Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Visitando uma antiga fazenda aqui no Município



No último sábado (19/01), eu e Núbia fizemos o nosso primeiro passeio do ano já que, nos dois finais de semana anteriores, ficamos escondidos dentro de nossa casa. A convite de um amigo, fomos conhecer a Fazenda Nossa Senhora de Fátima (antiga Fazenda da Laje), situada na Serra do Piloto, 5º Distrito de Mangaratiba/RJ.

Trata-se de uma propriedade histórica da época do ciclo do café e apresenta um considerável potencial turístico, mas, que, no momento, ainda não se encontra aberta à visitação. Futuramente, talvez venha a se integrar ao roteiro de visitação regional da Serra.

Na ida, fomos de UBER com o Rogério (TEL/ZAP 21-964846135). Pegamos um curto congestionamento durante um trecho da Rio-Santos de Muriqui até Praia Grande devido ao estreitamento da pista e o aumento no fluxo de veículos no final de semana. Dali em diante, a viagem foi tranquila, sendo que, depois, subimos uns dez quilômetros pela rodovia RJ-149, que é a histórica Estrada de São João Marcos (uma das primeiras do país), até que chegamos ao aguardado destino. 

Posso dizer que eu e Núbia tivemos a oportunidade de aproveitar momentos bem agradáveis de lazer junto à natureza, conversar bastante com outras pessoas, tomar banho numa piscina com água de nascente e almoçar um delicioso mocotó. Ficamos cerca de seis horas por ali.








Também fomos conhecer a parte interna da fazenda (a casa) que tem alguns móveis antigos e rústicos, sendo um espaço bem confortável para as pessoas papearem durante a época do inverno ou num dia chuvoso. Porém, a decoração mesclava algumas coisas mais atuais com o ambiente de época, mantendo um ar acolhedor.






Certamente que o lugar tem um potencial para diversas destinações dentro da área do turismo associado ao resgate histórico da região e ao entretenimento. Principalmente por estar a fazenda situada na antiga Estrada de São João Marcos de modo que, caso seja a propriedade futuramente aberta à visitação pública, poderá se tornar a quinta parada no percurso entre a Rio-Santos e a sede do distrito da Serra do Piloto.

Voltamos para Muriqui no final da tarde e fomos trazidos de carona por um casal que mora em Coroa Grande (Itaguaí) e estava entre os convidados. E, graças ao horário de verão, o dia ainda continuava claro mesmo com os relógios marcando quase oito horas da noite.

Confesso que um dos lugares que mais gosto aqui no Município é a Serra do Piloto, a qual é o único distrito de Mangaratiba que não tem mar sendo que, no passado, já pertenceu aos limites da extinta São João Marcos. Por várias vezes, já fui até lá caminhando por uma trilha na floresta que parte de Muriqui sendo que, se pudesse, frequentaria mais vezes essa bela região.


Ótima semana, meus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário