Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Artistas protestam contra a censura moralista do governo Witzel no Rio!



Após o governo estadual haver proibido a exibição da performance Literatura Exposta, prevista para acontecer no último domingo (13/01), na Casa França-Brasil, Centro do Rio de Janeiro, o coletivo cultural És Uma Maluca, em protesto, resolveu apresentar-se nas ruas durante a tarde desta segunda-feira (14).

Toda a polêmica surgiu porque a performance, com sua crítica à tortura no regime militar, incluiu a nudez de duas mulheres interagindo com a obra A voz do ralo é a voz de deus, o que, segundo o governador Wilson Witzel (PSC), não teria sido comunicado, configurando um suposto descumprimento de contrato:

"A Casa França-Brasil é administrada pelo estado e havia sim uma exposição autorizada pelo secretário de Cultura e nessa exposição não havia nenhuma performance humana, muito menos com nudismo. Então a questão não é a performance, não é o coletivo e não se trata de de censura. Se trata do descumprimento do contrato. O contrato foi descumprido e uma vez descumprido ele não pode ser executado no espaço público (...) Essas circunstâncias precisam ser avaliadas previamente, até por questões da Vara da Infância e Juventude, nudismo. O fato em si daquilo que iria ser exposto não tem da minha parte, absolutamente nenhuma censura. Eu só preciso saber previamente o que vai ser realizado dentro de um órgão público. Então infelizmente quando eu recebi a informação do secretário de Cultura que haveria uma exposição com nudismo, com mulheres e não importa qual seria o tema daquela performance humana. Mas no contrato não havia essa performance humana e não fomos avisados. Por isso o secretário me comunicou que a decisão dele não ia permitir que a Casa França-Brasil ficasse aberta em razão do descumprimento do contrato"

Já na versão do curador da exposição, Álvaro Figueiredo, a direção da Casa França-Brasil foi avisada. Sua publicação no site Instagram assim criticou:

"Censura à exposição Literatura Exposta! Fecharam nossa exposição um dia antes da data oficial como forma de impedir que as performances da finissage acontecessem. Comuniquei com antecedência o teor das performances à direção da Casa, foi autorizado e ontem à noite enviaram esse comunicado. Esse é o governo que temos. A arte vai sobreviver aos ignorantes"

Numa entrevista ao programa Fantástico da TV GLOBO, Álvaro acrescentou que, no dia 10 de janeiro, recebeu um e-mail dizendo que a Casa França-Brasil não se opunha a performance com nudismo, embora a instituição alertasse apenas pra que os artistas só permitissem a entrada de maiores de 18 anos. Porém, segundo ele, na noite de sábado, a Secretaria Estadual de Cultura decidiu impedir as performances e fechar as portas da instituição.

Durante a manifestação pública desta segunda-feira, a Polícia tentou impedir o ato dos artistas nas ruas, querendo que fosse apresentada antes uma autorização. Porém, o grupo encenou com algumas alterações em que a performance, antes prevista para ser feita com uma mulher nua, foi exibida pela artista Juliana Varner vestida. Ela se deitou no chão, ao lado de um bueiro, com inúmeras baratas que subiam pelo seu corpo enquanto uma intervenção sonora reproduzia as falas do presidente da República, Jair Bolsonaro: "As ações de vocês será tipificadas como terrorismo" e "Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra"

A meu ver, considero que foi medida totalmente desnecessária essa proibição do governador quanto à apresentação já marcada, visto que outras soluções menos severas poderiam ter sido tomadas como a notificação do curador para que excluísse a nudez já que S. Exa. parece considerar algo tão ofensivo. Ou então, poderia ter sido impedido o ingresso de menores de dezoito anos desacompanhados de seus pais ou responsáveis.

Além do mais, não vejo nada de errado em relação à nudez, visto se tratar de algo natural e que, por si só, nada tem de ofensivo. Aliás, considero que a atitude do governador viola a liberdade das pessoas em vários aspectos, o que justifica toda a indignação do público que se juntou aos artistas na manifestação destes.

Parabéns aos que corajosamente foram protestar contra essa intolerável censura!

OBS: Créditos autorais da imagem atribuídos a Matheus Rodrigues/G1.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde, Vanda.

      Realmente estamos vivendo dias de desentendimentos no mundo com uma tendência à polarização.
      Obrigado pela visita. Volte sempre.

      Beijos.

      Excluir
  2. Cada vez mais estamos entrando numa ditadura. De um lado Witzel e do outro Jair Bolsonaro. Estamos vivendo tempos sombrios!
    Abraço e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Adonalzir.

      Realmente há muitas semelhanças com a época da ditadura. Talvez caminhamos para um Macartismo à brasileira já que se tratam e governos conservadores eleitos pelo voto popular. E idto eu diria que me entristece muito pois foi a própria população quem escolheu isso.

      Forte abraço e ótima tarde.

      Excluir