Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estou trabalhando na Câmara...




Neste mês de maio, comecei a trabalhar na Câmara Municipal de Mangaratiba! Recebendo um convite do vereador José Maria de Pinho (PSB), fui nomeado assessor de seu gabinete, tendo ele me pedido que o ajudasse na elaboração de proposições legislativas e também contribuísse dando-lhe um apoio jurídico.

Sem criar nenhuma resistência, aceitei o cargo, enxergando uma oportunidade de trabalhar por Mangaratiba. Afinal, eu havia elaborado mais de 100 sugestões para a minha cidade, as quais encontram-se publicadas no Propostas para uma Mangaratiba melhor, outro blogue que administro. Logo, pensei na grande chance de começar a apresentar essas ideias por meio de quem possui um legítimo mandato popular.

Confesso que estou gostando muito desse meu novo trabalho pois tem a ver com as coisas que me dão prazer, as quais já fazia voluntariamente antes: discutir assuntos de política, criar projetos, defender opiniões, bem como estar junto dos principais acontecimentos do município onde vivo. E, se posso realizar tudo isso sendo remunerado para ter tempo de me dedicar melhor e com maior disponibilidade de pesquisa, por que não?

Quando me formei em Direito (final de 2004), pensava mais em advogar. Morando ainda na Região Serrana do Rio de Janeiro, atuei nas áreas de defesa do consumidor e de responsabilidade civil tão logo peguei minha carteira da OAB em abril de 2005. Simultaneamente, não deixei de ser um militante da política, coisa que já fazia desde o movimento estudantil secundarista em Minas Gerais (1993). Já estive filiado em partidos e colaborei com dois vereadores de Nova Friburgo, mesmo sem ter sido nomeado assessor deles (como advogava contra o Município, a legislação proíbe o profissional de atuar contra a Fazenda que o remunera). Mas, na sobra de um tempinho livre, sugeria algum projeto de lei municipal, ou uma emenda ao orçamento da Prefeitura, mandando o texto via e-mail.

Em 2011 (ano da enchente), deixei a Região Serrana e vim parar no Rio de Janeiro, mudando-me uns oito meses depois, em agosto de 2012, para a localidade litorânea de Muriqui, 4º Distrito de Mangaratiba. Aqui não cheguei a advogar em larga escala, trabalhando mais como microempreendedor. As poucas vezes em que entrei no Fórum da Comarca foi em causa própria, para ajudar minha esposa e numa demanda da irmã dela contra a Telemar em Juizado Especial. Também propus uma ação popular pretendendo evitar que o ex-prefeito construísse um cais no meio da nossa praia, muito embora a obra ainda não tivesse sido licenciada pelo INEA.

Em maio de 2013, mesmo morando aqui há menos de doze meses, foi quando comecei a apresentar minhas propostas no referido blogue. Também continuei encaminhei algumas representações para o Ministério Público via internet e, neste ano, participei de movimentos sociais contra a corrupção, os quais culminaram com a prisão do ex-mandatário Evandro Capixaba (ler artigo Vitória do povo: prefeito de Mangaratiba é preso!).

Ainda no mês de abril, antes mesmo do Zé Maria me chamar para conversar, senti que os ventos estavam me empurrando para dentro da política. Não sei bem explicar, mas sinto que essa minha passagem pela Câmara de Mangaratiba talvez seja parte de alguma missão que tenho pela frente de modo que não vejo o trabalho atual como um "emprego" e menos ainda uma "renda extra". É algo que, além disso, está me realizando.

Sei que nem tudo são flores e que, como ocorre em praticamente toda tarefa, existem obstáculos para serem contornados ou superados. A realidade de uma Câmara Municipal não é a mesma do cotidiano forense e nem da iniciativa privada. Muitas vezes as coisas não se desenrolam como desejamos e as pautas obrigam um assessor a agir com paciência diante das circunstâncias. Nessas horas, há que se buscar sabedoria e prudência no trato com outros colegas bem como com demais funcionários da Casa. Entretanto, peço a Deus que me auxilie afim de que eu caminhe sempre com fé, determinação, integridade e não me falte criatividade para continuar sugerindo novos projetos para o município.

Como assessor do vereador José Maria, aproveito para colocar-me à disposição do público com a finalidade de ouvir as necessidades da população de Mangaratiba fazendo, sempre que possível, uma ponte do eleitor com o gabinete dele. Por isso, enquanto estiver na Câmara, quero prontificar-me para receber sugestões e conhecer as opiniões das pessoas. Qualquer participação construtiva será muito bem vinda!




OBS: A primeira imagem refere-se ao prédio da Câmara Municipal de Mangaratiba enquanto a segunda foto foi tirada nesta última terça-feira (26/05) junto com o vereador Zé Maria na sala de espera do seu gabinete.

4 comentários:

  1. Com a dedicação que já deu pra perceber que é inerente a você, certamente será um período de trabalho muito frutífero, Rodrigo! Competência e seriedade não lhe faltam.
    Mangaratiba certamente ganhará com sua participação no serviço público.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Toninho, por sua mensagem de incentivo.

      Pretendo não decepcionar Mangaratiba e vivenciar com intensidade essa experiência.

      Forte abraço e um ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Parabéns! Hoje apresentei duas indicações na Câmara sugeridas pelo Dr. Rodrigo, as quais vieram a ser aprovadas pelo Plenário da Casa. Agradeço pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um grande prazer poder contribuir com sugestões para Mangaratiba oficializando várias ideias que desejo concretizar há algum tempo para que tenhamos uma cidade melhor.

      Excluir