Páginas

domingo, 22 de março de 2015

Que jamais percamos a esperança!



"E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." (Romanos 5:5; NVI)
ou
"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (ARA) 

Uma coisa que jamais devemos perder na exaustiva caminhada de nossas vidas, meus amigos, é a esperança. Se desejamos contribuir para mudar o mundo e sua história, precisamos manter viva a chama da esperança, a qual, segundo ensinava o saudoso mestre pernambucano Paulo Freire (1921 - 1997) em seu livro a Pedagogia da Esperança (1997), seria necessária e urgente.

Há tempos que tenho desejado uma civilização melhor, quer venha a viver nela ou não. E, mesmo diante de acontecimentos negativos que se repetem, prefiro não desistir de lutar. Ainda que em diversos momentos faltem-me recursos e eu precise cuidar de questões pessoais e familiares, sentindo-me não raras vezes só em tais batalhas pela sobrevivência, percebo que jamais devo abrir mão totalmente de um ideal superior.

A esperança é algo que se encontra acima das convicções políticas e religiosas. Antes digo que ela seria a razão por trás da crença, o verdadeiro sustento do ativista social e nossa grande motivação. Por isso que em seu célebre texto o apóstolo Paulo estabelece uma relação com o Espírito Santo que pode ser compreendido na citação acima como uma divina inspiração que nos impulsiona rumo à construção do Reino dos céus nos corações humanos.

Ora, sem a esperança o homem vira um cadáver na sociedade, um vegetal sem vida que já nem percebe a luz solar. Em sua falta, as pessoas sucumbem à tristeza, ou tentam sublimá-la com distrações momentâneas, ficando incapazes de concretizar mudanças. É quando os sonhos terminam dando lugar ao estagnante conformismo.

Assim, ao invés de pensarmos que "isso não vai dar em nada" ou que "o Brasil nunca mudará", devemos procurar meios para transformar a perversa realidade de corrupção e de pobreza na qual esta prodigiosa nação encontra-se mergulhada. Logo é preciso reagir positivamente seguindo aquele sentimento belo que fala lá no fundo do nosso ser mas que nem sempre conseguimos captar nas nossas limitadas racionalizações. E aí tudo parece se resumir nesta comentada mensagem bíblica de Deuteronômio: "escolhe pois a vida".

Não tenho mais o que escrever no momento. Apenas digo que vale a pena voltarmos os olhos para o horizonte porque a primavera sempre vem por mais frio que seja o inverno.

Uma excelente semana para todos!


OBS: A ilustração acima refere-se a uma imagem alegórica do fotógrafo norte-americano Charles Wesley Gilhousen (1867 - 1927), tirada em 1915, a qual retrata um vislumbre de esperança, conforme extraído do acervo virtual da Wikipédia em http://fr.wikipedia.org/wiki/Espoir_(philosophie)#/media/File:Gilhouse_A_Ray_of_Hope.jpg

6 comentários:

  1. Eu estou quase a perder tudo , obrigada pelo texto maravilhoso. _/|\_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cleide.

      Fico feliz que minha breve mensagem tenha sido útil para te proporcionar algum alívio.

      Força aí!

      Um abraço.

      Excluir

    2. Sim seu texto me ajudou a refletir e repensar , com certeza a primavera virá .

      Abraço , paz e Luz _/||\_

      Excluir
    3. "As belas flores nascem após os rigorosos invernos." (Augusto Cury)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir