Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Parabéns, mulher!


"Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época. Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse suas questões." (Juízes 4.4-5; tradução da NVI)


Neste 8 de março, no qual está sendo celebrado o Carnaval brasileiro, é também considerado o dia internacional da mulher como uma data fixa do calendário. Trata-se de um momento em que, se não fosse pela coincidência com maior festa popular do país, certamente teria mobilizado muito mais pessoas em defesa dos direitos feministas.

Mas que ocasião mais inoportuna para a comemoração de uma data tão importante e que, em 2011, caiu justamente no começo do mandato da primeira mulher presidente do país?

Apesar de não ter votado em Dilma Rousseff no dia 3 de outubro, mas sim em outra candidata, vejo que a eleição de uma mulher para ocupar a Presidência do Brasil, com 56 milhões de votos, significou de certo modo uma mudança marcante na nossa sociedade. Isto porque se trata da participação feminina em cargos de liderança, coisa que, por longos anos, foi negado no país.

Curiosamente, mais de três mil anos antes de Dilma, o povo de Israel já foi liderado por uma mulher - Débora, cujo nome de origem hebraica significa "abelha". E, de acordo com o texto bíblico citado acima, onde Débora é mencionada como "mulher de Lapidote", podemos deduzir que ela foi originalmente uma dona de casa, mas que passou a servir sua nação, sendo que em nenhuma outra passagem das Escrituras uma mulher ocupou um cargo político tão elevado.

Todavia, Débora viveu num tempo onde ainda não existiam reis e a liderança era algo conquistado ao invés de herdado. Ela, por sua notável sabedoria, era espontaneamente consultada pelas pessoas de seu povo, atendendo-as não dentro de um imponente palácio, mas sim debaixo de uma simples palmeira.

De acordo com a narrativa bíblica, Débora foi uma verdadeira motivadora dos israelitas para que fossem vitoriosos numa importante etapa de sua história que foi a libertação do domínio opressor de Jabim, rei de Canaã. Até então, pelo período de duas décadas, parece que Israel foi uma nação tributária de um reino que teria existido na região da Galiléia cujo comandante dos exércitos chama-se Sísera.

Divinamente inspirada, Débora incentiva Baraque a liderar uma tropa de homens afim de que eles lutassem contra Sísera e libertasse o país do poder dos cananeus. E, de acordo com o relato da Bíblia, os israelitas saem vitoriosos. Só que, ao final, quem mata Sísera não é Baraque, mas sim um outra mulher chamada Jael, uma perspicaz beduína que é mencionada no texto como "mulher de Héber" (verso 21).


Nos tempos de hoje, posso ver o Brasil, semelhantemente aos israelitas, lutando contra a pobreza, o desemprego, as injustiças e a falta de segurança, bem como em relação às deficiências na escolaridade e na saúde. Porém, não acho que esta batalha seja apenas de uma mulher só como se Dilma fosse a mãe do país, pois não podemos pensar que a história seja feita apenas por heróis como se presidentes, reis ou rainhas fossem os reais responsáveis pelo êxito.

Acredito que, com a união de todo o povo, temos grandes chances de sairmos vitoriosos contra os principais problemas que afligem a nação brasileira. Penso que todo este processo vai requerer a participação não só de homens, mas também de mulheres que sejam capazes de deixar de lado a apatia afim atuarem decisivamente diante de cada questão.

Como se vê na célebre história da Bíblia, Débora era a estrategista, a pessoa que organizava a nação de Israel. Porém, foram homens e mulheres que lutaram e expulsaram o invasor, tendo sido uma simples mulher do campo quem matou o general do exército inimigo.

Igualmente, desejo que não apenas a presidenta Dilma faça a sua parte, mas também as milhões de mulheres brasileiras que são mães, filhas, avós, trabalhadoras, donas de casa, aposentadas, esposas, solteiras, viúvas, divorciadas, professoras, operárias, médicas, advogadas, juízas, policiais, etc.

Sendo assim, quero encerrar este artigo parabenizando as mulheres de todo o país e convocando-as a contribuírem corajosamente para a construção de um futuro melhor.


OBS: As imagens acima foram extraídas do site da Presidência da República em http://www.presidencia.gov.br/presidenta sendo que o crédito da foto de Dilma com a faixa presidencial deve ser atribuído a Roberto Stuckert Filho / PR.

Um comentário:

  1. Votei em Marina Silva (PV), mas desejo que Dilma Rousseff junto com as mulheres e os homens deste país façam um bom governo.

    ResponderExcluir