Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um SUS feito para não funcionar...




Minha esposa Núbia perdeu o seu cartão do SUS e, atualmente, precisa deste documento para marcar uma importante consulta na rede ambulatorial específica aqui em Mangaratiba já que os dois únicos profissionais do nosso plano da Unimed na região da Costa Verde não satisfazem adequadamente sua necessidade. Hoje telefonamos para a Secretaria Municipal de Saúde em que a funcionária respondeu estar "sem sistema" e pediu que retornássemos a ligação na sexta-feira, dia 17 deste mês. Também sugeriu obter a segunda via eletronicamente.

Deste modo, tentei ajudá-la pela internet e comecei a pesquisar uma maneira alternativa de se obter uma outra via do cartão sem ter que depender do precário atendimento presencial da unidade de saúde local. Comecei a vasculhar o portal do Ministério de Saúde e, com muitas frustrações, não consegui resolver nada.

Tendo penado bastante, concluí então que o acesso virtual ao portal do SUS encontra-se com problemas. Ao tentar entrar na consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome ou no pré-cadastro, tendo realizado repetidas tentativas sem sucesso, o sistema apresentou sempre como resposta "Código de segurança inválido". Fiz isso mesmo durante o final da manhã e tarde de hoje digitando corretamente as letrinhas e números apresentados pelo site!

Finalmente pude verificar que não sou o único que passei por tal situação. Entrando numa página não-oficial, um cidadão identificado pelo nome de Valdenir compartilhou em 09/10/2013 que: "Há vários tias estou tentando o cadastro e o site está com erro". Já um outro internauta que se identificou como Valdoberto Rosa da Silva assim escreveu dia 11/10/2013: "Fiz o pré-cadastro para o cartão do SUS e a mensagem “Aguarde, solicitando a gravação dos dados” já está com mais de 40 minutos em tela processando. É normal isso?"

Indignado, enviei ao MS um e-mail e absurdamente me pediram para informar o navegador de internet utilizado e versão "para que possamos verificar o problema relatado". Respondi dizendo quais eram os dois navegadores mas não pude descobrir as suas respectivas versões já que não sou um expert em informática. Porém argumentei que o sistema deve funcionar para todas elas.

Também não consegui fazer o contato com o Disque Saúde através de um formulário da página do MS porque o site encontra-se "em manutenção" (ver imagem acima). Aí liguei para o 136, falei com a funcionária que se identificou como sendo a Adriana e lhe apresentei a minha demanda. Ela então me disse que a ouvidoria do SUS possui um papel apenas de "mediação" entre o cidadão e os órgãos públicos e que não poderia me dar um prazo para resolver a solicitação. Em dezenas de minutos se espera a funcionária do Disque Saúde finalmente passou os protocolos das duas reclamações que abri. Uma sobre os serviços na secretaria municipal (984193) e outro do portal do MS (984197).

Infelizmente, é por essas e outras que o SUS não funciona a contento em praticamente todo o país. Parece que o sistema foi criado para não dar certo e as pessoas serem obrigadas a procurar atendimento na rede particular ou ficar nas mãos dos convênios dos planos privados cada vez mais decepcionantes. Criam burocracias desnecessárias, nem sempre os serviços estão disponíveis, falta um monte de coisas e até para encaminhar a sua reclamação na internet pelo site o cidadão encontra obstáculos.

Ora, será que os nossos gestores não ouviram o recado das ruas ou vamos ver mais protestos no meio do ano quando começarem os jogos da Copa?! Com a palavra a dona Dilma, Sr. Sérgio Cabral e os ilustres prefeitos da maioria das cidades brasileiras...

2 comentários:

  1. O SUS de Dilma e do Senado funciona.

    Só que o S.U.S. deles não é o falido Sistema Único de Saúde. O S.U.S deles tem outro significado: "Somos Usuários do Sírio" (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levi,

      Tem prefeituras pagando até plano de saúde para os seus funcionários!

      Nossos políticos, infelizmente, estão bem distantes da dura realidade do SUS.

      Excluir