Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Precisamos de uma candidatura de centro para a Presidência da Câmara!



O deputado Rodrigo Maia bem que poderia ser um bom nome para continuar na presidência da Câmara Federal por mais um período, se não fosse o apoio dado a ele pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro.

Lamentavelmente, nesta segunda-feira (07/01) o parlamentar de Mato grosso Nilson Leitão, líder do PSDB, partido ao qual ainda me encontro filiado, declarou apoio ao candidato apoiado pelo PSL. E confesso que isso muito me aborreceu pois os tucanos estão jogando fora uma oportunidade de ouro de protagonizar a política no Legislativo por meio de um nome de consenso à direita e á esquerda.

Felizmente, outras legendas de centro e de esquerda estão a articular uma candidatura própria. Líderes do PP, PT e PDT, por exemplo, se reuniram na capital cearense para começar a viabilizar bloco, que também contaria MDB e PTB. Segundo o portal de notícias G1,

"Nesta segunda-feira (7), o líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), se reuniu, em Fortaleza, com os líderes do PP, Arthur Lira (AL), e do PDT, André Figueiredo (CE). No encontro, eles começaram a viabilizar o bloco, que também contaria com MDB e PTB. O objetivo é viabilizar uma aliança que se aproxime do tamanho do bloco que está sendo costurado por Maia. O atual presidente da Câmara conta, atualmente, com o apoio de, pelo menos, seis partidos: PSL, DEM, PSD, PRB, PROS e PPS. Ao todo, essas legendas somam 161 parlamentares. A decisão de Rodrigo Maia de conceder ao PSL o comando das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação desagradou partidos do "Centrão" – como MDB e PP –, que estavam de olho no controle das duas principais comissões temáticas da Casa. A decisão abriu uma dissidência entre os antigos apoiadores do presidente da Câmara."

Quanto à candidatura do deputado federal eleito do PSOL-RJ, Marcelo Freixo, embora eu o considere um excelente político, não acho que esse seria o momento de tentar uma candidatura à presidência da Câmara. Pois, no meu ponto de vista, além de novo na casa (estava na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e ser representante de um partido de esquerda, ele pode não aglutinar apoio.

Atualmente, já são 7 partidos apoiando a candidatura de Maia. A saber, PSL, DEM, PSD, PRB, PROS, PPS e PSDB, os quais somam 190 deputados. Ou seja, não será nada fácil essa disputa.

OBS: Créditos da imagem acima atribuídos a Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário