Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Educação nada "zen"




Sinto-me indignado toda vez quando assisto a um comercial do MEC na televisão informando que o governo federal teria "democratizado" a educação no país. Através de uma peça publicitária acompanhada por uma chata musiquinha "Tô bem, tô zen, entrei pra faculdade com Enem", a qual não quer sair de jeito nenhum da minha cabeça, o vídeo tenta convencer a população de que, com os programas oficiais (Sisu, Prouni, Fies, Cotas e Ciência Sem fronteira) as portas ao ensino superior foram finalmente abertas aos estudantes brasileiros.

Ainda que tais projetos tenham facilitado o acesso de muitos às universidades, jamais podemos falar que houve uma verdadeira democratização social enquanto a educação de base, principalmente a escola pública, permanecer deficiente. Pois a verdade é que somente uma minoria consegue concluir os seus estudos com a qualidade necessária para ingressar e se manter numa faculdade, tendo um aproveitamento que possamos considerar suficiente.

É certo que a desvantagem educacional dos estudantes pobres deve-se à vergonhosa situação de desemparo dos ensinos fundamental e médio que é praticamente geral em todas as regiões brasileiras. Sem a elevação da qualidade da escola pública, que tenha como padrão as melhores instituições particulares, estaremos mais uma vez tapando o sol com a peneira. Por isso, não é uma inverdade afirmar que a reserva de vagas para jovens negros, por exemplo, continua sendo uma paliativo incapaz de solucionar a raiz do problema das desigualdades raciais. Estas se explicam por causa da força gravitacional da pobreza que, por razões históricas relacionadas a um passado de escravidão e de marginalidade, atinge quase a totalidade dos afro-descendentes. Logo, nenhuma política afirmativa, por si só, conseguirá dar jeito nisso.

Em se tratando de mais um ano eleitoral, não é admirável que as propagandas oficiais estejam voltadas para a captação de votos. Contudo, essa publicidade falsa e hipócrita do MEC cada vez engana menos. Percebo hoje na sociedade brasileira um certo desgaste em relação às baboseiras dos governantes, quer sejam eles do PT, do PSDB e de qualquer outro partido. Grande é a falta de credibilidade de todos esses programas e projetos os quais, no fim das contas, acabam sendo vistos como um desperdício do dinheiro público no imaginário da população. E quem não consegue passar no Enem, deve ficar com mais raiva ainda...

Para concluir, quero lembrar aqui da composição O Pequeno Burguês do compositor negro Martinho da Vila, sendo esta sim uma música de qualidade. A canção retrata muito bem a vida de um estudante de baixa renda, o qual, para realizar o sonho de algum dia se graduar (sem direito a ter festa de formatura), precisou pagar faculdade particular andando de trem lotado indo do trabalho para a aula. Diz a letra que "quem quiser ser como eu, vai ter é que penar um bocado" pois, afinal, só o sujeito que foi realmente pobre e veio das camadas mais humildes da população sabe o quanto é difícil melhorar de vida num país que, por enquanto, ainda é de poucos e não "de todos".


OBS: Imagem acima relacionada ao comercial do MEC que tem sido exibido na TV brasileira.

5 comentários:

  1. Concordo com tudo o que você diz, e o pior é que além de eu ler e concordar, estou vivendo o que foi relatado. E dica, não é só a TV, ou Internet que engana os cidadãos, a própria maneira de ensino é ilusório. Fui estudante de escola pública e depois fiz um curso para vestibular e senti muita diferença na maneira de ensino, em como os alunos de escola privada pensam e querem diferente dos alunos de escola pública. Sem contar que as falhas das escolas públicas são jogadas nas costas dos professores, mas para mim eles estão desgastados de tanto tetarem fazer o melhor para 40 alunos (pelo menos) que não querem nada. E os poucos que querem algo acabam tendo que lutar contra uma "correnteza" muito maior do que colegas de sala desinteressados e professores esgotados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.

      Obrigado por sua leitura e comentários.

      Infelizmente esta tem sido a dura realidade na educação do país. Penso que não só as escolas públicas precisariam ter o padrão de qualidade elevado ao nível das melhores instituições privadas como também seria importante haver ensino em horário integral, aulas de cidadania e de ética, contar com um maior número de professores todos bem remunerados e mais oportunidades para as práticas esportivas.

      Penso que as instituições no nosso Brasil deveriam vestir a camisa da educação bem como de outras questões sociais e se engajarem através de uma atuação propositiva e de fiscalização. Quer sejam igrejas, associações de moradores, sindicatos, ONGs ou entidades empresariais, todos deveriam cobrar mudanças a nível local, estadual e federal. Afinal é o futuro da nossa nação.

      Mais uma vez agradeço pela participação e desejo uma ótima semana.

      Excluir
  2. Olá, vou postar este artigo no meu blog, 'Blog O Ultimo Fim", ele fala de notícias de conspiração ou que está acontecendo com o mundo, Brasil outros: http://fimdoultimo.blogspot.com.br/

    Se gostar do Blog pode seguir e curtir no Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mizael,

      Inicialmente quero agradecê-lo pela participação e pelo convite de conhecer seu blogue.

      Pode reproduzir este artigo em seu espaço na internet! Fica à vontade.

      O amigo falou em conspiração e, infelizmente, é o que nossos governantes têm feito há tempos golpeando o povo. Isso ocorreu em todos os governos brasileiros praticamente. Falta transparência, honestidade e respeito ao cidadão, coisas que, como cristão, entendo como evidentemente contrárias a Reino de Deus que desejamos construir.

      Ótima semana e vou visitar seu blogue!

      Excluir
  3. Caros amigos,

    Como reproduzi este artigo no blogue da Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola, quem preferir deixar os seus comentários lá sinta-se à vontade:

    http://cpfg.blogspot.com.br/2014/01/educacao-nada-zen.html

    Tenham todos uma excelente semana!

    ResponderExcluir