Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Viva a Mata Atlântica!


Recebi este e-mail de um amigo do IBAMA e acho que suas palavras em poesia expressam bem meus sentimentos em relação à destruição do meio ambiente aqui no Sudeste brasileiro. Assim, aproveito então para compartilhar aqui na internet:


Hoje é o Dia da Mata Atlântica - Uma Poesia
Por Mauro Zurita Fernandes

Hoje é o dia da Mata Atlântica
E não se pode comemorar
Restam dela só dez por cento?
Mas a gente desvia o olhar

Animais em migração
Da vida livre pro alçapão
Vivem doidos a gritar
Mas a gente desvia o olhar

As cidades estão crescendo
Muitas casas pra morar
E a mata indo embora
Mas a gente desvia o olhar
Abrem estradas na encosta
Pois nas casas querem chegar
Quando chove, tudo escorrega
Mas a gente desvia o olhar

Nossos rios poluídos
muita química no ar...
As indústrias avançando
Mas a gente desvia o olhar

Criam áreas protegidas
Que enfim já são por lei
E o resto ao Deus dará
Mas a gente desvia o olhar

Todo foco é pra Amazônia
Gritam que vai acabar!
Mas restam oitenta por cento dela?
Mas a gente desvia o olhar


OBS: As fotos acima foram pertence a três CDs cedidos pelo meu amigo Jorge Elpídio Medina, apelidado como Passarinho.

Ele é autor de um projeto de inventário geográfico e hidrográfico do município de Cachoeiras de Macacu, feito em colaboração com os fotógrafos Denílson Siqueira, André Confort, Yuri Blacheire e Damião Arthur.

As imagens do CD foram feitas em sua maioria no município fluminense de Cachoeiras de Macacu, cidade vizinha a Nova Friburgo onde está situado o Parque Estadual dos Três Picos dentre outras unidades de conservação da natureza.

Para quem deseja um contato mais íntimo com a Mata Atlântica e se deslumbrar com belas paisagens naturais, a Região Serrana do Rio de Janeiro é uma excelente opção de passeio. Principalmente nesta época do ano que chove menos do que no verão e ainda tem aquele frio bem delicioso.

3 comentários:

  1. é rodrigo, a mata atlântica ainda reserva lugares muito bonitos. quando passei minha lua-de-mel em petrópolis, fizemos uma caminhada pela mata atlântica guiados por um biólogo que ia nos informando sobre plantas e animais.

    temos que preservar o que ainda resta dela.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodrigo, Obrigado pela deferência e parabéns pela iniciativa.
    Abraço.
    Zurita

    ResponderExcluir
  3. Prezados Mauro e Eduardo,

    Muito obrigado pela participação e comentários de vocês!

    Aqui na Região Serrana do Rio de Janeiro ainda temos o pouco que restou desta magnífica floresta que, originalmente, cobria uma extensa faixa que ía do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Por Nova Friburgo passa um incrível corredor de biodiversidade, mas que, inegavelmente, encontra-se ameaçado pelas queimadas, construções irregulares, projetos equivocados de expansão urbana, poluição dos rios e a falta de consciência.

    Devemos preservar a floresta que sobrou e também restaurá-la pela recuperação de trechos estratégicos e a criação de mecanismos de incentivo ao proprietário rural afim de que a conservação do meio ambiente torne-se um excelente negócio já que nem todos têm uma consciência altruísta.

    Recentemente, nesta semana em que o Congresso votou sobre o Código Florestal, sugeri no Facebook ao Dep. Glauber Braga (PSB) que propusesse uma lei prevendo a possibilidade dos proprietários rurais que têm nacentes de água em saus terras passem a receber pela conservação do recurso hídrico. Se ele vai prestar a atenção na minha ideia e levá-la adiante, não sei. Porém, vou divulgando o meu pensamento ecológico na expectativa de que não somente os parlamentares como os cidadãos busquem soluções inteligentes já que não basta uma lei dizer ao produtor rural: "aqui você não pode mexer, pronto e acabou".

    Pra mim, as populações que vivem dentro das áreas de proteção ambiental ou onde haja interesse em conservar a natureza, devem ser vistas como parceiros do meio ambiente não como adversários que precisam ser removidos dali a qualquer custo. Então, se o governo tiver esta visão em relação à Mata Atlântica, poderemos empoucas décadas quem sabe ampliar de 10% para uns 20% as áreas de floresta.

    Abraços.

    ResponderExcluir