Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Nossa sociedade precisa se unir mais e protestar!

Hoje, dia 12/03/2011, fazem dois meses que ocorreu a maior tragédia climática de Nova Friburgo e Região Serrana.

Durante a manhã, houve uma reunião na Praça Demerval Barbosa Moreira afim de protestar contra as coisas que vêm acontecendo em relação à má administração dos recursos destinados às vítimas das chuvas. Foi quando resolvi sair do meu apartamento, que fica a alguns metros, numa rua perpendicular, e fui participar do ato.

Quem organizou a manifestação foi o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo, composto por entidades representativas dos trabalhadores, partidos políticos, o Conselho das Associações de Moradores e outros. Porém, resolvi não me importar com eventuais diferenças políticas ou ideológicas que eu pudesse ter com aquelas pessoas e resolvi dedicar algumas horas do meu descanso sabático a um movimento que considero como sendo de defesa da vida.

O que achei de mais positivo neste encontro é que não apenas autoridades e lideranças do movimento sindical tinham direito a voz. Qualquer cidadão podia ter acesso ao microfone e várias pessoas comuns, assim como eu, fizeram uso da palavra (aproveitei a ocasião para abordar a questão ecológica).

Na ocasiao, pude fazer contatos com a deputada estadual Janira Rocha do PSoL que esteve representando uma CPI da ALERJ que cuida dos assuntos relacionados à tragédia e está investigando as irregularidades cometidas no nosso município. Aproveitei para falar com ela sobre o que as igrejas daqui têm feito e recebi de sua parte elogios quanto a isto.

Além da deputada, fizeram uso da palavra os vereadores Renato Abi Râmia (PMDB) e Cláudio Damião (PT). E, ao final, quando o pessoal da InterTV já tinha se retirado, chegou o prefeito que foi sabatinado por alguns cidadãos.

A meu ver, a sociedade friburguense precisa se unir mais. Este ano mobilizou algumas dezenas de pessoas, mas é necessário que mais gente participe e se interesse. Por outro lado, creio ser indispensável haver um diálogo entre todos os grupos que estão atuando e vejo como uma ótima oportunidade a disposição demonstrada pela deputada Janira Rocha no sentido de ouvir denúncias de moradores e lideranças aqui da Região Serrana do Rio de Janeiro.

4 comentários:

  1. Mto bom, Rodrigo!! Temos que estar atentos ao que vem acontecendo!! Se existem projetos, quando serao executados? Quem esta no controle? E as verbas? Os necessitados estao recebendo apoio? Temos que nos inteirar de tudo o que acontece, pois eh para o nosso proprio bem!!Para o bem da nossa cidade!! Deus continue abencoando vc! Abraco!

    ResponderExcluir
  2. o quê? um cristão messiânico deixou seu descanso sabático para fazer política?? kkkkkkkk

    desculpe a brincadeira, rodrigo, nem sei se você é messiânico...rss

    olha, você está certo. temos mesmos que participar mais das "coisas da polis", e assim é bem democrático, quando o povo pode falar e expôr seus motivos.

    p.s deixei algumas considerações sobre o seu brilhante comentário lá no caminhos da teologia.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ester.

    São bem pertinentes os seus questionamentos e o Poder Público não pode se negar a respondê-los, muito embora sabemos que transparência é o que mais falta aos nossos políticos.

    Dia 12/04 (meu aniversário) deverá ter outro protesto aqui em Nova Friburgo e acho fundamental a população participar dessas ações, sobretudo as igrejas visto que isto se relaciona diretamente com o papel do Corpo de Cristo dentro da sociedade.

    Abraços e obrigado pela mensagem!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Eduardo!

    Considero-me um cristão e um messiânico apenas no sentido da palavra, não como membro de mais um segmento religioso.

    De uns anos pra cá, tenho visto um enorme proveito na guarda do Shabat e entendo que o 4º mandamento deve ser vivido de maneira plena em sua essência, sem legalismos e valorizando a vida.

    Particularmente entendo que uma passeata com propósito torna-se um culto ao Deus Eterno e daí o fato de eu ter participado desta manifestação no sábado. Senti até que foi Deus me mandando ir pra praça protestar.

    Como disse à Ester, trata-se do papel da Igreja.

    Mais uma vez agradeço pela sua participação e, mesmo que demore, quero voltar ao seu blogue para dar continuidade ao debate.

    Abração.

    ResponderExcluir