um piso hidráulico que teria encostado na igreja, mas parece que foi obrigado a manter a calçada de pedra (blocos de granito).

Antes disso, informaram-me que, no governo Emil de Castro, houve proibição da colocação de uma cobertura na quadra para não impactar a visão da igreja assim como não o permitiram construir de um quebra-mola posto que a trepidação no redutor de velocidade poderia acelerar a estabilidade do prédio da igreja, criando, com o tempo, pequenas fissuras e danificando, aos poucos, o patrimônio.

Todavia, admira-me o fato de algo que não foi permitido a outros prefeitos anteriores, agora acontecer na atual gestão, o que me leva a questionar se houve ou não aprovação do IPHAN e, caso positivo, com quais fundamentos técnicos foi emitido algum parecer favorável.

Diga-se de passagem que a obra feita (do traffic calming) destoa do conjunto arquitetônico e pode ser que vá mesmo causar danos à estrutura da igreja, lembrando também que se trata de algo estreito e sem a sinalização de passagem para pedestres.

Penso que, se as obras fossem feitas observando melhor o estilo da época, haveria um maior grau de contentamento. Só que, infelizmente, a população local não está sendo ouvida participativamente nos projetos do atual governo que pouco dialoga, mas responde a qualquer crítica, por meio de seus defensores, com rudeza, desrespeito e levando os questionamentos para o lado político-eleitoral.

De qualquer modo, desejo que a restauração seja utilizada para agregar valor turístico e cultural à nossa cidade em que os governantes passariam a levar à sério a preservação do patrimônio histórico.

Finalmente, digo que, apesar de muitos apoiadores do atual governo não saberem conviver com opiniões contrárias e serem agressivos, quero compartilhar, reiteradamente, que estou feliz com a volta do Cruzeiro. E, inclusive, seria bom se o prefeito estivesse melhor assessorado para poder acertar de uma maneira satisfatória. Pois, embora hoje eu seja oposição, não torço pelo insucesso de uma gestão quando se tratar de algo bom para a cidade.


Ótimo final de quinta-feira a todos!

Um comentário: