Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

Dias bem quentes



Como tem feito calor nesta terra! Tá demais! Só que não posso reclamar pois as minhas vendas de picolés em Muriqui têm sido bem satisfatórias no mês com tantos dias ensolarados.

A praia pode não estar tão cheia como costumava ser em outros anos anteriores à construção do túnel José de Alencar. Porém, considerando a realidade atual em que o BRT proporcionou uma maior mobilidade urbana aos cariocas da Zona Oeste (o pessoal de Campo Grande e de Santa Cruz tem preferido se banhar no Recreio dos Bandeirantes), até que temos recebido um público razoável. Bem melhor do que foi em janeiro passado quando choveu direto no litoral sul-fluminense e houve a terrível enchente de 02/01/13.

Confesso que já estou me sentindo um tanto cansado com o rotineiro trabalho que divido com certas atividades da advocacia em algumas manhãs. Mesmo descansando religiosamente num dia específico da semana e me ocupando mais no horário da tarde com os sorvetes, eis que esse calor em excesso provoca uma alta dose de desgaste físico. Minhas plantas então chegam a sofrer um bocado. A grama do jardim quase não cresceu se comparado ao chuvoso mês de dezembro/2013 e ontem precisei molhar os vários pés de abacaxi que andei plantando pelo quintal.



Quase toda noite, eu e Núbia nos refrescamos tomando um maravilhoso banho de mangueira. Cá em Muriqui, o serviço de abastecimento da Cedae torna-se muito precário nesta época e nem sempre dá para usarmos a água da nossa caixa para entrar quinhentas vezes no chuveiro. Até mesmo porque, quando a localidade fica cheia de veranistas, a força da água diminui, pelo que acabamos usando uma torneira de fora ligada diretamente ao cano da rua. Nestas horas, aproveito para regar o nosso agradável jardim.

Nossa gata Sofia morre da calor debaixo de tantos pêlos, mas sai correndo quando o jato da mangueira espirra perto dela. Nem ela e nem o outro felino, o Tigrão, querem correr o risco de se molhar. E faz um tempão que agente não dá banho nesses bichos sendo que esta me parece uma época ideal por causa da facilidade que há para o animal se secar depois de enxaguado graças uma maior evaporação.

Ontem (25/01), recebemos a visita de minha mãe que veio do Rio de Janeiro almoçar conosco. Ela chegou aqui exausta devido a um engarrafamento ocorrido na estrada Rio-Santos onde uma carreta havia tombado no município de Itaguaí. E o calor estava tão intenso que nem deu para fazermos a refeição na nossa sala de modo que ficamos o tempo quase todo num dos quartos onde tem um ventilador de teto. Apesar das altas temperaturas, ninguém desprezou uma xícara de café quentinho mantendo o tradicional costume brasileiro...



OBS: A primeira foto foi extraída de uma página da Agência Brasil de Notícias na internet com atribuição de autoria a Marcello Casal. Já a terceira imagem trata-se da foto tirada ontem no final da tarde antes de minha mãe retornar ao Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário